No contexto atual, muito se diz sobre aceitação de diferentes corpos, com a tentativa de “quebrar os padrões impostos pela sociedade”. Entretanto, quando a saúde é levada em consideração há um contraste; de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), trata-se de quatro milhões de mortes por ano causadas pela obesidade. De modo conjunto, a publicidade relacionada a alimentos industrializados aumenta paralelamente ao número de pessoas com doenças referente ao sobrepeso.
Segundo o documentário “Muito além do peso”, as crianças brasileiras ficam diariamente três horas na escola comparado às absurdas cinco horas em frente à televisão. Desse modo, às indústrias aproveitam para difundir seus produtos através de propagandas. Estas retratam a felicidade, brinquedos e personagens que chamam a atenção do grupo infantil. Como consequência, a famosa “birra” é algo comum quando crianças não ganham o que pedem, entre estas coisas, produtos altamente industrializados que danificam a saúde.
Por outro lado, o documentário também retratou entrevistas com mães e filhos sobre informações de produtos consumidos diariamente. A expressão foi de espanto ao descobrirem a grande quantidade de açúcar presente nos refrigerantes, e principalmente em sucos “naturais”. Ainda vale destacar que o açúcar é responsável por trinta e cinco milhões de mortes por ano. Isso demonstra o motivo pelo qual as informações nutricionais são quase ilegíveis nas embalagens.
Inegavelmente, o açúcar e outros compostos artificiais são responsáveis por causar inúmeras doenças. Porém, mesmo com o acesso a estas informações o desejo torna-se mais forte que o medo. Como afirmava o sociólogo Émille Durkheim “O indivíduo é produto do meio no qual está inserido”. Tal frase torna-se evidente quando verificamos que as propagandas, falta de apoio e a desinformação contribuem para o crescente número de obesos em nossa sociedade.
Em suma, é mister que precisam ser tomadas medidas para reduzir as consequências da obesidade. Para isso, urge que o Estado através de leis, impeça a venda de produtos maléficos a população. Além de difundir através da mídia, a importância de uma alimentação natural e as doenças causadas pela falta dela. Com a finalidade de motivar a população o consumo de alimentos adequados. Somente dessa forma, se tornará divergente o número de publicidades e de enfermos pertinentes ao assunto.
AylaCristina
Olá!
Não sou especialista em redação mas acho que você escreve muito bem, o único detalhe é que eu não vi muita ligação entre um parágrafo com o outro, especialmente entre o terceiro e quarto parágrafo. Parece que ficou meio vago, confuso, mas no mais eu acho sua redação boa.
Minha nota pra você é 800.
Danielledf
Olá,
Em geral, a redação está bem feita, porém, irei citar alguns tópicos que precisa se atentar-se e melhorar:
* Os fatos colocados na redação, são reais e bem explicados, atente-se em falar em um modo geral, no caso você deu mais ênfase nas crianças, seria adequado mudar o título na minha opinião.
* Outro ponto seria as ligações de cada parágrafo, não ligou muito bem uma ideia com a outra.
* Por último seria proposta de intervenção, ficou um pouco incompleta, só temos que observar se aquela proposta, será de uma forma realizada, sabemos que a indústria alimentícia é um ramo muito grande e que impedir certos alimentos de serem comercializados é um pouco difícil, talvez usasse outra palavra ao invés de `impeça´.
Minha nota seria 700, busque melhorar em detalhes, em um todo, a redação está boa, parabéns!
eloisasilva09__
Oiee!
*Vou fazer algumas observações… Você escreve muito bem, sua redação possui muitos argumentos comprovados, porém acho que faltou um pouco da sua opinião redigida e introduzida nos desenvolvimentos. Você apresentou um grande repertório, mas não argumentou diante deles.
*Também achei que faltou um pouco de organização diante do modelo de redação proposto pelo Enem, mas como não sei se você está se preparando pra ele, essa observação pode ser inválida.
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 140
Nota final: 780, a nota é apenas simulação diante a minha opinião, para uma nota exata é necessário um profissional avaliar.