A partir das Revoluções Industriais ocorridos nos séculos XVIII e XIX, as inovações trouxeram inúmeros benefícios à sociedade, desde a mecanização dos meios de produção até o sistema de comunicação. Neste destaca-se o uso da internet que proporcionou tanto a facilidade do acesso à informação quanto a mobilidade nas relações sociais. Contudo, o uso excessivo desta tecnologia gera problemas para o indivíduo como a dependência digital e o isolamento social.
Em primeiro lugar, os jovens estão cada vez mais dependentes do celular. Como esses aparelhos facilitam a vida cotidiana dos brasileiros ele se tornou um item indispensável, todavia, sintomas como irritabilidade, falta de concentração e cansaço, ocasionados pela ausência da internet, sinalizam o vício digital, que atinge 1 a cada 4 jovens brasileiros, segundo uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo.
Outrossim vale ressaltar que, o excesso de tempo gasto em redes sociais e jogos online, por exemplo, provoca o isolamento social. Os brasileiros com faixa etária entre 16 a 24 anos gastam em média 225 minutos em redes sociais e o país ocupa o segundo lugar no ranking dos países que passam mais tempo em nessas redes, de acordo com uma pesquisa divulgada nesse ano pela Globalwebindex. Esses dados são preocupantes uma vez que quanto mais uma pessoa fica isolada socialmente mais vulnerável ela se torna à problemas de saúde mental.
Em suma, faz-se necessária medidas interventivas que solucionem a dependência da internet pelos jovens no Brasil. O Ministério da Saúde deve oferecer tratamento clínico para os compulsivos digitais por meio dos centros de recuperação e pelo SUS – que deverão receber investimentos do Governo bem como capacitação especializada – com o objetivo de sanar esse problema. Além disso, deve promover também campanhas de combate a dependência digital – que abordem sobre os sintomas e tratamentos – por meio do poder midiático, com o intuito de prevenir os usuários sobre essa questão. Dessa maneira esse problema será resolvido.
Eduardosouza201212
boa tarde. avhei interresante o tema. porem ficou nitido que nao deixou sua marca no texto,so tem dados e coisas meias obvias.
parece que voce so afirmou que o problema existe,, esquecendo de se aprofundar .
percebe-se erros gramaticais tambem.
porem a estrutura esta otima. so mais treino que as ideias passam a se organizar melhor.
desculpa a falta de acentos, pois o computar esta com defeito
Alessandra Jesus Pinto
Apresenta uma estrutura adequada para gênero dissertativo – argumentativo. Cuidado com a falta de concordância e o uso inadequado da crase no início da introdução. Ademais, cuidado com as vírgulas e períodos um pouco longos. Utilizou bem os conectivos e já apresenta bom repertório sócio cultural na introdução. Cabe destacar, a boa utilização de dados estatísticos para validar sua tese que foi bem apresentado, também na introdução. Apresenta bons desenvolvimentos apresentando coerência. A conclusão atinge a maior parte das competências como : agente, solução, aplicação desta última e finalidade.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3 : 200
Competência 4 : 160
Competência 4 : 200
Acabei esquecendo de lhe atribuir nota. Mil desculpas.
Marlonribeiro
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 120 – Erros gramaticais claros. Traços de informalidade. Concordância de gênero…
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 160 – dados ótimos, entretanto necessita mais clareza e objetividade. Necessidade de contextualização direta!
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 160 – falta de paralelismo entre os parágrafos. Conectivos bem usados, entretanto, algumas partes necessitavam de mais conexões, o que facilitaria o enredo e a escrita do texto.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 200 – Proposta de solução excelente. Problemas solucionados e sanando as principais necessidades de uma proposta de solução.
[840]
Redação excelente!
*DICA:* Gostei de muitos pontos lidos. O maior uso de conectivos possibilitam uma maior lisura na leitura o que senti falta em alguns encontros de frase. A última frase poderia ser formulada de melhor maneira, por exemplo: Assim, com a adoção de tais medidas, o problema apresentado poderá ser atenuado.
Tchau!
E até a próxima!😁