Iniciante

sistema Único de Saúde: uma conquista da democracia.

  • 1

O processo de redemocratização do Brasil, através da constituição de 1988, passou a incluir o Sistema Único de Saúde (SUS) com o intuito, de assegurar que todos tenham acesso a saúde pública. Entretanto, o mesmo sofre com a má gestão financeira, bem como, com a desvalorização de seus profissionais.

Em princípio, é nítido a falta de verba no SUS, uma vez que, o interesse das instituições responsáveis é o mínimo. Isto é, de acordo com o CFM os gastos relacionados a saúde pública se encontram em 2,94% do PIB brasileiro, quando deveriam ser 10%. Esse fator ademais, a corrupção vinculada a esses desenvolvimentos, geram por consequência, uma estrutura precária, além disso, uma demanda muito alta e falta de materiais.

Em segunda análise, a falta de reconhecimento dos profissionais da área, da mesma forma, que o local de trabalho frustrante junto com, a baixa remuneração, tem como resultado funcionários insatisfeitos que por conseguinte não exercem seus cargos de maneira eficiente.

Sendo assim, torna-se urgente tomar medidas para reverter esse cenário. Como exemplo, o estado junto com o ministério da economia desenvolver um órgão capacitado para gerenciar e distribuir de forma mais correta a verba destinada ao SUS. Além do mais, função do ministério da saúde aprimorar a fiscalização da movimentação dessa verba, como também dar visibilidade e incentivo através de palestras para os funcionários. E  assim, honrar o artigo presente na constituição.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom, sobre a introdução acho que poderia ser mais completa. Achei que faltou a apresentação do tema, mas gostei que mostrou a tese.
    No D1, achei que ficou expositivo e pouco critico, poderia ter detalhado um pouco melhor, usado mais períodos. E um desfecho para concluir o mesmo.
    No D2, achei que o número de linhas ficou um pouco desproporcional e pouco trabalhado. Poderia ter usado mais períodos, de 3 a 4 seria o ideal.
    E também na concluso pecou muito, mais precisamente na proposta de intervenção que é onde deve estar presente o agente, a ação dele, o modo/meio, a finalidade e detalhar alguma dessas coisas explicando em detalhes.

    • 0
  2. Oi, tudo bem?
    Vamos lá
    -Introdução: sua introdução apresenta alguns dos pontos principais, mas está muito sucinta. Desenvolva-a.
    -Desenvolvimento: seu desenvolvimento inicia bem, porém, na fonte do seu repertório, você não pode apenas escrever a sigla da instituição. Em vez de só CFM escreva Conselho Federal de Medicina. Fora isso, senti falta da sua argumentação, do seu traço de autoria logo no desenvolvimento 1. Seu parágrafo foi somente expositivo, porém o que a banca quer é uma dissertação argumentativa, convença seu corretor, ele precisa de argumentos fortes pra ser convencido. O mesmo problema acontece no segundo parágrafo, está super resumido, destrinche-o, não economize palavras. Não apresentar argumentação vai retirar muitos pontos seus da competência 2, 3 e 4.
    -Conclusão: você retoma sua tese, mesmo que rapidamente. O problema está na proposta de intervenção.
    Agente: Estado deve ser escrito com letra maiúscula quando falamos da nação, o mesmo acontece com Ministério da Saúde.
    Ação: Logo depois você omitiu uma palavra, escreva: “devem desenvolver …”
    Meio: foi apresentado em uma ordem não muito convencional e isso pode atrapalhar na coesão e coerência do texto. Escreva-o antes da finalidade.
    Detalhamento: está ok
    Existem erros gramaticais mais sérios, bem como omissões de palavras, mas eu não avalio esses critérios, só um profissional formado possui propriedade para isso.
    Foque em desenvolver suas ideias e apresentar argumentos fortes.

    • 0
  3. Boa tarde, até que vc escreve bem, mas tem que observar essas informações abaixo:
    ========================================================================
    INTRODUÇÃO:
    Na introdução tem que ter 3 ou 4 períodos e todos eles interligados por conectivos, com uma tese, e também deve ter um repertório sociocultural….

    DESENVOLVIMENTOS:
    Nos desenvolvimentos devem ter: um tópico frasal, repertório sociocultural, explicação do repertório e um desfecho bem crítico. Devem ser feito com 3 ou 4 períodos e todos interligados por conectivos.

    INTERVENÇÃO:
    Deve ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO….
    ========================================================================

    120
    180
    140
    180
    180 ===================800 pontos!

    • 1
  4. oi, tudo bem?? espero que sim
    Eu nao sou profissional, mas eu espero ajudar.

    “(sus) com o intuito, de assegurar” poderia ser: (sus), cujo intuito era assegurar …..

    “a corrupção vinculada a esses desenvolvimentos, geram por consequência….” -> a corrupção vinculada a esses desenvolvimentos geram, por consequência,….

    O D2 ficou confuso e só tem um periodo, vc poderia ter dividido ele ou desenvolvido ele melhor.

    conclusão: Sendo assim, cabe ao Estado, junto com o Ministério da Economia, desenvolver um órgão capacitado para gerenciar e distribuir melhor a verba destinada ao SUS (faltou o como? o efeito e o detalhamento). Além do mais, é função do ministério da saúde aprimorar a fiscalização da movimentação dessa verba, como também dar visibilidade e incentivo através de palestras para os funcionários , e assim, honrar o artigo presente na constituição.(faltou o como? e o detalhamento)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.