Iniciante

Solidariedade em tempos de crise

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Em tempos de crise, solidariedade é o conceito de promover ajuda aos indivíduos mais necessitados sem exigir algo em troca, podendo ser aliada à empatia. Analogamente ao mundo atual, especialmente acerca da pandemia do Covid-19, é visto que as poucas discussões sobre o que é ser solidário, o consumismo desenfreado e o consequente esfriamento das relações sociais leva muitas pessoas a se tornarem individualistas quando não deveriam ser.

Face ao exposto, é válido citar o filósofo Zigmund Bauman e a ideia de modernidade líquida, na qual muitos indivíduos não atentam ao contexto social em que estão inseridos e, portanto, não são levados a valorizar e cultivar os valores de humanidade. Desse modo, a priorização do elemento “eu” em detrimento do “nós” gera um maior carecimento afetivo, que pode desencadear transtornos como depressão e ansiedade, por exemplo, o que pode aumentar a demanda por gestos solidários.

À luz desse entendimento, é conveniente a percepção de que o consumismo exacerbado é outro fator para a pouca compaixão humana, visto que os tempos de crise estimulam pessoas a se beneficiar em determinadas situações, como tornar os preços de máscaras e álcool em gel na pandemia do Covid-19 abusivos, por exemplo. A transição da Idade Média para a Moderna criou tal noção de individualismo, ao negligenciar o fato de que as relações sociais, para o sociólogo Émille Durkheim, devem manter a ordem como um todo.

Com base nessa assertiva teórica, as escolas devem, através de feiras de ciências e visitas às ONGs, estimular a prática da solidariedade, com o propósito de melhorar a convivência em sociedade. Ademais, as ONGs,  em parceria com as universidades, podem promover a realização e divulgação pela internet e outdoors de trabalhos voluntários e atendimento gratuito com psicólogos, como forma de oferecer mais rigidez à liquidez que se tem vivenciado.

 

Obs: gostaria que fosse corrigida de acordo com o modelo exigido pelo ENEM e, de preferência, que a nota fosse dada com as competências devidamente listadas e enumeradas.

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3 Correções

  1. É uma pequena observação, você escreveu duas vezes “visto que”, um dos termos poderia ser substituído por “é notório que”.
    Na sua proposta de intervenção não ficou muito claro o tempo em que esta ação deve ser feita. Neste período de pandemia? É uma proposta a longo prazo? Pois quando refere-se à visitas presenciais fica um pouco incoerente com a ideia do isolamento social apresentado na dissertação.

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  2. Olá escritora
    Correção- Sempre se possível, iniciar um paragrafo com conectivo ou durante o período apresentar um que fortifique seu argumento e que ao mesmo tempo junte e separe suas ideias.
    (A transição da Idade Média para a Moderna criou tal noção de individualismo, ao negligenciar o fato de que as relações sociais, para o sociólogo Émille Durkheim, devem manter a ordem como um todo.) Acredito que esta parte tenha ficado incoerente com o resto, porque esta mal colocado.
    Na conclusão faltou mais agentes sociais pra executarem mais ações, fora isso o seu repertorio esta muito bom com a tese e tema
    c1 100
    c2 160
    c3 160
    c4 160
    c5 100
    particularmente, isso é tudo, obrigado s2

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  3. Oiê, Maria. Tentarei estruturar por parágrafo.
    Introdução: Concisa introdução. Ficou bem legal! Se for pra aconselhar em algo, tentaria enquadrar uma citação pra dar mais validade ao seu argumento;
    Desenvolvimento I: Muito bom. Tópico Frasal + Argumentação tão certinhos;
    Desenvolvimento II: //
    Conclusão: Proposta de Intervenção ok. Adicionaria somente a reafirmação da tese defendida.
    Por fim (de acordo com o olhometro kkkk) talvez perdesse uns 40pts pela proposta, uns 60 na argumentação e uns 40 pela gramática e tals.
    É isso. Até mais ;)

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