Iniciante

Tecnologia: O caminho para a liberdade ou escravidão?

  • 1

A tecnologia em nossa era atual é de grande importância para o desenvolvimento humano, já que é através dela que temos os conhecimentos e evoluções gerais sobre as transformações do mundo, tornando-nos assim libertos. Entretanto, tal liberdade se tornou uma escravidão, devido ao uso excessivo dos meios tecnológicos tendo como consequência a dependência de tais tecnologias e o adoecimento da população.

Primeiramente, ao notarmos, observamos que a necessidade de tecnologia em nossa população contemporânea  é assustadora, visto que com o passar dos anos tal problemática só aumenta — principalmente entre os adolescentes, pois de acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Espírito Santos mostra que 1 a cada 4 jovens são dependentes da ‘internet’, deixando assim evidente tal problema de dependência tecnológica.

Vale destacar também, os problemas de saúde gerados pelo uso excessivo dessa tecnologia (tendo como destaque o aparelho telefone) já que  o uso desenfreado desse meio tecnológico desencadeia a doenças uma delas é a  insônia. Albert Einstein, físico teórico, diz “o espirito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia”, porém analogamente notamos que o ser humano faz ao contrário do que foi citado deixando assim esse problema enraizado e desenvolvido sobre a sociedade.

Em suma, medidas devem ser tomadas para haver uma intervenção sobre tal prerrogativa. A ação dos agentes  de saúde em prol com os psicólogos sobre a sociedade enfatizando os perigos desse vício através de palestras educativas e dinâmicas sobre tais problemas para a comunidade é de grande necessidade. Ademais, as escolas também devem contribuir para esse ensinamento com palestras educativas, cartazes e rodas de conversas abordando a tecnologia sobre os seus prós e enfatizando os contra, garantindo assim a liberdade da escravidão tecnológica.

Compartilhar

4 Correções

  1. Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.

    A tecnologia em nossa (1) era atual é de grande importância para o desenvolvimento humano, já que (2) é através dela que temos (3) os conhecimentos e evoluções gerais sobre as transformações do mundo, tornando-nos (4) assim libertos. Entretanto, tal liberdade se tornou uma escravidão, devido ao uso excessivo dos meios tecnológicos tendo como consequência a dependência de tais tecnologias e o adoecimento da população (5).

    Primeiramente (6), ao notarmos (7), observamos(8) que a necessidade de tecnologia em nossa (9) população contemporânea é assustadora, visto que (10) com o passar dos anos tal problemática só aumenta — principalmente entre os adolescentes, pois de acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Espírito Santos (11) mostra que (12) 1 a cada 4 jovens são dependentes da ‘internet’ (13), deixando assim evidente tal problema de dependência tecnológica.

    Vale destacar também (14), os problemas de saúde gerados pelo uso excessivo dessa tecnologia (tendo como destaque o aparelho telefone) já que (15) o uso desenfreado desse meio tecnológico (16) desencadeia a doenças (17) uma delas é a insônia. Albert Einstein, físico teórico, diz “o espirito (18) humano precisa prevalecer sobre a tecnologia”, porém analogamente notamos que o ser humano faz ao contrário do que foi citado (19) deixando assim esse problema enraizado e desenvolvido sobre a sociedade.

    Em suma (20), medidas devem ser tomadas para haver uma intervenção sobre tal prerrogativa (21). A ação dos agentes de saúde em prol (22) com os psicólogos sobre a sociedade (23) enfatizando os perigos desse vício através de palestras educativas e dinâmicas sobre tais problemas para a comunidade é (24) de grande necessidade. Ademais, as escolas também devem contribuir para esse ensinamento com palestras educativas, cartazes e rodas de conversas abordando a tecnologia sobre os seus prós e enfatizando os contra (25), garantindo assim a liberdade da escravidão tecnológica.

    1- Redação modelo Enem, não é sábio usar a primeira pessoa. Utilize sempre a terceira pessoa, a primeira pessoa só pode ser usada em casos de citação e sempre utilizando aspas. Você usou outros tipos de palavras como: ”Nossa”, ”Temos”, ”Tornando-nos”, ”Notarmos”, ”Observamos”,
    2 – Expressão ”Já que” entre virgulas.
    5 – Ótima tese!
    6- Bom uso de conectivo. Se puder use: ”Em primeiro lugar”, ”Em primeira análise”.
    10 – Expressão entre virgulas
    11 -Universidade Federal do Espírito Santo
    12 – Essa expressão ”Mostra que” não necessariamente precisava ter utilizado. Você poderia ter falado direto, como: pois de acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo, 1 a cada 4 jovens são dependentes da internet.
    13 – Use a palavra ”Internet” sem aspas.
    14 – Ótimo uso de conectivo.
    15 – Expressão ”já que” entre virgulas.
    16- Eu achei sua frase um pouco sem lógica, pois você coloca outra informação desnecessária. Você poderia ter dito: ”Vale destacar também, os problemas de saúde gerados pelo uso excessivo dessa tecnologia (tendo como destaque o aparelho telefone) desencadeia a doenças uma delas é a insônia.
    17 – Faltou uma virgula.
    18 – ‘Faltou o acento na palavra ”Espírito”.
    19 – Faltou a virgula.
    20 – Não use o ”Em suma”, troque por ”Portanto” ou ”Por fim, diante dos desafios supramencionados,”
    21 – Muito bom. Ao invés de usar a palavra ” Prerrogativa”, use: desafios, impasses, problema.
    22 – Não use o ”Em prol”, use: ”agentes de saúde junto com os psicólogos
    23- Use uma virgula. Evite períodos muito longos, mais chances de errar.
    24 – São
    25 – Contras

    5 Elementos:
    Agente – ok
    Ação – ok
    Meio/ Modo –ok
    Finalidade – ok
    Detalhamento – ok

    Comp I – 120
    Comp II – 180
    Comp III – 200
    Comp IV- 160
    Comp V – 200

    Total = 860.

    Espero ter ajudado de alguma forma, sua redação esta boa só precisa ajustar algumas coisas. Se atente aos detalhes, sempre revise suas redações. Você já sabe a estrutura, falta só alguns ajustes. Abraço!

    • 1
  2. Olá, vou tentar te ajudar!

    Nunca coloque “Nossa”, “vamos”, “estamos”, “fizemos”…..etc.
    Porque elas te inclui e na redação não é bom.
    Gostei da introdução!!
    Mais uma vez, repito!
    Não use palavras que lhe inclua no texto, pense que tu é jornalista ou dona de uma revista, assim, coloque sua opinião, mas sem se incluir desse jeito.
    Evite repetir o “Tal e Tais”.
    Desenvolvimento 1, coloque vírgula depois de Espírito Santos.
    Desenvolvimento 2, coloque o que está entre parênteses entre vírgulas, pois é uma explicação.
    Exemplo de como colocar a citação = Dessa forma, segundo Albert Einstein, físico teórico, “o espirito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia”.

    Conclusão, faltou detalhar mais, na minha opinião, tirando isso tá ok.

    Dica: Estude vírgula, as 5 competências da redação, veja jornais de televisão, pois vai te ajudar muito e estude conectivos!!
    Sempre pratique a escrita da redação, não pare!!!
    Notas:

    C1= 120.
    C2= 160.
    C3= 200.
    C4= 160. (sempre ligue os períodos).
    C5= 160. (detalhe mais, e fechará os 200 pontos).

    Total = 800 pontos.

    Parabéns amore!!!!

    • 1
  3. A redação dissertativa-argumentativa deve ser escrita em terceira pessoa. As palavras ‘nossa’, ‘temos’, ‘notarmos’, ‘notamos’, estão em primeira pessoa.

    Busque não repetir a mesma palavra várias vezes (tecnologia, internet), procure sinônimos para aumentar seu repertório.

    Se atente ao uso da vírgula e dos parênteses.

    Substitua os gerúndios (palavras formadas pelo sufixo – ndo), o uso deles pode descontar pontos na redação.

    Atenção ao significado das palavras ‘porém-contrário (a palavra porém já dá uma ideia de contradição)’, ‘em suma (que significa em resumo)’, ‘prerrogativa (significa privilégio ou vantagem)’, ‘em prol (significa em favor, com vantagem)’.

    Cuidado com a concordância do plural.{…} palestras educativas e dinâmicas sobre tais problemas para a comunidade ‘é'{…}, o correto seria trocar o ‘é’ por ‘são’.
    {…} enfatizando os ‘contra'{…}, para haver concordância deve estar no plural ‘os contras’.

    Procure detalhar sua proposta de intervenção. Pode usar o gerúndio no detalhamento.

    • 1
  4. A tecnologia em nossa(1) era atual é de grande importância para o desenvolvimento humano, já que(2) é através dela que temos(3) os conhecimentos e evoluções gerais sobre as transformações do mundo, tornando-nos(4) assim libertos. Entretanto, tal liberdade se tornou uma escravidão, devido ao uso excessivo dos meios tecnológicos tendo como consequência a dependência de tais tecnologias e o adoecimento da população.

    (1) não se deve usar 1 pessoa nem do plural nem do singular na redação, fica melhor “A tecnologia na era atual…”

    (2) vírgula, essa expressão precisa estar entre vírgulas

    (3) temos é o verbo ter conjugado em 1 pessoa do plural, “se tem acesso aos conhecimentos…” “as pessoas obtêm os…”

    (4) não use gerúndio pois descontar pontos, pode ser substituído por “se tornam”

    Primeiramente(1) ao notarmos(2), observamos(3) que a necessidade de tecnologia em nossa(4) população contemporânea é assustadora, visto que(5) com o passar dos anos tal problemática só aumenta — principalmente entre os adolescentes, pois de acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Espírito Santos mostra que(6) 1 a cada 4 jovens são dependentes da ‘internet’(7), deixando assim evidente tal problema de dependência tecnológica.

    (1) primeiramente não é mais tão aceito na redação do enem, é melhor usar outro conectivo como “Em primeiro plano,” ou “Em primeiro lugar”

    (2) está em1 pessoa, “é notório”

    (3) também está em 1 pessoa e quer dizer o mesmo que a palavra da frente

    (4) 1 pessoa “na”

    (5)faltou vírgula nessa expressão

    (6) esse “mostra que” não era muito necessário nessa frase

    (7)internet

    *cuidado com a repetição de palavras pode descontar pontos

    (1)Vale destacar também, os problemas de saúde gerados pelo uso excessivo dessa tecnologia(2) (tendo como destaque o aparelho telefone)(3) já que(4) o uso desenfreado desse meio tecnológico desencadeia a doenças uma delas é a insônia. Albert Einstein, físico teórico, diz “o espirito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia”, porém analogamente(5) notamos(6) que o ser humano faz ao contrário do que foi citado(7) deixando(8) assim esse problema enraizado e desenvolvido sobre a sociedade.

    (1) esse ‘vale destacar’ não é considerado conectivo, em vez disso pode ser usado “Em segundo plano,” ou “Ademais”, etc. E a frase pode ser usada na frente do conectivo

    (2) tente sinônimos para essa palavra

    (3) sem parênteses

    (4) use conectivos intraparagrafos diferentes, este já foi usado, como “haja vista que”

    (5) entre vírgulas, porém esse advérbio quer dizer da mesma maneira, o ‘porém’ já está dando a ideia de que são coisa contrárias
    (6) 1 pessoa

    (7) vírgula

    (8) a palavra está no gerúndio “o que deixa…” “Dessa maneia, deixa”

    Em suma(1), medidas devem ser tomadas para haver uma intervenção sobre tal prerrogativa(2). (B)A ação dos (A)agentes de saúde em prol(3) com os psicólogos sobre a sociedade enfatizando os perigos desse vício (C)através de palestras educativas e dinâmicas sobre tais problemas para a comunidade é(4) de grande necessidade. Ademais, (A)as escolas também devem (B)contribuir para esse ensinamento com palestras educativas, cartazes e rodas de conversas (D)abordando a tecnologia sobre os seus prós e enfatizando os contra(5), (E)garantindo assim a liberdade da escravidão tecnológica.

    (1) ‘Em suma’ quer dizer em resumo, então teria que resumir tudo o que foi dito, cuidado ao usar, poderia ser substituído por “Portanto,” este teria a função que queria

    (2) quer dizer vantagem, essas palavras devem ter o significado que queria “supracitado” “sobre dito” “aludido”

    (3) em prol, é o mesmo que em favor de algo “agentes de saúde junto com os psicólogos”

    (4) a concordância do plural “são”

    (5) a concordância do plural

    5 QUESITOS DA CONCLUSÃO

    Agente (A)

    Ação (B) está um pouco vaga

    Meio/modo (C)

    Finalidade (D)

    Detalhamento (E)

    A primeira proposta não está completa, pois não teve finalidade e detalhamento

    A segunda proposta não teve meio

    Quando há duas propostas a que vale é a que tem mais elementos

    *o gerúndio pode ser usado no detalhamento da finalidade

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.