Após a 2ª Guerra Mundial os Estados Unidos se tornaram a maior superpotência existente, desta forma, sua cultura e economia, passaram a influenciar boa parte do mundo. Por conseguinte, seu investimento na produção de cultura os tornou os maiores criadores da mesma, entretanto, tamanha excelência acabou por dominar o mercado e extinguir a diversidade, assim como a criticidade dos indivíduos. Portanto, tal entrave deve ser sanado, visando cidadãos mais conscientes e abertos a diversidade.
De início, observa-se a adoração por produtos americanos, colocando-os acima dos demais produtos e marcas. Logo, indivíduos- de maioria jovem- utilizam itens de “marca”, somente pelos “status”, investindo altos valores por objetos extremamente semelhantes aos nacionais. Por conseguinte, o mercado brasileiro acaba defasado, devido ao descaso com a mercadoria oferecida por este, por conseguinte, além da perda cultural, resultada pela padronização do conceito de qualidade, também reside á perda financeira para o Brasil.
Ademais, vale-se citar a obra “O Alienista”, de Machado de Assis, onde um médico acaba por fixar-se cegamente no conceito de perfeição e igualdade, que começa a internar toda uma cidade alegando que estes, por não seguirem um mesmo padrão, são loucos. Saindo da ficção, essa visão absurda de perfeição e adoração á igualdade é consequência da monopolização da cultura. Posto isto, evidencia-se a centralização da perspectiva de qualidade, ignorando, injustamente, outras produções nacionais e internacionais.
Devido ao exposto, é evidente a necessidade de incentivar a cultura brasileira, para que tal objetivo seja atingido, os Ministérios da Cultura e da Educação devem desenvolver um projeto incentivando o acesso a cultura. Para tanto, este deve proporcionar o acesso a livros e obras patriotas, adquiridas á partir de doações ou comprados e envia-las as escolas, alocando assim, não somente itens americanos, mas de países variados, permitindo que os alunos obtenham autonomia para avaliarem criticamente o conteúdo consumido, evitando assim, que a visão etnocêntrica descrita em “O Alienista”, venha a impregnar a sociedade brasileira.
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 180/200
Nota final: 860
Obs: A começar pelo título, não esqueça de iniciá-lo com letra maiúscula. Cuide com regras básicas de colocação pronominal, ortografia, revise também o uso da crase (“adoração à igualdade”, ao invés de “á igualdade”), e evite repetições desnecesárias, como a repetição verificada no segundo parágrafo “por conseguinte” e no último, “assim”. Para que sua argumentação esteja completa, é importane trazer pelo menos um repertório sociocultural para embasar com maior propriedade as suas ideias. Senti falta de uma alusão (histórica, literária, artística) no primeiro parágrafo de desenvolvimento. Em relação à proposta de intervenção, busque ser mais específico sobre quem você pretende atingir, o público-alvo que se beneficiará com seu projeto. Sua redação está ótima, e você claramente expressa a sua posição frente ao tema, mas cuide com certas palavras/expressões que da forma como foram empregadas, denotam que seu texto caminha na direção de seus princípios ideológicos pessoais, como “obras patriotas”. No mais, parabéns pelo texto.
JúliaRafaely
A Ideologia da sua redação é excelente, é um fato!
Entretanto, no seu segundo/terceiro parágrafo no lugar de ultilizar o “esse”, use o “este”.
Se encaixa melhor na situação.
Esse: Usado para citar algo antes dito/ distante de mim -passado, futuro-
Este:presente, indica a proximidade.
P1- 180
P2-150
P3- 160-180
P4- 180
P5- 190
Sara Jullie
Oi , farei algumas observações .
No segundo parágrafo na passagem ” mercadoria oferecida por este ” o certo seria substituir o ” este ” por ” esse ” , já que o ” esse ” é usado oara retomar a ideia de algo que ja foi falado .
Tal erro foi cometido novamente no terceiro parágrafo .
Há mais algumas coisas que se resolvem com leitura e estudo .
Na minha concepção sua redação está boa , bem desenvolvida e sólida .
C1- nota variando entre 160 e 200
C2- 160
C3- nota variando entre 120 e 160
C4- nota variando entre 120 e 160
C5- 120
Talvez tenha mais alguns erros e eu apenas não percebi , mas e todo modo é um texto bom .
Espero que tenha ajudado .