Desde a Grécia antiga, o esporte está relacionado à cidadania, visto que quando surgiram as olímpiadas esportivas apenas os cidadãos podiam competir. Na atualidade, nota-se que muitos esportes ainda são restritos a apenas uma pequena parcela da população, seja por falta de investimentos governamentais, seja por falta de incentivos e falta de tempo para a prática esportiva.
Em primeira análise, é importante salientar a importância do esporte na vida das pessoas, visto que ele evita doenças muito comuns atualmente como a obesidade, problemas cardíacos e o estresse. Entretanto é notória a falta de investimentos por parte do governo nesse setor, já que é pouco comum se ver espaços destinados à prática esportiva e com grande variedade de modalidades gratuitos, o que evidencia que nem todos os cidadãos têm acesso igualitário.
Ademais, é necessário ressaltar a falta da prática esportiva também está ligada à falta de incentivos e de tempo. É comum que as pessoas desconheçam à importância do esporte e assim deixam de separar tempo para realizar alguma atividade física o que pode vir a gerar problemas no futuro, as doenças cardiovasculares são as que mais matam no, todavia praticando-se algum esporte as chances de se contrair esse tipo de patologia são reduzidas.
Portanto, atitudes devem ser tomadas para resolver o problema da falta de acessibilidade ao esporte, para isso cabe ao Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania -responsável por assegurar a democratização das práticas esportivas dentro de todo o território nacional- destinar verbas para a criação de novos espaços para a prática de atividades físicas, para que todo o cidadão possa realizar esportes diversos e assim cuidar de sua saúde, deste modo o esporte e a cidadania andarão juntos como na Grécia Antiga.
Ana Leticia GIniciante
Ser cidadão inclui praticar esportes?
Compartilhar
mouraavii
Boa noite.
Sua introdução está muito boa, minha dica é não repetir a palavra mais de uma vez, só na introdução você utilizou “falta” três vezes.
d1 e d2 estão ótimos, com bons argumentos e um bom uso de conectivos em cada parágrafo.
Se puder corrigir minhas redações ficarei agradecida.
Espero ter ajudado.
VIIHGBARBOSA
Está ótimo, só preciso parar de repetir algumas palavras
E na introdução, não tem necessidade de repetir tanto a palavra falta
então tente trabalhar esses pontos assim sua redação ficara muito boa
senti falta também de citações ou algum dado estatístico. Nota 910
Você escreve bem, tem que procurar separar os assuntos e colocar nas normas de uma redação do Enem.
Brunadesanti
Oii (:
Gostei da sua redação, acho que você soube desenvolver bem o tema e a citação da Grécia foi incrível. Só tome cuidado com as vírgulas e sempre detalhe o texto trazendo riqueza. Ademais, a conclusão está boa e trazendo as 5 competências convulsivas.
Eu sou só uma vestibulanda e não sei se está tão correto mas espero ter ajudado!! (:
NOTA: 900
PedroViniciux
Adorei a proposta, fez uma alusão história como pode ser citado, senti falta dos operadores argumentativos no texto, mas não tem problema. Outra coisa que gostei foi a retomada da alusão na conclusão, achei bastante interessante, senti falta também de citações ou algum dado estatístico. Nota 910