No livro “Os miseráveis” escrito pelo o francês, Victor Hugo, retrata a trajetória do personagem Jean Valjean, um ex-prisioneiro que sofre repressão social causado por seu histórico carcerário. Em situação análoga à obra, a realidade penitenciária brasileira aumenta a dificuldade de reinserção dos prisioneiros. Dessa forma, para que haja a solução desse impasse é necessário analisar dois fatores: as raízes históricas e a estrutura carcerária.
Em princípio, o processo penal brasileiro ainda é associado à violência ou privatização da liberdade. Isso porque, o desenvolvimento histórico do Brasil foi marcado por esses fatores, por exemplo, a questão escravocrata, em que os negros eram punidos com chicoteadas e colocados em senzalas ou pelourinho. Desse modo, atualmente essa mentalidade ainda vigora, entretanto, não soluciona o principal objetivo: a mudança dos indivíduos, visto que, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, o número de presos no Brasil chega a 607 mil. Dessa maneira, fica evidente que à medida que a rigidez penal aumenta as pessoas banalizam a lei, e consequentemente sofrem repúdio frente a sociedade.
Outrossim, a estrutura dos presídios é um desafio para solucionar o problema carcerário. No ano de 2017 a morte de 100 detentos levantou o questionamento sobre o que teria ocasionado tal ocorrido, contudo, aspectos como o número de agentes penitenciários, além da construção de cadeias unificadas não ganharam espaço, uma vez que, mais de 700 detentos vivem em contêineres no Pará e as rebeliões aumentam. Sob esses fatores, consta-se que a socialização pós pena criminal provoca confrontos, a solução para a crise desse sistema.
Portanto, faz-se necessária atuação de entidades que trabalhem agindo para solucionar tais desafios. Neste sentido, o Departamento Penitenciário Nacional, juntamente com o MEC deve implantar escolas dentro da própria estrutura carcerária de todas as cidades brasileiras com mais de 100 detentos – por meio da criação de um projeto chamado “Carcerários mudando pela educação”, as aulas seriam ministradas por professores e supervisionada por agentes penitenciários-, a fim de mudar a mentalidade social sobre a cadeia e trazer a educação como solução das mazelas sociais. Assim, a população que reprimiu Jean Valjean, deixará de existir.
JacieliCosta
Olá, bom dia Geovana !!
Achei sua redação muito bem desenvolvida, conseguiu ser clara e objetiva em todos os aspectos que apresentou e o desenvolvimento e conclusão estão com uma qualidade exemplar, então julgo que apenas conseguiria encontrar defeitos técnicos, vindo apenas de um professor da área ou corretor, pois em meu vê não vejo nada aparente, talvez exista pontos a se atentar, mas são mínimos e fáceis.
Competências Enem:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
5. Respeito aos direitos humanos: 200
Total: 960
Vhgujkjkh
Olá, sua introdução ficou ótima, o repertório da introdução ficou perfeito.
O argumento 2 está bom, porém no argumento 1 tem outras causas mais fortes, como o desenvolvimento de atividades de capacitação profissional e educacional dentro dos presidios , mas claro, é só uma sugestão.
A intervenção seria perfeita se você tivesse desenvolvido o argumento que eu falei aqui, mas pelo que eu percebi você nem falou em educação, e surge na intervenção com essa proposta que não foi desenvolvida ao longo do texto.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural-160
Total: 920
Junior Santos
Caraca , espero que eu consiga escrever um dia uma redação do mesmo nível do que a sua. A única crítica que eu tenho é em relação ao uso de vírgulas. Obs : não tenho muita propriedade para falar da competência que avalia isso( C1). Então vamos às críticas construtivas:
Introdução : Seria “O livro…” ao invés de “No…”
Desenvolvimento 2 : Tem vírgula depois de ” No ano de 2017 “, pois é advérbio de tempo que está deslocado na oração ( da uma pesquisada nisso pra tu entender melhor ), contudo, no Enem, eles não descontam pontos com um só erro desse mesmo tipo. Além desse erro, tem outro nesse mesmo parágrafo, quando vc coloca vírgula entre “uma vez que”, SE NÃO ME ENGANO, só existe uma vírgula antes e, não entre ( da um Google ae pra ter certeza). NO MAIS, SUA REDAÇÃO ESTÁ ÓTIMA, VAMOS AGR PARA AS NOTAS DE CADA COMPETÊNCIA:
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5:200
NOTA FINAL :960 ( PROVAVELMENTE TIRARIA 1000 NO ENEM ) . ESPERO TER AJUDADO
Thamirysbds
INTRODUÇÃO
-bem estruturada, orgnizada e coerente
-tese e 2 problemáticas claras
D1
-muito bem desenvolvida, mas poderia ter mais fatos/citações
-ausência da vírgula de pois de “aumenta”
– muito bem trabalhada: apresentou a ideia + defesa com dados + opinião
D2
-sempre bom colocar a fonte dos dados/informações que vc está dizendo, isso da força a sua ideia
-ausência da vírgula depois de “2017”
-uso desnecessário da vírgula depois de “confrontos”, na última linha e ausência de crae em “à solução”, o que acabou atrapalhando na leitura
CONCLUSÃO
-não entendi como exatamente o ensino nas escolas ajudaria a reinserção dos prisioneiros na sociedade ou mesmo a estrutura carcerária as suas 2 problemáticas, acabou ficando meio confuso, visto que isso seria solução aos próprios prisioneiros, uma vez que quem está de fora não estaria participando desse projeto. Essa ideia é ótima, mas deveria ser utilizada com alguma outra proposta de intervenção, que serviria de complemento
-gostei da retomada à introdução
C1: 160 (vírgulas e crase)
C2: 180 (pode explorar também outras áreas do conhecimento)
C3: 200 (muito bem estruturado e organizado_
C4: 200 (uso de conectivos adequados, enriqueceu o texto)
C5: 100 (deu apenas uma proposta e não especificou muito claramente como isso mudaria em algo em alguma das problemáticas)
NOTA: 840
analuciaa
Geovana, olha, não tenho nem o que falar. Poderia apontar erros , mas sairia mais errada ainda kkkk pois, não corrigiria como uma expert , oque no caso nem sou… Então, só lhe digo: você arrasou!!!! Parabéns! E continue escrevendo lindamente assim…
Somente um professor qualificado mesmo, que poderia corrigir corretamente. No entanto, no que eu li já daria os 1000 pontos