TABAGISMO: A LUTA DO GOVERNO CONTRA ESSE GRANDE MAL

  • 1

No período colonial, as chamadas “drogas do sertão”, como o tabaco, permitiram o desenvolvimento do Brasil, enquanto colônia, mas também o de males à sociedade que ainda existem apesar do tempo. Um destes é o tabagismo, que aliado a ele coexistem empecilhos que dificultam a luta do governo contra esse grande mal.

O primeiro aspecto que ressalta tal afirmação é a inexistência da lei que proiba o uso de cigarros no Brasil. Embora existam leis que proibam o uso de maconha, cocaína e similares, o Ministério da Saúde(MS) falha quando permite o consumo de cigarros, visto que, o contato com este entorpecente se dá geralmente na juventude e torna-se uma possível porta de entrada para o “mundo das drogas” quando um indivíduo transforma-se em consumidor.

Considere-se também a cultura herdada do período colonial que vai de encontro ao governo. O hábito secular de fumar influenciou a sociedade na medida em que um fumante naturaliza na sua vida o consumo de cigarros e desprecoupa-se com a sua saúde e a de todos que o circundam.

Portanto, afim de que haja um melhor avanço contra o tabagismo, o MS deve efetivar a lei que proiba o uso e comércio de cigarros e similares apresentando a proposta ao senado, como também deverá veicular propagandas de conscientização contra o tabagismo por intermédio dos veículos midiáticos. Afinal, como Marrie Currie disse: ” Não podemos esperar construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá,a sua ideia de usar o período colonial foi muito boa,mas você deveria ter explicado melhor a problematização,utilizando as palavras-chave da proposta,além disso uma sugestão é que você cite na introdução os argumentos que serão desenvolvidos no corpo do texto
    No D1,você desenvolveu corretamente,mas faltou um último período com a sua opinião
    O D2 deve iniciar sempre com um operador argumentativo de soma,a ideia do parágrafo está boa,mas falta desenvolver mais,explicando melhor as consequências e causas desse tabagismo
    Na proposta de intervenção ,falta você detalhar a ação,além disso, no fechamento do parágrafo ,você poderia retomar a ideia dita no início do texto:”a fim de extinguir esse mal descoberto no período colonial” ou algo do tipo,pois uma citação nova no último período não acrescenta muito
    Comp. I:160 não há erros
    Comp II:120
    Comp :III:120 Falta repertório, você só usou um na introdução ,e um no último período do texto,que não é considerado produtivo
    Comp IV:140
    Como V:120

    • 1
  2. Olá, Vinnicius!… Cara, você fez boa contextualização na introdução, porém você errou em algumas pontuações. Não se esqueça se escrever parágrafos com no mínimo 3 períodos (isso significa pelo menos 3 pontos finais). Diferente do que nosso colega Antônio123 falou em relação a sua tese, você não errou em deixar de apresentar informações na introdução pois o desenvolvimento serve para isso. Para realçar o que você questionou na sua tese. Você apresentou bons argumentos, porém ficaram um pouco pobres de informações. Escreva menos na introdução (5-7 linhas), e mais nos argumentos e conclusão(7-9). Ficou até boa sua conclusão, e propôs boa proposta de intervenção, no entanto a citação que você usou de Marrie Currie, não encaixou bem no seu texto. Lembre-se de planejar seu texto antes de começar a escrever. Sempre crie um roteiro com suas melhores ideias. Desculpe-me pelas críticas. Meu objetivo é somente ajudar os outros e ser ajudado também. Treine bastante e evolua cada vez mais! ;)

    • 0
  3. *Sua introdução apresenta uma tese incompleta, pois você não colocou os argumentos a ser defendidos no desenvolvimento. É muito genérico se posicionar apenas com “empecilhos que dificultam a luta do governo contra esse grande mal” ( É preciso salientar que empecilhos são estes).
    * Porém, no desenvolvimento do texto, eu consigo observar os dois argumentos que você deveria ter citado na introdução: “inexistência da lei” e “cultura herdada do período colonial”. isso é um problema grave de planejamento textual, e falta de conhecimento da estrutura do texto dissertativo- argumentativo, além de prejudicar a coerência da redação.
    * No 1º parágrafo de desenvolvimento, o seu argumento “inexistência da lei”está pouco contextualizado( não apresenta informações que reforcem sua linha de raciocínio, como citações de filósofos, pensadores, dados estatísticos, livros, documentários). Então ficou uma argumentação pouco convincente. Além de não ter planejamento de texto adequado, que serve para todos os outros parágrafos. Um bom parágrafo tem ( tópico frasal, alusão, contextualização da alusão, e fechamento com marca de autoria).
    * o 2º parágrafo de desenvolvimento está completamente ínfime. Sem nenhuma alusão para embasar ( idem ao parágrafo anterior).
    * Alguns erros de coesão como a colocação do “afim” na conclusão ( se escreve separado quando expressa ideia de finalidade).
    *Cuidado com vírgulas.
    * Sua conclusão apresenta pouco detalhamento do projeto, e a frase que você usou (Afinal, como Marrie Currie disse: ” Não podemos esperar construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos”) ficou um pouco desconexa do texto,pois você não propôs nenhuma medida que atuasse diretamente com os indivíduos ( tipo mudanças de mentalidade, ação e etc).
    Nota final
    C:120
    C: 40
    C:80
    C; 120
    C: 120
    Total: 480

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.