Iniciante

Submersão Constante

  • 2

Os jovens do século XXI vivem em um mundo acelerado, estudos afirmam que o Brasil é o segundo que passa mais horas na internet do mundo. Tal dado ilustra como a saúde mental de alguns pode ser prejudicada pelo excesso da exposição nas redes sociais.

As mídias são grandes facilitadoras da comunicação e forma de expressão para muitos que terminam buscando perfeição. O jovem Junaid Ahmed, britânico, foi diagnosticado como viciado em selfie, ele admite tirar duzentas fotos e calcular meticulosamente cada postagem.

Os médicos já consideram transtorno mental passível de terapia. O fato é despender tanto tempo nas redes sociais acarreta diversos danos, tais como ansiedade e depressão, essas são mais conhecidas e crescem a cada ano.

Muitos jovens não conhecem sua vida sem internet, é necessário começarem a se educar. Alguns desses poderiam propor um desafio de ficar vinte e quatro horas sem acessar e ir se adaptando gradativamente, tentando sempre viver o presente e esquecer na, medida do possível, do virtual. O Estado poderia disponibilizar profissionais para tratar os afetados mentalmente, através do Sistema Único de Saúde.

Tema:Os Desafios da Conciliação Entre as Redes Sociais e a Saúde Mental dos Jovens.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi!
    Gostei do seu texto! Você mostrou um bom posicionamento, mas acredito que seria melhor desenvolver sua estrutura, uma vez que alguns de seus parágrafos apenas repetiam os fatos.
    Seria bom também melhorar sua introdução, talvez com alguma contextualização e o seu desenvolvimento ficou meio vago.
    Espero ter ajudado!

    • 1
  2. Oi Vera! Gostei muito da sua redação! Traz um bom repertório, desenvolve bem o tema e tem coerência! Mas, só vou apontar alguns detalhes que, sem dúvida, vão deixar ela ainda melhor ok? Vamos lá ;)
    ”Os jovens do século XXI vivem em um mundo acelerado, estudos afirmam que o Brasil é o segundo que passa mais horas na internet do mundo […]” nesse trecho você continuou uma oração que não precisa de complemento: ” Os jovens do século XXI vivem em um mundo acelerado,” Depois de ”acelerado” é legal colocar ponto :) ”estudos afirmam que o Brasil” *quais estudos? *foram feitos aonde? *por quem? Essas são perguntinhas que você deve se fazer antes de colocar essa informação – Nunca se esqueça das fontes -.
    Apesar de você argumentar bem, notei que faltou falar mais um pouquinho no desenvolvimento 1, além da marca de autoria :( ”[…] O jovem Junaid Ahmed, britânico, foi diagnosticado como viciado em selfie, ele admite tirar duzentas fotos e calcular meticulosamente cada postagem. […]” *quais consequências isso pode trazer? *Por que? *existem outros tipos de anormalidades mentais que podem ser detectadas além dessa? *que repercussão isso traz para o coletivo? Também são perguntas que ajudam a estruturar bem seu argumento ;) Para marca de autoria, você pode utilizar palavras mais fortes, mas que no geral, como a redação está na terceira pessoa do plural, trazem uma certa imparcialidade, são elas: Incontestavelmente, infelizmente, inapropriadamente, absurdo etc… são alguns exemplos que, se usados da maneira certa, vão mostrar que você possui uma opinião fixa sobre o que é falado (e dar um up no texto) ^^
    Já o desenvolvimento 2, carece de um contexto. Entendi a proposta que você quis trazer e especificou bem que esse parágrafo é somente para consequências , mas faltou falar mais ;-; Você poderia dizer sobre como esses transtornos podem afetar o coletivo e, assim, dar uma continuidade na argumentação :D
    Na conclusão, não é que esteja errado rsrs, mas o ideal é colocar o agente (poder público) primeiro e também é legal começar com algumas expressões conclusivas, olha só: ” Faz-se necessário, portanto, o poder público disponibilizar profissionais para tratarem os afetados mentalmente, através do Sistema Único de Saúde, assim como promover através de rádios, redes sociais e suporte televisivo uma campanha destinada à população jovem que estimule um desafio em que os usuários abdicariam vinte e quatro horas do acesso ao celular e, assim, iriam se adaptando gradativamente a deixar de lado o excesso do uso.”, viu como também fica bom? ^^ É só dar uma organizadinha que fica show!
    Mas, no geral, você escreve super bem e com qualidade! Tem muito potencial pra ir longe :V Se o vestibular for o Enem, sem dúvidas, vai ser um notão! Boa sorte!

    • 2
  3. pratique um pouco mas para fazer a redação do Enem leia mais sobre o tema apresentando tente reescrever todas as redações que vocÊ já fez observando as observações deixada. se já fez Enem veja a correção do Enem, veja 5 compentÊncias que o Enem avaliar para avaliar a redação. tendo por base para melhorar a sua redação tente ver videos aulas de argumentações.

    • 1
  4. Utilização de espaço.
    Trocar não ficou muito bom ” As mídias são grandes facilitadoras da comunicação”.
    PONTUAÇÃO
    Dica 1: Leia muito antes da redação do Enem.
    Dica 2: Atualize-se.
    Dica 3: Pratique para a redação do Enem.
    Dica 4: Tenha autocrítica.
    Dica 5: Reescreva.
    Que tal pegar as redações que você já entregou no colégio, ver as observações que a professora fez e tentar reescrever de acordo com essas orientações? Com certeza, ao fazer isso, você vai conseguir ver em que casos você costuma errar e eliminar esses problemas de seu texto.
    Dica de ouro: Correção da Redação do Enem
    Nada melhor que saber o que vai ser avaliado para saber como conduzir a sua redação, por isso, vamos relembrar as cinco competências que o Enem utiliza como diretriz para avaliar a Redação. Vale a pena anotar e fazer a auto avaliação de seus textos tendo elas por base:

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.