Sistema educacional no Brasil

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É notório dizer que quando falamos sobre este assunto abordamos diferentes aspectos, positivos e negativos. Se por um lado há desvio de verba, por outro, existe uma proposta de inclusão cada vez mais recorrentes, visto que somos uma sociedade plural.

No entanto, a falta de condições para manter uma escola pública está sendo cada vez mais dificio, visto que a corrupção no Brasil está aumentando gradativamente que está afetando não só a educação mais também a saúde publica. Além disso poucos são condenados pelos atos de corrupção, uns podem até ser jugadados mas depois são libertos e voltam a vida cotidiana.

Apesar disso, podemos dizer que a escola também tem seus pontos positivos, como a inclusão em diferentes aspectos, deficientes físicos, homossexuais. Que
vem crescendo com o decorrer do tempo, e também palestras de conscientização para os alunos e professores em diferentes temas.

Sendo assim a proposta de inclusão no ambiente escolar esta ótimo, porém em outros fatores como o desvio de verba o governo deveria criar leis mais rigorosas, já a sociedade deveria está atento as cobranças proposta, para que assim possamos tentar melhorar a educação no Brasil.

Oi! queria que por favor vocês desse uma nota para minha redação, se ela ficou ótima ou não. Obrigada!

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9 Correções

  1. Olá,
    Eu gostaria de destacar que no paragrafo de introdução seja abordado o tema (pode conter explicações mais gerais sobre o assunto) e a sua tese (com sua opinião sobre o texto, para que o leitor já no primeiro paragrafo compreenda o restante) já que é um texto argumentativo. Cuidado com isso!
    Cuidado também com a escrita, procure ler mais para dominar a escrita formal que o ENEM exige.
    Nos seguintes parágrafos, no desenvolvimento, é importante que você não fuja do tema, não tente abordar outros fatores (Que não tem nada haver com o tema) achando que vai enriquecer seu texto, isso acaba deixando o leitor confuso e diminuindo sua nota.
    Na proposta de intervenção, busque colocar mais dados e dica, você está trabalhando problemas, então nunca diga que já está bom do jeito que tá. Coloque propostas que melhoraria a educação e de que forma isso iria contribuir na vida dos estudantes.
    LEMBRE-SE todo o seu texto precisa ser baseado na tese, então todos os parágrafos DEVEM estar no contexto dos seus argumentos.
    Sua nota baseada nos requisitos do enem: 440
    1.Domina a escrita formal de língua portuguesa ——————– 120
    2. Compreende a proposta de redação ——————————— 100
    3. Seleciona e organiza as ideias em defesa de uma opinião—– 80
    4. Explica o tema e defende um ponto de vista———————— 80
    5. Proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos– 60

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  2. Existe alguns erros de português como na frase:” No entanto, a falta de condições para manter uma escola pública está sendo cada vez mais dificio, ” A palavra ”dificio” está errada, o correto é Difícil.
    Na frase:” …não só a educação mais também a saúde publica…”.A palavra ”mais” está mal colocada, pois mais é quando adcionamos algo, o certo é Mas que é quando há contradição.
    Na sua redação acho que falta algo mais crítico, como no deselvolvimento 2 você diz:
    ”Apesar disso, podemos dizer que a escola também tem seus pontos positivos, como a inclusão em diferentes aspectos, deficientes físicos, homossexuais. Que
    vem crescendo com o decorrer do tempo, e também palestras de conscientização para os alunos e professores em diferentes temas.” . Infelizmente o Brasil não é um país inclusivo e igualitário,principalmente quando se trata do ambiente escolar.
    Na conclusão:
    ”Sendo assim a proposta de inclusão no ambiente escolar esta ótimo, porém em outros fatores como o desvio de verba o governo deveria criar leis mais rigorosas, já a sociedade deveria está atento as cobranças proposta, para que assim possamos tentar melhorar a educação no Brasil.”
    Você diz que está ótimo, mas não é verdade.E falta os 5 agentes que uma proposta de intervenção precisa ter.
    Notas:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto:120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:160
    5-Proposta de intervenção: 80
    Nota final: 560 -Sua nota ta quase perto da média
    Com esforço e dedicação você chega lá.Boa sorte!

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  3. Introdução: Na introdução faltou uma contextualização do tema. Lembre-se de contextualizar o tema para depois problematizar. Você apresentou aspectos positivos e negativos na sua tese, o bom seria só aspectos negativos já que os temas do Enem são problemas sociais. Seria recomendável que depois de apresentar a tese você terminasse o parágrafo com uma frase pronta.
    Desenvolvimento 1: Cuidado com a escrita, a palavra está escrita errado (seria difícil). Você apresentou o tópico frasal retomando a tese, gostei. Faltou um dado estatístico ou uma citação (alguma área do conhecimento). Cuidado com poucos períodos. O recomendável seria 3 ou 4 períodos. Faltou a frase crítica para fechar o parágrafo.
    Desenvolvimento 2: Achei os mesmos problemas do desenvolvimento 1. Apresente o tópico frasal, em seguida um dado ou citação explicando-a e feche o parágrafo com uma crítica.
    Conclusão: Na sua proposta de intervenção só está explícito três elementos, sendo que o Enem exige 5. Cuidado para não elogiar demais o problema do tema. Procure responder as 5 perguntas: quem, o quê, para que, afim de que e o detalhamento. Retomando a sua contextualização no final da introdução. Cuidado com a escrita e o uso de vírgulas.
    C1: 120 apresenta alguns desvios gramaticais.
    C2: 80 faltou aplicar os conceitos das várias áreas do conhecimento (citação, dado etc)
    C3: 80 faltou a sua marca de autoria ( critique os dados que você citar)
    C4: 200 apresentou bem os usos dos conectivos
    C5: 120 faltou responder 2 perguntas exidas na intervenção.
    Total: 600

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  4. Oii, bom primeiramente é bom dizer como os outros, acredito que foi um senso comum, mas na introdução é bom focar do tema, é útil ter a palavra chave na introcução, para assim mostrar domínio sobre o tema, no caso: “educação”.
    Seria bom você começar o D1 com o termo do D2, e no D2 usa um termo de conectivo, fica mais claro a coligação entre os parágramos dessa maneira.
    Outro ponto é que você tem alguns erros gramaticais simples, é bom estar sempre lendo para aumentar seu repertório e contribuir para uma escrita correta, não errando a primeira competência.
    No D2, você falou sobre a inclusão do difente que é muito bom! Faz com que seu texto tenha DOC, ah! é sempre bom ter um DOC em cada parágrafo, fica mais rico, mas é claro, sem exagerar.
    Na conclusão, você já começou falando da intervenção, é sempre bom fazer assim: tese1+tese2=problema. Agente+meio+solução
    Ou seja, você faz uma retomada a tese que é bom ser dupla, o teu texto fica rico, e se for seu objetivo um 1000 fica no caminha certinho!
    Após a retomada, você fala quem pode resolver, como e a finalidade dessa solução.
    Espero ter ajudado!

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  5. No parágrafo de introdução, faltou você deixar explícito o tema. Uma dica: No parágrafo de introdução, tenta escrever algo que faça com que o corretor, mesmo que não saiba o tema, consiga identificá-lo.
    Você tem certeza que o ensino tem incluído todas as pessoas que tenham diferentes necessidades? Faltou você identificar o principal problema.
    Além disso, notei erros indevidos no uso do “mais”.
    Mas: oposição;
    Mais: adição.
    Também notei erros de gramática.
    ❌Dificio ✔difícil;
    ❌Sendo assim a proposta de inclusão no ambiente escolar *esta ótimo* ✔está ótima;
    Nota: 500

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  6. A estrutura da redação foi boa, porém no meu ponto de vista tem palavras que não seriam necessárias, como na frase: “que está afetando não só a educação mais também a saúde publica”, poderia tirar “que está” e ir direto ao “afetando não só a educação mais também a saúde”. Faltou algumas vírgulas, correções de algumas palavras e conhecimentos de outras áreas, não contendo um impacto no leitor.
    NOTA FINAL: 600

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  7. Olá!! Eu gostei bastante da sua redação, você defende o seu argumento mas achei a redação um pouco vaga. Na defesa dos seus argumentos você poderia ter citado dados científicos ou até mesmo citações pois esse tipo de coisa ajuda a fortalecer os argumentos.
    Outra coisa, toma cuidado com os erros de Gramática como por exemplo no segundo parágrafo você usa a palavra “dificio’ e o certo seria “Difícil’ . Ainda no segundo parágrafo eu trocaria a palavra ‘que’ por um ‘e’, acho que daria mais sentido a frase.
    Espero ter ajudado.
    Nota: 600

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  8. Bom dia!
    Introdução, ”É notório dizer que quaNDO falaMOS sobre este assunto abordaMOS diferentes aspectos, positivos e negativos. Se por um lado há desvio de verba, por outro, existe uma proposta de inclusão cada vez mais recorrentes, visto que somos uma sociedade plural.”, NUNCA use a primeira pessoa do singular (eu) ou do plural (nós) em dissertações. O texto deve ser escrito apenas em terceira pessoa, a estrutura da introdução é: TÓPICO FRASAL+PROBLEMÁTICA+TESE, a sua não está seguindo essa ideia, porém uma DICA: QUANDO VOCÊ FOR FAZER SUA REDAÇÃO PERGUNTE-SE; PORQUE ISSO ACONTECE? QUAIS AS INSTITUIÇÕES QUE FALHARAM? PROBLEMATIZE! ; você pode sim dizer que tem aspectos positivos e negativos, porém a forma como foi organizada as ideias e a estrutura não ficou legal e não use GERÚNDIO.
    D1, ”No entanto, a falta de condições para manter uma escola pública está sendo cada vez mais dificio, visto que a corrupção no Brasil está aumentaNDO gradativamente que está afetaNDO não só a educação MAIS também a saúde publica. Além disso poucos são condenados pelos atos de corrupção, uns podem até ser jugadados mas depois são libertos e voltam a vida cotidiana.”, o conectivo no entanto não ficou legal, pois para usa-lo você deveria estar argumentando sobre algo que já foi dito, o que não é o caso, NÃO É OBRIGATÓRIO O USO DE CONECTIVOS NO INÍCIO DO D1, MAS VOCÊ PODERIA UTILIZAR: EM PRIMEIRA ANÁLISE, PRIMEIRAMENTE…; esse parágrafo está sem coesão e coerência, e não possui intertextualidade (QUE É MUITO IMPORTANTE PARA AUMENTAR SUA NOTA, E CONFIRMAR SUA OPINIÃO). ”, ”MAIS”, significa adição, e ”MAS”, significa uma oposição: ex: ela é MAIS bonita que Maria; a corrupção não afeta apenas a educação, mas também a saúde pública, tome cuidado ok?
    D2, ”Apesar disso, podeMOS dizer que a escola também tem seus pontos positivos, como a inclusão em diferentes aspectos, deficientes físicos, homossexuais. Que
    vem cresceNDO com o decorrer do tempo, e também palestras de conscientização para os alunos e professores em diferentes temas.”, precisa de conectivos no início dos 2 períodos,” DESSA MANEIRA, OBSERVA-SE QUE A ESCOLA APESAR DOS PROBLEMAS, POSSUI PONTOS POSITIVOS….”, cuidado com o gerúndio e com a primeira pessoa, NUNCA ME HIPÓTESE ALGUMA USE A PALAVRA CONSCIENTIZAÇÃO, A PARTIR DE HOJE ELA É UMA PALAVRA PROIBIDA, E NÃO DEVE SER USADA NA REDAÇÃO. Sua ideia de fazer um parágrafo de desenvolvimento com os problemas e outro com os pontos positivos, é interessante, mas ainda precisa melhorar, use conectivos e use e abuse do seu CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL, USE AS OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO.
    Conclusão, ”Sendo assim a proposta de inclusão no ambiente escolar esta ótimo, porém em outros fatores como o desvio de verba o governo deveria criar leis mais rigorosas, já a sociedade deveria está atento as cobranças proposta, para que assim possamos tentar melhorar a educação no Brasil.”, está faltando coesão e coerência, já que você só mostrou um problema, faça a prosposta de intervenção em cima desse problema, não há necessidade de você falar que no outro ponto está bom, você apenas perdeu linhas no qual deveria ter criado um proposta melhor, com mais detalhes, com o modo como ira acontecer mais claro, faça ou uma retomada ou um fechamento na conclusão, para ficar mais organizado.
    PS:USE CONECTIVOS, SE ATENTE AOS DETALHES DAS CONJUNÇÕES, NÃO USE GERÚNDIO, FAÇA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO MAIS ELABORADA, NÃO USE PRIMEIRA PESSOA, USE NTERTEXTUALIDADES, ESCREVA NO MÍNIMO 3 PERÍODOS EM CADA PARÁGRAFO (pois assim as frases não ficam muito grandes, logo, não ficam cansativas de ler), NÃO USE MAIS A PALVRA CONSCIENTIZAÇÃO EM SEU TEXTO.
    Nota: 600
    Espero ter ajudado, continue praticando!

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  9. Ola, achei uma boa redação, só que em alguns momentos um pouco vaga demais, penso que faltou uma citação sociocultural, ou dados de uma pesquisa para comprovar o seu argumento, claro, que não pode esquecer de onde pegou a fonte.
    Seu domínio da língua formal brasileira é mediano, poderia ter usado palavras mais rebuscadas do vocabulário. Porém na introdução foi correto em citar dois desenvolvimentos.
    Em alguns momentos poderia ter usado a vírgula para dar uma pausa. Começou a introdução de uma forma certa em que não ficou um pensamento vago.
    INTRODUÇÃO:110
    Achei falta de uma explicação a mais, pois você poderia ter falado o porque de tal pensamento, por exemplo quando escreveu que também afetava a saúde pública.
    DESENVOLVIMENTO 1: 100
    Mesmo motivo do desenvolvimento 1, senti falta de desenvolver o pensamento.
    DESENVOLVIMENTO 2: 100
    Durante a conclusão faltou aquela estrutura.
    CONCLUSÃO: 130
    GRAMÁTICA: 150
    NOTA FINAL: ENTRE 580 E 600

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