Tabagismo: o aumento de número de fumantes entre jovens brasileiros.

  • 0

      Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, “Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar para encontrar as respostas dos problemas que a afligem.”. A partir dessa máxima, contextualiza-se a problemática de negligenciar o aumento do número de fumantes entre os jovens brasileiros. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse triste fenômeno social.

     Em primeiro lugar, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema em questão. De acordo com o filósofo francês Michel Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos assuntos são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas, nesse caso, das indústrias de cigarro. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o uso de tabaco pela faixa etária juvenil, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão.

      Outrossim, uma sequela do vício é as doenças que podem ser desenvolvidas. Consoante ao Instituto Nacional de Câncer, a idade média de experimentação de tabaco entre adolescentes do país é de dezesseis anos de idade, tanto para meninos quanto para meninas e já nesse mesmo intervalo etático, os jovens fumantes têm prejuízos na saúde por causa do uso de cigarro. De acordo a mesma entidade, se nessa idade eles pararem de com o ato de fumar, os danos podem ser revertidos e a expectativa de vida desses garotos e garotas podem aumentar novamente.

    Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, cabe ao Ministério da Saúde criar propagandas nacionais antifumo e promover palestras com o foco na juventude, por meio da divulgação na grande mídia, como a televisiva e as redes sociais, com a finalidade de alertar e ensinar a população a respeito dos prejuízos causados pelo vício e estimular o combate ao tabagismo. Logo, encontrando a solução para alguns dos impasses que atrapalham a sociedade, como dito por Bauman.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, boa noite!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 200 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 160 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
    Total: 960.

    • 0
  2. Texto com boa estrutura, escrito de maneira consistente.
    Notei que foi incluído ao texto citações ditas por personalidades influentes, o que reforça mais a sua argumentação sobre o assunto.
    Porém, senti falta de autoria.
    Senti que você se apoiou muito nessas citações, iniciando a narrativa com os dizeres de Bauman e concluindo com os dizeres do sociólogo.
    A introdução também não me agradou. Você poderia ter sido mais direta na introdução e usar as frases das citações para a conclusão, após sugerir uma proposta de intervenção.
    E falando em proposta de intervenção, você poderia ter abordado de maneira mais ampla, salientando o quanto a participação de toda a sociedade , e não apenas do ministério da saúde , é importante.

    C1: 120 pontos
    C2: 120 pontos
    C3: 120 pontos
    C4: 160 pontos
    C5: 120 pontos

    Totalizando 640.

    • 0
  3. Sua redação ficou muito bem estruturada, com bons repertórios e argumentações. Uma dica é tornar a tese mais explícita durante a introdução, para que o leitor ou corretor já tenham uma noção do que se tratará o texto. Tirando isso, acredito que você tem um conhecimento bem amplo e preciso sobre como fazer uma dissertação, continue assim que vai longe rsrs!!

    • 0
  4. Introdução bem estruturada e amparada por uma citação de um estudioso renomado. Porém a apresentação das teses não ficaram muito claras.
    Poderia haver uma apresentação mais clara das teses que serão defendidas no decorrer da redação. A quantidade de tese ideal são 2 podendo ser até 3 teses para atingir o limite de linhas da redação. Acima ou abaixo disso, corre-se o risco de não ser atingida a quantidade mínima ou máxima de linhas.

    • 0
  5. Sua redação ficou bem estruturada, iniciada com uma alusão sociológica.
    Um conselho é que cite, ainda no paragrafo de introdução, quais serão os argumentos (tese). Assim, o seu corretor os localizará mais facilmente.
    Ademais, use “:” ao invés da “, em: Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman*,* “Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar para encontrar as respostas dos problemas que a afligem.”, pois os dois pontos trazem a função de explicar ou realizar uma citação.
    Tanto o D1 quanto o D2 apresentaram repertórios pertinentes; porém, tente desenvolve-los mais (principalmente o D1), seja trazendo dados parafraseados dos textos motivadores (como suponho que o fez no D2), seja explicando o porquê de ser uma causa/consequência do problema. Caso contrário, poderá ter perdas consideráveis de pontos na C3.
    Cuidado também para não “comer” palavras, como em: ” De acordo -____ a mesma entidade,” e com as concordâncias: “Outrossim, uma sequela do vício *é* as doenças que podem ser desenvolvidas.” >> Outrossim, uma sequela do vício *são* as doenças que podem vir a serem desenvolvidas e:” *podem* aumentar novamente.” >>” e a expectativa de vida desses garotos e garotas. *pode* aumentar novamente.”
    Novamente, se atente ao uso de palavras desnecessárias, como: “De acordo a mesma entidade, se nessa idade eles pararem *de* com o ato de fumar.” (pode ter sido um erro de digitação, mas é bom se atentar).

    Conclusão:
    *Agentes: Ministério da Saúde (1) e mídia (2).
    *Ação: criar propagandas nacionais antifumo e promover palestras com o foco na juventude.
    *Modo: por meio da divulgação na grande mídia, como a televisiva e as redes sociais,
    *Detalhamento: ?????? (como a ação será feita, de modo mais detalhado)
    *Finalidade: alertar e ensinar a população a respeito dos prejuízos causados pelo vício e estimular o combate ao tabagismo.
    *Fechamento (opcional): Logo, encontrando a solução para alguns dos impasses que atrapalham a sociedade, como dito por Bauman.

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160

    Espero ter ajudado!
    Continue a nadar, que o resultado virá :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.