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Sistema Carcerário no Brasil, causas dos problemas

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Corrijam modelo Enem.
Consoante a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelas Nações Unidas, é assegurado o direito à dignidade humana. Entretanto, no Brasil hodierno, nota-se que os inúmeros problemas no sistema penitenciário impossibilitam que os detentos desfrutem de tal garantia. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser considerados: o baixo investimento em educação pública, e a ausência de planejamento e verbas, que permitam a ressocialização dos presos.

Mormente, é notório salientar que o óbice do sistema prisional brasileiro está relacionado na maioria dos casos com a educação e as desigualdades sociais. Conforme os dados levantados pelo Ministério da Justiça, o perfil da população presa é predominantemente composto por jovens negros e de baixa escolaridade. Nesse viés, com a ausência de investimento do Estado na educação pública, muitos jovens pobres, oriundos das periferias, não possuem a oportunidade de estudar. Desse modo, a falta de escolaridade dificulta o acesso ao campo de trabalho, proporcionando, assim, a busca de alternativas para a sobrevivência, sendo estas muitas vezes encontradas no mundo da criminalidade, o que gera prisões e, consequentemente, a superlotação dos presídios.

Ademais, é valioso ressaltar o despreparo de muitos presídios para a realização da ressocialização dos detentos. De acordo com o documentário “Carandiru”, o sistema carcerário brasileiro encontra-se em condições inóspitas e hostis. Nesse sentido, com a escassez de programas que busquem preparar os presos para ingressarem novamente na sociedade, muitos tendem a voltar a cometer delitos, vide que, são influenciados pelo ambiente de violência presente nas prisões. Dessa forma, é ocasionado, por conseguinte, a perpetuação da problemática, visto que, o aumento da criminalidade será algo constante.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe o Governo Federal, promover melhorias no sistema penitenciário brasileiro, por meio da criação de cursos técnicos dentro dos presídios, de forma opcional, para os presos que queiram aprender alguma profissão, além de trabalhos comunitários realizados pelos detentos, que auxiliem com a aceitação deles por parte da comunidade, os cursos deverão ser mantidos por intermédio dos trabalhos comunitários. Tais medidas tem como fito a ressocialização dos indivíduos. Assim, o direito à dignidade humana será mais respeitado no sistema carcerário.

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5 Correções

  1. Olá, PHNALON! Executando sua solicitação…
    Seguem algumas observações referentes ao seu texto:

    Consoante a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelas Nações Unidas, é assegurado o direito à dignidade humana. Entretanto, no Brasil hodierno, nota-se que os inúmeros problemas no sistema penitenciário impossibilitam que os detentos desfrutem de tal garantia. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser considerados: o baixo investimento em educação pública, e a ausência de planejamento e verbas, que permitam a ressocialização dos presos.

    • Observações:
    – Trouxe uma contextualização interessante, relacionando-a com a temática, muito bem.
    – Abordou uma tese – tente problematizar um pouco mais para não ser um obstáculo que atrapalhe a nota máxima.
    – Apresentou os argumentos por meio dos núcleos argumentativos, ficou legal.
    – Em suma, foi muito bem estruturalmente.

    Mormente, é notório salientar que o óbice do sistema prisional brasileiro está relacionado na maioria dos casos com a educação e as desigualdades sociais. Conforme os dados levantados pelo Ministério da Justiça, o perfil da população presa é predominantemente composto por jovens negros e de baixa escolaridade. Nesse viés, com a ausência de investimento do Estado na educação pública, muitos jovens pobres, oriundos das periferias, não possuem a oportunidade de estudar. Desse modo, a falta de escolaridade dificulta o acesso ao campo de trabalho, proporcionando, assim, a busca de alternativas para a sobrevivência, sendo estas muitas vezes encontradas no mundo da criminalidade, o que gera prisões e, consequentemente, a superlotação dos presídios.

    • Observações:
    – Utilizou tópico frasal, demonstrando planejamento textual e situou o leitor.
    – Cuidado com as generalizações, não é bem-visto no ENEM. Use apenas quando tiver um respaldo de autoridade como você fez no período 1.
    – Lembre-se de isolar as sentenças explicativas e os vocativos, com vírgulas.
    – Trouxe um argumento de autoridade pertinente, problematizou, trouxe as causas do impasse. Isto assegurou sua nota máxima na subclassificação da competência 2.
    – Bons usos dos conectivos, possui um ótimo repertório. Além disso, os períodos ficaram de um tamanho agradável.

    Ademais, é valioso ressaltar o despreparo de muitos presídios para a realização da ressocialização dos detentos. De acordo com o documentário “Carandiru”, o sistema carcerário brasileiro encontra-se em condições inóspitas e hostis. Nesse sentido, com a escassez de programas que busquem preparar os presos para ingressarem novamente na sociedade, muitos tendem a voltar a cometer delitos, vide que, são influenciados pelo ambiente de violência presente nas prisões. Dessa forma, é ocasionado, por conseguinte, a perpetuação da problemática, visto que, o aumento da criminalidade será algo constante.

    • Observações:
    – Tópico frasal novamente, isso aí. Usou uma contextualização interessante.
    – Lembre-se de focar no núcleo 2, sobretudo, nas CAUSAS, tendo em vista que é a ênfase do tema.
    – O d2 ficou um pouco distante do seu planejamento textual, comprometendo sua nota máxima na competência 3.
    – Sugiro que use dois núcleos argumentativos simples, bem sintetizados na introdução com intuito de discuti-los de forma profunda.

    Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe o Governo Federal (AGENTE), promover melhorias no sistema penitenciário brasileiro (AÇÃO), por meio (MEIO/MODO) da criação de cursos técnicos dentro dos presídios, de forma opcional, para os presos que queiram aprender alguma profissão (FINALIDADE), além de trabalhos comunitários realizados pelos detentos, que auxiliem com a aceitação deles por parte da comunidade, os cursos deverão ser mantidos por intermédio dos trabalhos comunitários (DETALHAMENTO). Tais medidas tem como fito a ressocialização dos indivíduos (FINALIDADE). Assim, o direito à dignidade humana será mais respeitado no sistema carcerário (RETOMOU A CONTEXTUALIZAÇÃO).

    • Observações:
    – “Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual.” No lugar dessa frase coloque as ideias da sua tese para conseguir deixar o texto linear e circular, e menos senso comum.
    – Embora tenha colocado todas as características imprescindíveis para a conclusão, as informações ficaram difíceis de serem localizadas, pois, ficaram misturadas. Sendo assim, tente dissociar os elementos.
    – Tente colocar o agente e ação de forma mais específica.

    Enfim, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Continue estudando, está no caminho certo. Seja resiliente. Abraço!!!
    Sua nota por competência na minha perspectiva:
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

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  2. Competência 1: Apresenta bom domínio da norma culta, com muitos desvios gramaticais. Muito bom!!!
    180
    Competência 2: Defendeu seus argumentos muito bem, com ideias claras.
    200
    Competência 3: Argumentação muito bem organizada. Parabéns!
    200
    Competência 4: Bom uso de conectivos.
    180
    Competência 5: Proposta de intervenção completa de acordo com os critérios do Enem.
    200
    Total 960

    • 1
  3. Olá PHNalon…
    Sua redação está muito boa.
    Você usa corretamente os conectivos, contextualizou corretamente o tema, aponta uma proposta de intervenção muito coerente, não fugiu do tema em momento algum, mostra dominância da norma culta e organização…
    Uma observação é que você deveria “resumir” um pouco em algumas partes, para não ficar longo ou repetitivo.
    Nota: 940

    • 1
  4. Muito boa a redação. defendeu com clareza o tema proposto, apresentou a tese na introdução que casou direitinho com os dois parágrafos de desenvolvimento. Fez boas referências, parabéns. A proposta de intervenção, putz, maravilhosa.
    Eu só achei que o segundo parágrafo ficou um pouquinho grande, mas acho que isso não ai comprometer muito a tua nota final, caso fosse uma redação de enem

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  5. Eu amei sua redação, mulher vc arrasou, de verdade! Se continuar assim, vc será uma NOTA 1000! Seu repertório está perfeito, e a maneira que vc expressa sua opinião com clareza. Estou realmente sem palavras. Parabéns. Eu AMEII sua introdução, desenvolvimento e conclusão. Vc demonstra domínio da norma culta também, arrasou.

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