Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções.

  • 1

A constituição de um sistema penal já era concebida durante a Idade Média onde era imposto aos monges faltosos a se recolherem em celas para o arrependimento e reparo. Bem como na atualidade, o sistema carcerário faz jus a história quando apreende infratores para uma reeducação visando a inclusão de um indivíduo recuperado de traços criminosos, porém na prática esta regeneração deixa a desejar levando-se em consideração ao superlotamento dos presídios e a falta de investimentos em direitos primordiais que o sistema brasileiro não oferece corretamente.

Em contrapartida a ideia central do sistema penal é imprescindível citar a superlotação existentes nas penitenciárias brasileiras, o que acaba dificultando boas práticas de atividades educativas para a vida em sociedade e facilitando o acesso a drogas ilícitas por meio de funcionários corruptos que deixam ”passar”, gerando o acréscimo de violência física, sexual e psicológica que alguns detentos sofrem por causa da hierarquia que se cria no cárcere de criminosos mais poderosos com mais ”direitos” lá dentro, e assim motivando futuramente a prática de novos delitos.

Outrossim a superlotação das cadeias, têm-se também a falta de investimentos nas atividades dos presidiários desde a saúde até o trabalho que deveria ser ofertado nas penitenciárias. No ano de 2014, o Portal da Saúde registrou que 56% dos óbitos no ano em questão foi causado por doenças. Esta elevação de mortes por causa de saúde se dá pelo sistema que não oferece celas limpas e livres de insetos e roedores, além da alimentação precária apresentando comida estragada e pobre em nutrientes.

Logo se faz necessário tratar do sistema carcerário brasileiro para retificá-lo. Urge que o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Infraestrutura tomem ação das negligências inferidas aos presidiários, por meio da melhoria nos investimentos em limpeza e saneamento, além da abertura de novas penitenciárias que abriguem apenas a quantidade que a estrutura permite, afim de promover uma mudança na experiência vivida pelos encarcerados e tornar tais lugarem em ambientes de arrependimento e reintegração como na Idade Média, visando um Brasil menos criminalizado.

Compartilhar

5 Correções

  1. boa noite, irei corrigir sua redação com meus conhecimentos que não são muitoskkk

    voce comecou a introdução muito bem, o contexto historico otimo mas você esqueceu de separar suas teses em uma nova oração, o ideal sempre fazer tres:
    1- contextualiza
    2- desenvolve
    3- apresenta suas teses

    os seus desenvolvimentos tem muitas informações e estas não estão concentradas nas teses que voce apresentou antes, voce precisa ser mais objetivo e fiel ao que propoe na introdução

    conclusão perfeita, exceção do erro em “afim” que é separado

    • 1
  2. Olá, vou fazer a correção da sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero te ajudar!
    Introdução:
    Estrutura ideal – Contexto (alusão)+Problemática+Tese (2 argumentos)
    Sua estrutura – Contexto (ótimo, demonstrou conhecimentos de história)
    Problemática (Ficou bem clara)
    Tese ( Foi possível identificar porém seria mais adequado outro período separado da problemática)
    Sugestão:”…história quando apreende infratores para uma reeducação visando a inclusão de um indivíduo recuperado de traços criminosos, porém na prática esta regeneração deixa a desejar. Isso fica claro ao se observar que há um superlotamento dos presídios…”
    Desenvolvimento 1
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (apresentou o primeiro argumento)
    Repertório (senti falta de um repertório que comprove seus argumentos, porém a ideia está bem interessante)
    Conclusão ( ok)
    -Uma dica é se atentar ao fato de que, a estrutura deve possuir 3 períodos, seu parágrafo possui apenas vírgulas trazendo a sensação de que não a muitas pausas, podendo gerar problemas ao entendimento do correto. Revise o tema: pontuação.
    Desenvolvimento 2:
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (ok)
    Repertório (apresentou fatos que comprovaram seu argumento)
    Conclusão (ok)
    Parágrafo muito bem escrito e estruturado. Use ele de base para otimizar o parágrafo anterior.
    Conclusão:
    Estrutura ideal- Retomada do tema+proposta de intervenção+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Retomada do tema ( fez da maneira clara e adequada, muito bem)
    Proposta de intervenção (vou utilizar as informações da sua proposta e completar os tópicos abaixo, para concluirmos se está completa)
    Ação- melhoria da limpeza e saneamento e promover uma mudança na experiência vivida pelos encarcerados
    Agente 1- Ministério da Saúde
    Agente 2- Ministério da Infraestrutura
    Modo ou meio- através de investimentos e abertura de novas penitenciárias
    Efeito- tornar tais lugarem em ambientes de arrependimento e reintegração
    Conclusão do parágrafo (ok)
    Seu parágrafo tem apenas dois períodos, vou deixar uma sugestão:
    “…abertura de novas penitenciárias que abriguem apenas a quantidade que a estrutura permite. E dessa forma o governo irá promover uma mudança na experiência vivida pelos encarcerados e assim, tornar tais lugarem ambientes de arrependimento e reintegração como na Idade Média, visando um Brasil menos criminalizado.”
    Você escreve muito bem, parabéns pela redação!

    • 1
  3. COMPETENCIA I: 160 – erros de crase, pontuação e acentuação.
    COMPETÊNCIA II: 160 – dois repertórios legitimados, porém, pouco produtivo.
    COMPETÊNCIA III: 120 – muitas informações, mas com poucas argumentações sobre.
    COMPETÊNCIA IV: 120 – Inadequação de um conectivo (Em contrapartida), pouco uso de conectivos durante o texto.
    COMPETÊNCIA V: 120 – Sua proposta está confusa, pois apresenta duas ações incompletas: *melhoria de investimentos e *abertura de penitenciárias, na qual a primeira só possui o agente e a segunda só tem finalidade e detalhamento, pois os agentes não têm um certo poder para esta ação.

    Obs: Você escreve bem, mas tem pouco domínio sobre a crase e vírgula. teve uma ótima introdução com repertório, relacionou ele com o tema e tese, porém nos desenvolvimentos, houve uma pequena desorganização e falta de argumentos. Na conclusão, escolha apenas uma ação, um agente que tenha poder sobre isso, como irá realizá-la, por onde? (escolas? Propagandas? Posters?…) e escolha a finalidade ou o modo para detalhar.
    NOTA TOTAL: 680

    • 1
  4. Olá, Tudo bem?
    Deixarei algumas anotações sobre o que encontrei em sua redação:
    1° parágrafo: Não que esteja errado, mas acredito que ficaria melhor se colocasse “visando a inclusão desses indivíduos recuperados na sociedade”. Aqui poderias colocar um ponto e iniciar um novo período. A regeneração desses indivíduos é o que lota os presídios? Eu entendi o que você quis dizer, mas talvez confunda o corretor, poderia colocar algo como ” Entretanto, a entraves no que diz respeito à tal processo de regeneração, como por exemplo a superlotação…”
    2° parágrafo: Seria bom usar um conectivo inter-parágrafo que possa ser usado em conjunto com o usado no D2( “Em primeira análise” para “Em segunda análise”). O a teria acento após o contrapartida. Repertório sociocultural? Cara só tem um período para retomada do projeto de texto, repertório e argumentação, seria ideal colocá-los em períodos diferentes.
    3°parágrafo: Repetição de palavras. Seu repertório não tá ligado ao tema, acho que você esqueceu de colocar óbitos nesses ambientes, ou algo assim porque ficou em aberto se são óbitos no país ou relacionado ao tema.
    4° parágrafo: Proposta de intervenção contendo todos os agentes: Agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 160- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II: 120- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA III: 160- Argumentação consistente. Falta de Repertório sociocultural produtivo, pertinente e legítimo (D1)
    COMPETÊNCIA IV: 160- Muita repetição de palavra.
    COMPETÊNCIA V: 200- Sua proposta está ótima, parabéns!

    TOTAL: 800.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato.
    Parabéns pela redação e boa sorte!

    • 1
  5. 880/900
    Senti falta de um tópico frasal no D1.
    E uma melhor desenvoltura da conexão das ideias.
    Use mais conectivos intraparágrafos para melhorar a coesão textual.
    Tirando esses detalhes você conseguiu desenvolver a ideia central do tema de uma maneira clara. Seu texto está muito bom! Parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.