Tabaco: o mal do século

  • 0

Em 1955, a indústria tabagista lançava a sua principal campanha com objetivo de incentivar o consumo do cigarro: o “cowboy” de Malborno. Com efeito, o hábito de fumar fomentado desde o século passado representa grave problema de saúde pública. É urgente que os fumantes brasileiros compreendam as consequências negativas do fumo e decidam interromper esse hábito nocivo à saúde.
Em primeiro plano, a falta de acesso das consequências do uso constante do tabaco deixa a desejar no quesito de informações. Como, por exemplo, a saúde precária de jovens e adultos que não tiveram a devida educação sobre o assunto. Visto que o cigarro torna-se mais comum entre as pessoas por conta do seu uso liberado e pela facilidade de se encontrar.
Ademais, a necessidade de leis mais rígidas- para os menores de dezoito anos- e o uso mais constante de campanhas poderia trazer menos problemas e, consequentemente, menos óbitos por conta do tabaco. Na filosofia de Buda, diz-se que: “só há um tempo em que é fundamental despertar, esse tempo é agora”, de modo que pode ser direcionado à aqueles que desejam parar de fumar.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações para a redução no número de fumantes. Visto que deve haver investimentos na educação sobre o assunto, afim de que as pessoas saibam mais sobre isso. E também que o Ministério da Saúde invista em propagandas e divulgações do mal que o tabaco pode causar. Por conseguinte, haverá menos consumidores do cigarro e menos mortes devido ao seu uso.

Compartilhar

3 Correções

  1. ola
    Paragrafo 01
    Linha 02: nao fez muito sentido esse ”COM EFEITO”, no lugar substitua por ”COMO EFEITO”.
    Linha 03: representa UM grave…
    Linha 03:complemente e conecte pequenos pontos para nao ficarem soltos na sua redaçao. substitua por, como exemplo, ”E de extrema urgencia…”

    Paragrafo 02
    Linha 01; a falta de acesso AS consequencias
    Linha 02: O ponto final foi aplicado de forma incorreta antes de ”Como”
    Linha 04: ”Visto que, o cigarro…”

    Paragrafo 03
    Linha 03: acho que ”uso” nao e uma boa palavra para se referir a palavra ”campanha”, afinal nao USAMOS a campanha, e sim REALIZAMOS. ”…e a realizaçao mais constante…”

    Ok, eu pontuei os erros gramaticais ate agora, mas vamos falar sobre o geral.
    Argumentaçao: Suas argumentaçoes sao boas, mas a falta de base do resto do texto fazem elas serem ”poucas”. Sua redaçao precisa de implementaçoes para convencer seu leitor que o tabagismo e um problema, e por que e um problema, entende?
    Sua linguagem precisa ser um pouco mais formal, nao que em algum momento voce tenha partido para a informalidade, mas sua argumentaçao deveria ter sido desenvolvida melhor, e isso poderia ajudar em todos os quesitos.
    Filmes,series,atores que se prejudicaram com o tabagismo,politicos,personagens,etc
    Tudo isso complementa se voce souber relacionar bem. Se relaciona informaçoes bem+bons argumentos+boa gramatica+noçao de pontuaçao= fluidez+coerencia= redaçao 1000

    Ex:Walt Disney, conhecido por ter criado o personagem Mickey Mouse,faleceu em decorrencia das adversidades causadas pelo tabagismo, algo que esta presente diariamente na rotina de cidadaos brasileiros, e principalmente na vida da populaçao adolescente”
    Suas ideias de argumentaçao como a propaganda influenciando o tabagismo, a citaçao da filosofia de Buda e etc sao MUITO BOAS, mas tinham que ser desenvolvidas de forma melhor,
    Sua conclusao nao esta nos padroes Enem, mas caso o vestibular que va prestar seja o PAS da UnB, ou parecido, esta OTIMO. Sua introduçao e mt boa, mas o que deixou a desejar realmente foi o pouco desenvolvimento das argumentaçoes
    Parabens!!!!!!!!!!!!!

    • 1
  2. Demonstra domínio da norma culta, boas escolhas de palavras, sem repetições, mas achei o desenvolvimento do tema superficial, sem muitas explicações dos argumentos e algumas falhas na hora de juntar as frases, ou seja, na coesão. Principalmente nos dois parágrafos de desenvolvimento, as frases não se explicam, não se juntam. E no 3º parágrafo, a parte das leis e das campanhas tem característica de proposta de intervenção e não de argumento.
    Falta de desenvolvimento também na proposta de intervenção, o “e também” faz parecer que tem duas propostas diferentes e independente e no final ambas incompletas.

    Obs: isso é só minha visão baseado em coisas que já estudei sobre redação, tentei ser o mais detalhista possível e espero ter ajudado em algo, foram críticas construtivas, ok? :)

    • 1
  3. Oii, vou fazer observaçoes em maiuscula ok?

    … o hábito de fumar fomentado desde o século passado representa grave problema de saúde pública AQUI SERIA INTERESSANTE ACRESCENTAR A CAUSA ex: devido a decorrencia de doenças pulmonares ou devido o vício com o consumo…. É urgente que os fumantes brasileiros compreendam as consequências negativas do fumo e decidam interromper esse hábito REPETIÇÃO DO VOCÁBULO (deixei na primeira linha ali em cima) nocivo à saúde E SAÚDE TBM REPETE, AQUI O PROBLEMA NAO É NEM REPETIR AS PALAVRAS, MAS A IDEIA, JÁ QUE VC DISSE 2 VEZES A MESMA COISA, SEM NECESSIDADE, NO LUGAR DESSA ULTIMA FRASE EU ESPECIFICARIA OS ARGUMENTOS

    Em primeiro plano, a falta de acesso das consequências ?? COMEÇOU ESTRANHO E QUANDO ESTA ESTRANHO É MELHOR MUDAR KKKK “DE ACESSO DAS CONSEQUECIDAS DO USO” do uso constante do tabaco deixa a desejar no quesito de informações. Como, por exemplo, a saúde precária de jovens e adultos que não tiveram a devida educação sobre o assunto. FALTA CONECTIVO Visto que o USO / CONSUMO / FUMO cigarro torna-se mais comum entre as pessoas por conta do seu uso liberado e pela facilidade de se encontrar. FALTOU ALGUM DADO PARA CONFIRMAR E ESSA PARTE DE USO LIBERADO PODERIA SER MAIS TRABALHADA, QUANDO NAO SOUBER O QUE ACRESCENTAR, APROFUNDE O QUE JA TEM ex: uso liberado, ok. Por quem? pode por para maiores de 18, contar que a contrabando, ilegalidade nas vendas, pontos de troca, consumo influenciado nas crianças, mas veja que alguns desses argumentos seriam tao fortes que o corretor leria já esperando a fonte de onde vc tirou para poder dizer uma coisa dessas entende?

    Ademais, a necessidade de leis mais rígidas- para os menores de dezoito anos- e o uso mais constante de campanhas poderia trazer menos problemas e, consequentemente, menos óbitos por conta do tabaco. FICOU UMA FRASE EXTENSA P/ APRESENTAR O TEMA E PELO TAMANHO DO PARAGRAFO VEJO QUE JÁ FAZ PARTE DO MIOLO DO PARAGRAFO, OU SEJA, VC NAO INTRODUZIU ELE, TODOS OS PARAGRAFOS PRECISAM DE COMEÇO, MEIO E FIM Na filosofia de Buda, (diz-se) É AFIRMADO que: “só há um tempo em que é fundamental despertar, esse tempo é agora”, de modo que pode ser direcionado à S/ CRASE aqueles que desejam parar de fumar. ENTENDI SUA IDEIA, MAS A LIGAÇÃO NAO FOI PERFEITA. PQ? POIS VC DEIXOU SOLTO E SÓ DISSE QUE PODERIA SER DIRECIONADO, MAS NAO DIRECIONOU, APROFUNDE, CONSEGUIU UMA FRASE LEGAL, FAÇA ELA VALER 200 POIS SE DEIXAR SOLTA ASSIM, NAO PASSA DOS 120

    Visto que deve haver investimentos na educação sobre o assunto, afim de que as pessoas saibam mais sobre isso. E também que o Ministério da Saúde invista em propagandas e divulgações do mal que o tabaco pode causar. Por conseguinte, haverá menos consumidores do cigarro e menos mortes devido ao seu uso. BOA CONCLUSAO, PODE EVOLUIR, DESTAQUE O AGENTE, DE PREFERENCIA NO COMEÇO, FACILITA PRO LEITOR, PRINCIPALMENTE QUANDO FOR A DO ENEM POIS O CORRETOR NAO TEM MUITO TEMPO PRA LER E NAO VAI QUERER FICAR VOLTANDO NA LEITURA

    SE TIVER DUVIDAS PODE ENVIAR MSG

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.