Em tempos de crise, solidariedade é o conceito de promover ajuda aos indivíduos mais necessitados sem exigir algo em troca, podendo ser aliada à empatia. Analogamente ao mundo atual, especialmente acerca da pandemia do Covid-19, é visto que as poucas discussões sobre o que é ser solidário, o consumismo desenfreado e o consequente esfriamento das relações sociais leva muitas pessoas a se tornarem individualistas quando não deveriam ser.
Face ao exposto, é válido citar o filósofo Zigmund Bauman e a ideia de modernidade líquida, na qual muitos indivíduos não atentam ao contexto social em que estão inseridos e, portanto, não são levados a valorizar e cultivar os valores de humanidade. Desse modo, a priorização do elemento “eu” em detrimento do “nós” gera um maior carecimento afetivo, que pode desencadear transtornos como depressão e ansiedade, por exemplo, o que pode aumentar a demanda por gestos solidários.
À luz desse entendimento, é conveniente a percepção de que o consumismo exacerbado é outro fator para a pouca compaixão humana, visto que os tempos de crise estimulam pessoas a se beneficiar em determinadas situações, como tornar os preços de máscaras e álcool em gel na pandemia do Covid-19 abusivos, por exemplo. A transição da Idade Média para a Moderna criou tal noção de individualismo, ao negligenciar o fato de que as relações sociais, para o sociólogo Émille Durkheim, devem manter a ordem como um todo.
Com base nessa assertiva teórica, as escolas devem, através de feiras de ciências e visitas às ONGs, estimular a prática da solidariedade, com o propósito de melhorar a convivência em sociedade. Ademais, as ONGs, em parceria com as universidades, podem promover a realização e divulgação pela internet e outdoors de trabalhos voluntários e atendimento gratuito com psicólogos, como forma de oferecer mais rigidez à liquidez que se tem vivenciado.
Obs: gostaria que fosse corrigida de acordo com o modelo exigido pelo ENEM e, de preferência, que a nota fosse dada com as competências devidamente listadas e enumeradas.
AnaLor
Oiê, Maria. Tentarei estruturar por parágrafo.
Introdução: Concisa introdução. Ficou bem legal! Se for pra aconselhar em algo, tentaria enquadrar uma citação pra dar mais validade ao seu argumento;
Desenvolvimento I: Muito bom. Tópico Frasal + Argumentação tão certinhos;
Desenvolvimento II: //
Conclusão: Proposta de Intervenção ok. Adicionaria somente a reafirmação da tese defendida.
Por fim (de acordo com o olhometro kkkk) talvez perdesse uns 40pts pela proposta, uns 60 na argumentação e uns 40 pela gramática e tals.
É isso. Até mais ;)
danifer8b
É uma pequena observação, você escreveu duas vezes “visto que”, um dos termos poderia ser substituído por “é notório que”.
Na sua proposta de intervenção não ficou muito claro o tempo em que esta ação deve ser feita. Neste período de pandemia? É uma proposta a longo prazo? Pois quando refere-se à visitas presenciais fica um pouco incoerente com a ideia do isolamento social apresentado na dissertação.
Fabrício2005
Olá escritora
Correção- Sempre se possível, iniciar um paragrafo com conectivo ou durante o período apresentar um que fortifique seu argumento e que ao mesmo tempo junte e separe suas ideias.
(A transição da Idade Média para a Moderna criou tal noção de individualismo, ao negligenciar o fato de que as relações sociais, para o sociólogo Émille Durkheim, devem manter a ordem como um todo.) Acredito que esta parte tenha ficado incoerente com o resto, porque esta mal colocado.
Na conclusão faltou mais agentes sociais pra executarem mais ações, fora isso o seu repertorio esta muito bom com a tese e tema
c1 100
c2 160
c3 160
c4 160
c5 100
particularmente, isso é tudo, obrigado s2