Em “A Sociedade do Espetáculo”, livro do filósofo Guy Debord, as pessoas fazem uma performance para entreter uns aos outros com uma “perfeição” que não existe, atitude influenciada pela dominação do capitalismo. Infelizmente essa problemática não se limita apenas à obra, pois a sociedade contemporânea, por meio das redes sociais, busca mostrar uma vida perfeita para entrar num padrão social promovido pela mentalidade capitalista. Assim, dentre os fatores que comprovam essa realidade, pode-se destacar não só a atuação falha da mídia, como também a influência do capitalismo na indústria do corpo perfeito.
Em primeiro ponto, o poder midiático tem intervenção nas opressões por meio de padrões estéticos. Isso ocorre pois a mídia promove a imagem do corpo perfeito sendo magro, nariz fino e cabelos lisos; fotos em redes sociais mostrando uma “vida perfeita”, dando a ilusão de que aquela é a única realidade admissível. Essa estereotipação do “aceitável” afeta principalmente as mulheres. Como consequência disso, surge a baixa autoestima que, na maioria das vezes, é causada pela comparação que é feita entre as mesmas. Nesse sentido, a idealização do ser perfeito, de acordo com os padrões estéticos impostos pela sociedade, gera insatisfação e a falta de amor próprio.
Outrossim, a indústria capitalista se aproveita se promover. Dessa maneira, o sistema mercadológico ajuda a estimular a criação de padrão a ser seguido a partir do uso de produtos e procedimentos estéticos, e a partir da criação de um estereótipo de beleza dentro da estrutura social, aqueles que não alcançam tais expectativas são discriminados. Como consequência disso, as pessoas se sujeitam a inúmeros processos interventivos a fim de se atender o que a sociedade cobra. Exemplo dessa situação são as mulheres negras, que alisam os cabelos pois creem que essa é a saída para sofrer menos discriminações e preconceitos.
Sendo assim, é de suma importância medidas para solucionar o impasse. Dessa forma, a mídia, juntamente com empresas de beleza e publicidade, devem mostrar para a população a diversidade de pessoas com corpos e belezas diferentes dos já padronizados por meio de propagandas televisivas e publicações nas redes para incentivo de aceitação e a despadronização. Ademais, o governo precisa promover palestras sobre a não existência da vida perfeita e padrões estéticos em escolas, empresas e comunidades. Posto isso, a sociedade enxergará a ligação do capitalismo com a pressão estética e gozará amor próprio.
Além de seus apontamentos, coloque uma nota tbm. Obrigada.
Vitoria08
Olá Isabela! Eu adorei sua redação, percebe-se que você possui um bom conhecimento sobre o tema, porém percebi alguns erros ortográficos e algumas frases muito longas como é o caso do trecho “Dessa forma, a mídia, juntamente com empresas de beleza e publicidade, devem mostrar para a população a diversidade de pessoas com corpos e belezas diferentes dos já padronizados por meio de propagandas televisivas e publicações nas redes para incentivo de aceitação e a despadronização”.
Achei sua introdução perfeita, usou repertório pertinente e deixou os argumentos bem explícitos.
Gostei dos parágrafos de desenvolvimento, mas acho que poderia colocar algum repertorio sociocultural para complementar seus argumentos.
Em relação a conclusão, senti falta do detalhamento na primeira proposta. Além disso, gostaria de falar que achei a segunda proposta de intervenção desnecessária. Acredito que seria melhor focar no detalhamento da primeira proposta para deixá-la completa. Por fim, gostei bastante, você tem potencial e acho que sua nota ficaria acima de 800. Parabéns!!
selton.ang
O texto está bem estruturado e consegue defender bem os seus argumentos. Conseguiu fazer uma boa introdução e problematizar o tema, a tese está bem clara para o leitor. Seria bom se você trouxesse mais repertórios para embasar os seus argumentos, embora tenha defendido bem, poderia trazer uma citação filosófica ou um contexto histórico como exemplo para relacionar com o tema. Ex= “Aquilo que foi criado para ser instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica” – Pierre Bourdieu, para falar sobre o poder da mídia.
Percebi que você repetiu algumas vezes os conectivos, assim sua pontuação será menor na competência 4, procure fazer substituições.
A sua conclusão está bem feita, colocou todos os itens necessários, mas não faça duas, escolha uma das causas do desenvolvimento e proponha uma intervenção. Se você fizer duas, o enem vai considerar apenas a mais completa
C1= 160; C2 = 160; C3 = 200; C4 = 120; C5 = 200. Nota final = 840
AyameAntunes
Sua introdução ficou com uma ótima contextualização, mostrou o problema enfrentado, e também sua tese.
No seu D1, uma sugestão, é que você fizesse alguma alusão ou trouxesse alguma estatística que comprovasse o que você está falando. Exemplos:
– música “Pretty hurts” da cantora Beyoncé;
– música “Mrs Potato Head” da cantora Melanie Martinez;
– dados estatísticos que comprovem que as mulheres são as mais afetadas.
Na sua interferência, você deve se atentar de que sua proposta deve “responder”
a alguns tópicos para que fique claro qual seu posicionamento em relação ao problema, ou seja:
AGENTE
AÇÃO
MODO
FINALIDADE
DETALHAMENTO
Em suma, parabéns pela redação!
alineps
Olá Isabela, tudo bem? espero que sim. Antes de tudo, parabéns pela redação, você escreve muito bem, então aqui vai algumas breves observações que podem te ajudar a a melhorar ainda mais:
*Sua introdução está muito boa, o livro de Guy Debord se encaixou muito bem com o tema. A única coisa que destaco, é usar uma vírgula depois do “infelizmente”.
*No seu D1 tem uma boa argumentação, parabéns por isso. Mas perceba que você não usou repertório, você argumenta, mas com base em que? Não tem referência, da a impressão que está no achismo, e prejudica sua nota na C2. Lembre de usar repertório em todos os argumentos :)
** “..a indústria capitalista se aproveita se promover. ” Nessa frase creio que foi uma falta de atenção, não deu pra entender muito bem.
Então sobre o D2, a mesma coisa que eu disse.. Vejo que está faltando referência, por exemplo, um filósofo que me lembro agora é o Theodoro Adorno , que fala sobre esse ‘industria cultural’,etc.. E no D1 que você fala sobre a mídia, tem o Bordieu por ex. Continuando sobre o D2 a unica ‘base’ que você diz é no final do texto sobre as mulheres negras, e não acho que isso seja um repertório de autoridade.
***Vou tentar analisar aqui sua proposta, com o que eu entendi:
agente (quem?) : ” a mídia, juntamente com empresas de beleza e publicidade” – 40 pts
ação (vai fazer o que?) : “mostrar para a população a diversidade de pessoas com corpos e belezas diferentes dos já padronizados” – 40 pts
modo/meio: “propagandas televisivas e publicações nas redes” – 40 pts
finalidade/efeito: “incentivo de aceitação e a despadronização” – 40pts
detalhamento: ?
> O que quero dizer, é que não consegui identificar um detalhamento, e você fez 2 propostas, lembre que só é avaliada 1. Minha dica é fazer só 1, e invista em mais detalhes.
Então uma média das notas que >>eu<>> Então é isso, mais uma vez parabéns, desculpe qualquer coisa, espero que algo do que eu disse possa te ajudar a melhorar ainda mais <3 Bons estudos :))
EDUARDOREIS55
Ola Isabela,
Sua redação está muito boa e fica difícil “corrigir” a mesma… rsrsrsrsr
Vou tentar apontar por competências, mas lembrando que sou apenas um candidato normal.
C1 180
C1 Outrossim, a indústria capitalista se aproveita se promover. (acredito que houve um erro na formação da frase)
C1 – …..as pessoas se sujeitam (não seria melhor ou correto “sujeitam-se?
C1 – que alisam os cabelos pois creem… Cabe uma vírgula após “cabelos”
C2 – 200
C2 – Seu parágrafo introdutório explana perfeitamente o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta. Parabéns
C3 – 160
C3 – Você desenvolveu com muita propriedade as teses apresentadas. Faltaram as figuras de reforço no 2º e 3º parágrafos ( o ENEM valoriza isso).
C4 – 160
C4 – Evite utilizar o conectivo “Infelizmente”, a repetição destes (como consequência disso) e cuidado com parágrafos longos “…… Outrossim, a indústria capitalista se aproveita se promover. Dessa maneira, o sistema mercadológico ajuda a estimular a criação de padrão a ser seguido a partir do uso de produtos e procedimentos estéticos, e a partir da criação de um estereótipo de beleza dentro da estrutura social, aqueles que não alcançam tais expectativas são discriminados”
C5 – 200
C5 – Você atendeu as “5 regras de ouro” com perfeição. Agente, Ação, Modo de, Finalidade e Descrição.
Nota 900!
carolinapedrini
Oi Isabela :) Eu gostei muito da sua redação! Você soube explicar seus argumentos, deixou o texto coeso, muito bem trabalhado, usou a linguagem culta e soube utilizar as palavras de forma correta. Os quatro parágrafos estão muito bem feitos e de acordo com o tema (que você também deixou bem claro qual era), sua conclusão responde todas as perguntas, parabéns!
Só senti falta de algum dado estatístico, referência à livros/séries/filmes ou citações nos seus parágrafos de desenvolvimento, mas fora isso está perfeito!!
De acordo com as competências do ENEM:
C1: 200, C2: 180, C3: 200, C4: 200, C5: 200 => Nota Final = 980!!