Tabagismo no Brasil

  • 2

OBS: Por favor, coloquem nota por competência! Muito obrigadaaa! :)

 
De acordo com a Teoria Ornitorrinco, desenvolvida pelo sociólogo Francisco de Oliveira, o Brasil é a simbiose do arcaico com o moderno, pois, apesar de evoluções, ainda há problemas que impedem o seu progresso. Nessa perspectiva, percebe-se que o tabagismo se encaixa na teoria do teórico, pois a indústria do tabaco se tornou cada vez mais influenciadora apesar de contermos uma redução no número de mortes por ano. Sob esse viés, esse problema é causado majoritariamente por intermédio das propagandas publicitárias que atinge principalmente jovens na sociedade brasileira.

Antes de tudo, na década de 90, a indústria do tabaco investiu pesadamente na publicidade, além de segurar qualquer informação a respeito dos malefícios à saúde com a venda de seus produtos, também tornou o cigarro mais palatável para o consumidor com a criação de cigarros eletrônicos no intuito de acelerar o efeito e provocar a dependência química rapidamente.

Ademais, de acordo com a revista The Lancet, divulgado em 2015, a porcentagem de fumantes despencou de 19% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. Por outro lado, ainda há consumidores no Brasil e a grande maioria são crianças e adolescentes entre 9 a 15 anos por influência de filmes e séries que romantizam o uso. Esse produto traz diversos danos à saúde, como o câncer, AVC, infarto… Evidentemente, os fumantes passivos também têm maiores chances de desenvolver essas graves doenças.

Destarte, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Ministério da Saúde em parceria com a Anvisa deve promover propagandas na televisão e também efetivar palestras nas escolas, trazendo documentários e claro, o empenho e dedicação no diálogo com as crianças e adolescentes para engajá-los e fazê-los refletir e tirar dúvidas, promovendo um debate interessante entre eles. Nesse sentido, o fito de tal ação é incentivá-los a sair dessa dependência química trazida pelo uso do tabaco, oferecendo também, alternativas para um bom tratamento para que possamos zerar o número de mortes e problemas de saúde na sociedade. Somente assim, o tabagismo no Brasil será gradativamente erradicado.

Compartilhar

0 Correções

  1. Oii, Ket!! Seu texto ficou muito bom!!!
    Vou fazer alguns comentários sobre cada parágrafo:
    Introdução:
    – A contextualização ficou muito boa, encaixando super bem com a temática :)
    – Faltou uma vírgula antes do “apesar de contermos…”, inclusive, sobre esse trecho, na minha opinião, não encaixa muito bem. Veja só, vc vai defender que o tabagismo é um problema do Brasil, mas diz que as mortes reduziram. Muito embora isso seja a realidade, não há o pq vc abordar isso, já que não vai somar no que vc quer defender!

    Desenvolvimento 01:
    – Ket, tenha muito cuidado com períodos muito longos!! Esse parágrafo só tem um período e isso prejudica muito o desenvolvimento do texto (Progressão textual), além de vc não trazer um início (o que vc vai defender) e nem fechar esse parágrafo.
    – Outra coisa, ficou muito expositivo. Tente trazer modalizadores, advérbios, adjetivos e verbos de comentário que indiquem sua opinião!! Você fala sobre o passado do tabagismo e como ele se perpetuou, porém não aponta sua análise crítica sobre isso
    Sugestão de começo:
    “Convém denunciar, primeiramente, a influência publicitária para a perpetuação da prática tabagista. Sob esse aspecto, os pesados investimentos em propagandas…”

    Desenvolvimento 02:
    – Perceba que novamente faltou vc indicar o quê vai defender!!
    – Além disso, note que cada período que vc descreve aborda sobre algo diferente, eles não estão semanticamente conectados. Isso acontece pq vc começa a falar sobre algo, porém não conclui a ideia e já parte para outra.
    – Apesar desse parágrafo estar melhor na parte de análise crítica, vc ainda pode melhorar, trazendo ainda mais sua opinião.

    Conclusão:
    – “em parceria com a ANVISA” vai entre vírgulas
    – Senti falta do detalhamento da proposta, vc mostra o que, como, quem e para que, mas não traz um exemplo para ação, seja de canais de comunicação – vc citou a tv, poderia ter apontando “por exemplo, Rede Globo e Record…” – ou projetos que já existam e que possam ser utilizados como base

    Notas:
    C1: 160
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160

    Ket, seu texto está quase no molde ENEM!! Sua introdução e conclusão estão muito boas!! Minhas dicas são:
    + Cuidado com o texto muito expositivo
    + Traga mais repertórios socioculturais
    + Evitar períodos muito longos
    + Organizar sua linha de pensamento, a fim de que tudo fique coerente

    • 1
  2. De acordo com a Teoria Ornitorrinco, desenvolvida pelo sociólogo Francisco de Oliveira, o Brasil é a simbiose do TEMPO arcaico com o moderno, (pois, apesar de evoluções, ainda há problemas que impedem o seu progresso.)ESSA PARTE NAO VALORIZA MUITO SUA INTRD. LOGO NO COMEÇO AINDA, PODERIA APENAS TERMINAR ANTES Nessa perspectiva, percebe-se que o tabagismo se encaixa na teoria do teórico, pois a indústria do tabaco se tornou cada vez mais influenciadoraVIRGULA apesar de contermos uma redução no número de mortes por ano***CUIDADO, ISSO É PRATICAMENTE UM ARGUMENTO SERIA MELHOR USAR NO DESENVOLVIMENTO E COM FONTE. Sob esse viés, esse problema REPETIU A PALAVRA é causado majoritariamente por intermédio das propagandas publicitárias que atingeM principalmente jovens na sociedade brasileira.

    Antes de tudo, na década de 90, a indústria do tabaco investiu pesadamente na publicidade, PONTO, LETRA MAIUSCULAalém de segurar qualquer informação a respeito dos malefícios à saúde com a venda de seus produtos, também tornou o cigarro mais palatável para o consumidor com a criação de cigarros eletrônicos no intuito de acelerar o efeito e provocar a dependência química rapidamente.COM BASE EM QUE VC DIZ ISSO? PRECISA DE UMA REFERENCIA, E UMA DICA, VEJA QUE SEU PARAGRAFO TEM APENAS UM PERIODO/UMA FRASE, ENTÃO ALÉM DE DIVIDI-LO, ESCREVA MAIS

    Ademais, de acordo com a revista The Lancet, divulgado em 2015, a porcentagem de fumantes despencou de 19% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. Por outro lado, ainda há consumidores no Brasil e a grande maioria são crianças e adolescentes entre 9 a 15 anos por influência de filmes e séries que romantizam o uso. NOVAMENTE SEM REFERENCIA Esse produto traz diversos danos à saúde, como o câncer, AVC, infarto… FICARIA MELHOR COLOCAR “E INFARTO, TERMINANDO COM PONTO FINAL” Evidentemente, os fumantes passivos também têm maiores chances de desenvolver essas graves doenças.

    Destarte, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Ministério da SaúdeAGENTE em parceria com a Anvisa MEIO deve promover propagandas na televisão e também efetivar palestras nas escolas,AÇÃO trazendo documentários e claro, o empenho e dedicação no diálogo com as crianças e adolescentes para engajá-los e fazê-los refletir e tirar dúvidas,MEIO promovendo um debate interessante entre eles. TALVEZ FINALIDADE, MAS PODE SER QUE NAO CONSIDEREM Nesse sentido, o fito de tal ação é incentivá-los a sair dessa dependência química trazida pelo uso do tabaco, FINALIDADE oferecendo também, alternativas para um bom tratamento para que possamos zerar o número de mortes e problemas de saúde na sociedade DETALHAMENTO. Somente assim, o tabagismo no Brasil será gradativamente erradicado.

    C1-120
    C2-80
    C3-120
    C4-120
    C5- 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.