Na obra, “Triste fim de Policarpo Quaresma”, do escritor brasileiro Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita de pequenos ajustes para ser perfeita. No entanto, fora da ficção, inúmeros problemas assolam o país e com o surgimento da tecnologia as relações sociais se desestabilizaram trazendo malefícios para a sociedade. Nesse contexto, convém analisar os principais fatores que implicam nesse tema.
A princípio, é importante ressaltar as redes sociais como principal fator de mudança no comportamento da população. De certo as redes sociais influenciam a mentalidade de seus usuários em que muitos nelas buscam aumentar sua lista de amigos, serem vistos, buscam cada vez mais “likes” e a atenção da comunidade virtual, contudo, essa maneira de agir reflete na vida real de maneira negativa, causando problemas sócias que pode ser comprovada no pensamento do filósofo polonês, Zygmunt Bauman, que diz que a sociedade atual vive em uma modernidade liquida aonde as relações sociais são facilmente cortadas, maleáveis e pouco duradouras. Logo, o uso irresponsável das redes sociais, causa na sociedade problemas nas relações humanas, egoísmo, perda de valores humanos e danos a saúde mental.
Ademais, é indiscutível salientar que o má uso das redes sociais contribuí no grande número de problemas mentais no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos Brasileiros possuem algum transtorno mental, como depressão e ansiedade. Visto isso, uma parcela desse número está relacionada aos usuários da internet que passam diversas horas online, principalmente nas redes sociais onde há uma falsa percepção da realidade com pessoas felizes o tempo todo, fazendo viagens e se divertindo que, consequentemente, pode causar em muitos usuários o sentimento de incapacidade ou de não está dentro dos padrões estabelecidos na comunidade virtual. Nesse sentido, o grande tempo passado nesse ambiente torna-se prejudicial a saúde mental quando não se tem controle do que é real e virtual.
Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas para atenuar esse óbice. De início, devido o surgimento de novas tecnologias e o fácil acesso a elas fica visível que a sociedade deve se adequar a esse novo mundo, deve assim o Ministério da Educação (MEC), por meio de projetos, que iram colocar na grade curricular das escolas matérias relacionados as novas tecnologias, com o intuito de introduzir as crianças e os adolescentes no mundo virtual de maneira correta, a fim de evitar problemas, como ansiedade, depressão e danos as relações sociais.
meme
Olá! Não sou experto, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
Bom, observar emprego das vírgulas
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Ótimo!
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Bom. Uso das conjunções adversativas, conclusivas e aditivas razoável.
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Bom. Não precisa de palavras rebuscadas, seja direta e objetiva.
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Bom.
Dio_Hyun~
Tema: TECNOLOGIA E RELAÇÕES SOCIAIS: A MUDANÇA NO COMPORTAMENTO HUMANO E A INSTABILIDADE EMOCIONAL
INTRODUÇÃO:
Na obra, (*sem vírgula aqui) “Triste fim de Policarpo Quaresma”, do escritor brasileiro Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita de pequenos ajustes para ser perfeita (*perfeito). No entanto, fora da ficção, inúmeros problemas assolam o país e com o surgimento da tecnologia |1| as relações sociais se desestabilizaram|2| (*vírgula aqui) trazendo malefícios para a sociedade. Nesse contexto, convém analisar os principais fatores que implicam (*estão implicados) nesse tema.
1 – Essa expressão “com o surgimento da tecnologia” vem entre vírgulas.
2 – Acho que houve uma inadequação quanto ao uso do “e” nessa parte. Primeiramente, temos a afirmação “muitos problemas assolam o país” logo temos “a tecnologia desestabiliza as relações sociais”, o que se insere no contexto dos problemas que assolam o país; em suma, você poderia ter abordado essa premissa das tecnologias de modo a ser um exemplo dos diversos empecilhos que pairam sobre a sociedade brasileira.
Exemplo: “(…) No entanto, fora da ficção, inúmeros problemas assolam o país, *como é o caso da instabilidade das relações sociais*, ocasionadas pelo advento da tecnologia…”
— Boa introdução!
_____________
DESENVOLVIMENTO 01:
A princípio, é importante ressaltar as redes sociais como principal (*principais) fator (*fatores) de mudança no comportamento da população. De certo (*vírgula aqui) as redes sociais influenciam a mentalidade de seus usuários (*vírgula aqui) em que muitos nelas |1| buscam* aumentar sua lista de amigos, serem vistos, buscam** cada vez mais “likes” e a atenção da comunidade virtual, contudo|2|, essa maneira de agir reflete na vida real de maneira negativa, causando problemas sócias (*sociais) que pode (podem) ser comprovada (*comprovados) no pensamento do filósofo polonês, Zygmunt Bauman|3|, que diz que a sociedade atual vive em uma modernidade liquida (*líquida) aonde (*onde) as relações sociais são facilmente cortadas, maleáveis e pouco duradouras. Logo, o uso irresponsável das redes sociais, (*sem vírgula aqui) causa na sociedade problemas nas relações humanas, egoísmo, perda de valores humanos e danos a (*à) saúde mental.
1 – Aqui temos uma falta de nexo, o mais coerente seria: “(…) que buscam nelas aumentar…”
2 – Seria mais pertinente começar um novo período.
3 – O nome Zygmunt Bauman não vem entre vírgulas.
— Muito bem desenvolvido, temos a ideia central (as redes sociais causam um certo impacto negativo no comportamento das pessoas); temos o desenvolvimento dessa ideia com o uso de exemplos das ações dos usuários dessas plataformas e, além disso, a citação do sociólogo Zyg; temos, também, uma conclusão que retoma a ideia e reafirma! Apenas gostaria de atribuir um adendo sobre o modo que fora feito o desenvolvimento: este ficou muito focado em descrever o comportamento do usuário ante as mídias, sugiro que tente usar o enfoque de como elas determinam a atitude de uma pessoa, por exemplo. Todavia, é só uma sugestão.
______________
DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, é indiscutível salientar que o má (*mau) uso das redes sociais (?) contribuí (contribui) no grande número de problemas mentais no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos Brasileiros possuem algum transtorno mental, como depressão e ansiedade. Visto isso, uma parcela desse número está relacionada aos usuários da internet que passam diversas horas online, principalmente nas redes sociais onde há uma falsa percepção da realidade (*vírgula aqui) com pessoas felizes o tempo todo, fazendo viagens e se divertindo (*vírgula aqui) que, consequentemente, pode causar em muitos usuários|1| o sentimento de incapacidade ou de não está dentro dos padrões (*quem?) estabelecidos na comunidade virtual. Nesse sentido, o grande tempo passado nesse ambiente torna-se prejudicial a (*à) saúde mental quando não se tem controle do que é real e virtual.|2|
1 – “Em muitos usuários” é entre vírgulas.
2 – Como assim? Isto é, as pessoas perdem a habilidade de discernir o que é real ou não? Por isso é prejudicial o uso das redes?
___________
CONCLUSÃO:
Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas para atenuar esse óbice. De início, devido o (*ao) surgimento de novas tecnologias e o (*ao) fácil acesso a elas (*Vírgula aqui) fica visível que a sociedade deve se adequar a esse novo mundo, deve assim|1| o Ministério da Educação (MEC) (*Agente), por meio de projetos (*Meio), (*sem vírgula aqui) que iram (*irão) colocar na grade curricular das escolas matérias relacionados (*relacionadas) as novas tecnologias (*Detalhamento do Meio), com o intuito de introduzir as crianças e os adolescentes no mundo virtual de maneira correta (*Efeito), a fim de evitar problemas, como ansiedade, depressão e danos as (*às) relações sociais.
1 – O “assim” vem entre vírgulas.
— Temos uma proposta boa, mas cadê a ação?
Veja:
Quem vai ter a incumbência de atuar: O MEC
Ele deve fazer o quê?…
Como ele vai fazer isso? Por meio de projetos.
Com que intuito? Introduzir jovens de maneira corretas às tecnologias e, dessa maneira, evitar problemas relacionados às relações sociais.
Tem mais algo a acrescentar? Sim, os projetos serão justamente a inclusão da temática tecnológica na grade curricular das instituições de ensino.
Kkkkkk foi esquecido a ação do MEC, tipo eu vi que você colocou: “deve, assim, o MEC, por meio…”, mas tipo o que ele deve exatamente? Acontece, não se preocupe, ao menos você se lembrou do detalhamento.
•••|•|•••
Vamos lá!
C1 – 120pts: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 – 160pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, fazendo uso de um projeto de texto com poucas falhas, em defesa de um ponto de vista.
C4 – 160pts: Presença constante de elementos coesivos, poucas repetições e poucas inadequações.
C5 – 160pts: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Somando, então, temos: 800pts!
PS: Olha, apesar de minha pessoa ser inexperiente, posso dizer que você está indo muito bem! ;3 Boa sorte na sua jornada!