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SENSO DE COLETIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA

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Consoante o sociólogo alemão Ralf Dahrendorf no livro “A lei e a ordem” a anomia é uma condição social onde as normas reguladoras do comportamento das pessoas perderam sua validade. De maneira análoga, a anomia assemelha-se ao atual cenário brasileiro, à medida que as pessoas se expõem a doenças altamente transmissíveis, como o COVID-19, fazendo com que não haja o censo de coletividade e cometendo injustiças.

Segundo o filósofo suíço Jean Jacques, a natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade corrompe-o e torna-o miserável. Tais fatos evidencia a necessidade de ouvir cada um dos blocos sociais, e assim, integrar uns aos outros.

Para o sociólogo francês Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir a medida em que ele aprende a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que de depende. Mostrando assim, a importância da justiça no âmbito social para que as comunidades tenham acesso a informação e educação, e consequentemente não infrinjam as leis.

Portanto, é indubitável que a educação de ser levada a todos os cidadãos por parte dos órgãos governamentais e que a sociedade precisa cultivar empatia, para que a lei e a ordem estejam em harmonia.

Moelo EsSa*

 

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2 Correções

  1. CORREÇÃO DETALHADA: Passo a passo para a nota final.
    Correção feita tendo como base os documentos disponibilizados pelo Inep, disponíveis no site:
    http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos

    1°passo: analisar se encaixa em alguma das situações que levam à anulação,tais como:
    fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; extensão de até 7 (sete) linhas; apenas cópia integral de texto(s) motivador(es) e/ou da Proposta de Redação e/ou de
    textos motivadores apresentados no Caderno de Questões; impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto); parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante; texto integralmente em língua estrangeira.
    2° passo: avaliar normalmente, caso não se enquadre, com base nas seguintes competências:
    1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal portuguesa
    2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentação.
    5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Termos importantes para a avaliação da anulação:
    Tema: O tema é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
    Tangenciamento: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante. Texto dissertativo-argumentativo: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.

    Avaliação passo a passo
    passo 1: não obediência ao texto dissertativo-argumentativo, pois seu texto apresenta somente introdução e conclusão, sem o desenvolvimento dos seus recursos argumentativos, explicitados em ” censo de coletividade e cometendo injustiças.” veja que você apenas expôs esses termos com base em autoridades, porém não relacionou com o assunto que você colocou.
    Veja, eu recomendo a você, ler o documento que eu mandei.
    Boa sorte e espero poder dar uma nota maior nas próximas. E essa redação te ajudou de alguma forma, por favor, selecione-a como ‘melhor correção”. Isso me ajudaria muito a continuar corrigindo.

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  2. Olá!

    Introdução: Bem feita e com a apresentação da tese.

    Desenvolvimento 1: desenvolvimento bom e coeso, porém, possui alguns erros gramaticais.

    • Na citação do filósofo falta o hífen (Jean Jacques), o correto seria Jean-Jacques
    • Erro de concordância verbal na segunda linha (Tais fatos evidencia), o correto seria: Tais fatos evidenciam

    Desenvolvimento 2: bom desenvolvimento, acredito que se tivesse utilizado algum conectivo entre os desenvolvimentos, teria uma harmonia maior entre eles. Bom uso das vírgulas. Faltou uma crase em “tenham acesso a informação”. (acesso à informação)

    Conclusão: Não tenho certeza se você fez seguindo o modelo ENEM, caso tenha feito, poderia ter especificado mais os elementos.
    Caso não seja o modelo ENEM: achei correto. Como sugestão, poderia ter retomado a tese brevemente.
    • Há um erro na primeira linha: “é indubitável que a educação de ser levada”, o correto seria “deve ser levada”, mas acredito que tenha sido erro na digitação.

    Espero ter ajudado de alguma forma.

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