Iniciante

Segurança Pública

  • 1

_____________Conforme Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. A Segurança Pública no Brasil abarca uma perspectiva alarmante, a sobrecarga de funções entre combater e reduzir a violência na sociedade com desvalido amparo suficiente na conjuntura da qualidade instrumental e de vida da corporação, reflete essa realidade.

_____________Argumentar sobre a Segurança Pública consiste em aludir, inclusive, alguns dos enfoques básicos assegurados pela Constituição Federal de 1988, como o direito à vida, liberdade, saúde, educação e segurança. Quando tais necessidades substanciais à manutenção da dignidade da pessoa humana são fragilizadas, suas consequências se estendem aos demais segmentos da sociedade.  A escassez de Segurança Pública representa uma ameaça social tanto aos indivíduos diretamente envolvidos, quanto a todos os cidadãos que também figuram como vítimas de suas sequelas.

_____________O Brasil é um país extenso territorialmente, com dinâmicas sociais desiguais, onde, infelizmente, a atuação da Segurança Pública é insuficiente para atender todas as demandas conflituosas. Essa insuficiência faz com a população cultive posicionamentos negativos com relação à Segurança Pública, culminando no contraponto de que as Polícias possuem uma função de assistência ao cidadão. Há, portanto, uma relação desarmônica entre esses dois sujeitos.

_____________À vista disso é imprescindível que o Estado Brasileiro opere práticas sociais, políticas e econômicas para prover o acesso a condições básicas de desenvolvimento social, pois, como citado por Bauman, é necessário solidificar essas relações, posto que sua fragilidade fragmenta a possibilidade de desenvolvimento da sociedade.

_____________O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve preconizar programas voltados às periferias, logo que essas são as pessoas que representam o recorte populacional mais afetado pela violência nas cidades. É necessária a cooperação entre as instâncias governamentais como, por exemplo, a atuação do  Ministério de Educação e Cultura (MEC) promovendo ações voltadas à capacitação profissional, melhorias estruturais e a melhora quanto a acessibilidade do ensino à população brasileira promovendo o envolvimento da comunidade, família e sociedade no processo educacional com o intento de formar cidadãos comprometidos em garantir o bem estar da sociedade como um todo.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, boa tarde.Em relação ao seu texto, a minha avaliação será feita com base nas competências cobrados pelo ENEM:
    Competência 1(Domínio da escrita formal do português): 200
    ” 2(Compreender a proposta, e utilizar de diversas áreas do conhecimento dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo):160(Não há tantas referências a outras áreas do conhecimento, e a única que tem ,sobre o Bauman, não foi bem explicada em relação ao tema)
    ” 3(Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): 160(Tudo que você utilizou para defender o seu ponto de vista é coerente, ficando evidente as consequências de uma fraca segurança pública no primeira parágrafo, e no segundo as causas dessa deficiente segurança pública, mas ainda sim, a sua interpretação acerca dos seus argumentos são um pouco senso comum, além de alguns argumentos não terem sido muito explicados, como ”suas consequências se estendem aos demais segmentos da sociedade”, onde não há uma maior abordagem em relação, por exemplo, às consequências, quais consequências)
    ” 4(Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção textual): 200
    ” 5(Elaborar a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos) :120(Aqui, a sua primeira intervenção ao problema ficou muito superficial, não sendo apresentando, especificamente, o que será aplicada, como será aplicada e as consequências da aplicação dessa medidas, o que ficou evidente quando você escreveu sobre os programas voltados às periferias , mas não fala sobre o que exatamente. Na segunda, você apresenta de modo um pouco mais detalhado, mas não muito, sendo que você aborda a educação, mas não trabalha a relação entre a educação e segurança pública na sua argumentação)

    • 1
  2. Boa tarde,BARDA!
    Sua redação foi desenvolvida com ótimo domínio da língua culta.
    O modo com que você dispôs os parágrafos ficou ótimo e fácil de visualizar.
    Demonstra ótima compreensão do tema e ótimo repertório cultural.
    Ao fazer referência ao filósofo polonês, Zygmunt Bauman, seu texto ficou
    bem embasado com argumento de autoridade.
    No entanto, quero valer-me da liberdade para fazer alguns comentários
    em referência à sua redação.
    No segundo parágrafo, a partir da sua citação: direito à vida, liberdade,saúde,educação e segurança,é importante atentar para o paralelismo sintático e também utilizar o sinal indicativo de crase nas demais palavras.
    No terceiro parágrafo: “essa insuficiência faz com”, acredito ser melhor usar “faz com que”.
    No parágrafo quinto ,você utilizou a conjunção subordinativa temporal “logo que”. No caso seria preferível usar conjunção subordinativa causal, por exemplo, pois, já que, visto que, uma vez que, etc.
    Ainda no parágrafo quinto : “promovendo ações voltadas à capacitação profissional”, as expressões melhorias estruturais, a melhora, também deveriam vir marcadas com o sinal indicativo de crase.
    Sua organização da conclusão é ótima, e acredito que você teria uma nota ótima no ENEM, concursos, etc.
    Para concluir, espero sinceramente não ter causado aborrecimentos com minhas observações e digo que as faço com o intuito também de aprender.
    Parabéns e continue escrevendo.

    • 1
  3. Seu texto ficou bom, você usou repertórios, porém você repetiu bastante palavras, umas delas sendo “Segurança pública”, você fez 5 parágrafos e o correto seria 4 (Conclusão, desenvolvimento 1 e 2, Conclusão). Faltou crases em algumas palavras. O 2 parágrafo ficou bom, com repertório, mas teve repetição. Recomendo você a ver sinônimos, aumenta o vocabulário e não irá perder pontos.

    • 1
  4. seu texto ficou bem claro, com bons argumentos utilizados ao longo do mesmo, porém acho que deveria procurar mais sinônimos de palavras (que tem o msm significado) para não acabar repetindo tantas vezes no decorrer da redação, além do mais para não pecar em algumas competências! Outrossim você realizou 5 parágrafos, onde na verdade o bom seria trazer o tema em 4 parágrafos, sendo 1 de introdução(com 7 linhas) 2 de desenvolvimento(com 8 linhas cada) e 1 de conclusão(também com 7 linhas) assim vc fecha as 30 linhas máximas sem erros de espaçamento! bjs espero que tenha ajudado

    • 0
  5. Ótimo domínio da língua.
    Colocou uma citação de Bauman, que apesar de não ser obrigatória, é um grande diferencial.
    Tente apenas evitar repetir algumas palavras e estará no caminho certo.
    Citou também o MEC, que acaba sendo um diferencial e demonstra que possui amplo conhecimento, não apenas relacionados ao tema, mas também aos relacionados.
    Apresentou proposta de intervenção bem elaborada.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.