Iniciante

Sistema prisional brasileiro no século 21

  • 0

O drama ” O homem de gelo” conta a história de Richard, que desde cedo sofreu com os percalços que a vida lhe colocou a frente (Brigas entre os pais, fome, alcoolismo de seu pai, miséria), e não demorou para Richard Descambar para o mundo do crime; Não por vontade própria, mas por questão de sobrevivência.

Especificamente no Brasil, o tema “Sistema prisional” merece uma atenção especial por parte de autoridades em consonância com a sociedade, uma vez que o número de encarcerados em nosso país mais que triplicou em pouco mais de uma década, e um dois maiores catalisadores deste fenômeno é o abandono do estado para com as camadas mais baixas da população.

Não Obstante da crescente do encarceramento, paralelamente a isso os números de mortes em presídios também aumentaram exponencialmente em um curto espaço de tempo.

A falta de suporte do estado fez com que a vida do crime se tornasse um ou único meio para os jovens das periferias de nosso país, o que explica outro dado alarmante: mais da metade da população carcerária é negra, uma vez que boa parte dessa população se concentra nas Zonas Periféricas.

O número de mortes em presídios vêm crescendo muito por conta das chamadas ” Rebeliões” nos presídios, o que se tornou algo corriqueiro e têm feito chacinas.

Portanto, diante dos fatos apresentados, o Estado, por meio do MEC e Ministério da justiça deve criar campanhas para o combate a evasão escolar Brasileira de jovens de periferias, mostrando-os e lhes dando alternativas ao mundo do crime, bem como criar métodos de ressocializar os presos atuais, diminuindo e sanando assim este impasse.

Compartilhar

2 Correções

  1. Seu texto fugiu parcialmente do tema e não apresentou boa estruturação nem tese de opinião antecedida ao encaminhamento argumentativo . Ao falar do jovem que se inseriu no crime, não houve relação desse fato com o tema, o que feriu a coerência e clareza dos argumentos utilizados, sem contar que , ao argumentar no desenvolvimento, você falou vagamente sobre o sistema prisional brasileiro sem relacionar sua alusão com esse argumento, o que poderia ter sido feito por meio de conectivos e retomada das ideias,se tornando ainda mais fácil se estivesse expressa na introdução sua opinião (tese) acerca do tema em discussão. Houve fuga parcial do tema na conclusão,tendo em vista a evasão escolar que nada tinha que ver com o que fora dito anteriormente. Vale também notar a praragrafação do texto, em que os parágrafos não se interligam de forma coesa nem são feitos de forma correta, constituídos de só um período e sem nenhuma ligação entre as ideias de um parágrafo e outro, como da introdução com a conclusão e desta com os demais parágrafos. Falta a esquematização das ideias antes de escrever, a melhor compreensão do tema, a tese, isto é, sua opinião sobre o tema e muitos outros aspectos estruturais em seu texto que devem ser revistos urgentemente . Aparentemente você possuía conhecimento sobre o sistema prisional do Brasil, só não soube esquematizar e relacionar umas com as outras as informações que possuía durante a argumentação. Para tanto, te aconselho a ler mais e a respeitar o modelo dissertativo-argumentativo, exigido na redação do enem, para que na próxima vez não fuja parcialmente do tema nem apresente informações sem relação alguma com o mesmo. Procure ajuda profissional e melhore sua autoria. Espero ter ajudado.

    • 0
  2. Sua introdução não apresentou seu posicionamento diante do tema, me parece que tem apenas a alusão histórica, ou seja, você descreve sobre o drama “o homeme de gelo” e no segundo paragrafo já coloca dados sobre o sistema carcerário do Brasil, faltou coerência nessa parte, apesar de que eu tenha gostado muito, dá pra ver que você conhece sobre o assunto. A dica que eu te daria é ter mais objetividade, menos fatos e mais críticas.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.