TABAGISMO (corrijam por competência <3 <3)

  • 2

  O ‘’Tabagismo’’ é por definição a dependência do uso do tabaco – planta que contém nicotina – por usuários, principalmente, a partir dos 16 anos seja homem ou mulher. Nessa perspectiva, é notório um problema social ligado à dependência, por haver um aumento do número de fumantes entre jovens brasileiros. Contudo, já existem medidas de prevenção no país, mas a influência da mídia ainda é um desafio atual.

  Primeiramente, é notório que os governos já se mobilizaram com atuações frente ao tabagismo. Como campanhas publicitárias nas televisões e na própria embalagem do cigarro – com anúncios de caráter apelativos e rudes – expondo o câncer de pulmão, por exemplo. Além da ‘’Lei antifumo’’ que proíbe entre outras coisas o fumo em locais fechados e de uso coletivo. Levando a uma diminuição do uso do tabaco, considerando atualmente no Brasil a exposição e conhecimento maior do que seja ideal para consumo do cigarro, embora não leve o próprio usuário a uma boa condição de saúde.

  Em contrapartida, é perceptível o uso do cigarro sendo influenciado pela mídia em suas novelas, séries, filmes e propagandas. Ademais, na série da Netflix ‘’As Telefonistas’’ tem-se o uso do fumo por muitos personagens e a todo o momento como algo comum e satisfatório. Por consequência, o telespectador é induzido a achar aquilo normal e sem nenhum prejuízo particular. Logo, é inaceitável que em um país globalizado e ciente dos malefícios seja exposto de forma tão acessível, para todos, as cenas do fumo como algo normalizado.

  É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas. Cabe ao Estado, representado pelo Ministério da Saúde, atuar com restrição de determinados programas com o aumento da faixa etária daqueles que seja exposto o fumo, por meio de análise de diversas cenas. Para evitar que jovens sejam influenciados ao uso do tabaco de maneira desorientada da grande realidade que se tem por trás da nicotina.

Compartilhar

3 Correções

  1. BUENAS NOITES, MYLENA….

    Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.

    >Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    > NÃO consegui identifica de maneira direta a sua tese. Isso é o primeiro ponto que o leitor de vê observar em sua redação, TOME MUITO CUIDADO NESSE REQUISITO.
    > Usou POUCOS os conectivos , procure estudar mais sobre esse assunto, pode te ajudar na hora da redação.
    > Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    >Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS. EXPOR DADOS AJUDA MUITO TAMBÉM.
    > PORÉM ACHO QUE VOCÊ PODERIA ARGUMENTAR, UM POUCO MAIS.

    > CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa, PORÉM ACHEI UM POUCA VAGA, EXEMPLIFIQUE UM POUCO MAIS … ( MEDIANA). Pois não encontrei a presença de todos os agentes que é cobrado na mesma. AGENTE, AÇÃO , MEIO E RESULTADO.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;

    > Competência I : 200
    > Competência II : 180
    > Competência III: 180
    >Competência IV: 160
    > Competência V: 160
    NOTA FINAL: 880

    CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO ^_^ ….

    • 1
  2. C1( Domínio da modalidade escrita formal): 80
    C2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceito de várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema na estrutura dissertativo-argumentativo): 120
    C3(Selecionar organizar e interpretar informações,fatos, e opiniões); 120
    C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação:120
    C5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos):120
    NOTA:570

    • -1
  3. Boa tarde, Mylena Ramos. Muito bem escrito seu texto. Vamos falar acerca das competências:

    I – 200 pontos. Excelente domínio da Língua Portuguesa, exceto pela quarta linha do último parágrafo. Acredito ter ocorrido um pequeno erro de concordância em ” aumento da faixa etária daqueles que (seja exposto) o fumo”. Mas foi pequena coisa e decidi considerar.
    II – 160 pontos. Atendeu às normas de um texto dissertativo-argumentativo, porém achei que no desenvolvimento, mais precisamento no segundo parágrafo, você teve uma fuga do tema ao trazer o assunto da “Lei Antifumo”, visto que, em sua tese você abordou a influência do tabagismo na mídia.
    III – 160 pontos. Boa utilização do conteúdo dentro do texto, as suas citações e outras informações estavam de forma organizada.
    IV – 200 pontos. Argumentação clara e compreensível ao leitor, boa defesa da tese.
    V – 160 pontos. Proposta de interveção relacionada com o assunto, mas acreditei não ter ficado muito claro. A utilização de “determinados progamas” ficou muito raso no assunto.

    Continue sempre praticando Mylena, você pode melhorar cada vez mais.
    Abraços.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.