Segundo Zigmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século xx. Nos dias atuais essa problemática persiste intrinsecamente ligada à saúde pública do país. Diante disso é primordial analisar o sistema de saúde da sociedade brasileira.
Primeiramente, é importante ressaltar que segundo a Constituição Federal de 1888 “saúde é direito de todos e dever do Estado”, no entanto isso não foi garantido durante a pandemia do coronavírus, uma vez que o sistema único de saúde (SUS) entrou em colapso devido a falta de equipamentos necessários para o tratamento dos pacientes e ao superlotamento de leitos nos hospitais. Esse problema gerou grandes gastos para o Governo Federal, pois o país não estava preparado para uma pandemia de alta gravidade.
Ademais, a situação do SUS fica evidente na série brasileira sob pressão, onde os médicos tentam salvar a vida de pacientes em um hospital em que tudo falta, isso se torna ainda mais claro quando são necessárias as realizações de cirurgias, visto que com o uso de poucos materiais os profissionais de saúde tenham que fazer o possível para manter o paciente com vida, enquanto é aguardada uma vaga no centro cirúrgico.
Para combater a liquidez citada inicialmente, faz-se necessário que o Governo Federal juntamente com o Ministério da Saúde amplie o número de hospitais com equipamentos necessários para atender as necessidades da população brasileira, com o intuito de construir uma sociedade mais fiel aos princípios da constituição.
Saúde pública no Brasil
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Isabelamelosilva
Olá Karina. Tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
Introdução: só faltou contextualizar mais e deixar a tese clara. Boa jogada de repertório e sem desvios gramaticais.
D1:“saúde é direito de todos e dever do Estado”. Não é necessário as aspas. Boa proposta de argumentação , novamente senti falta de um parágrafo bem contextualizado. Faltou conectivos . Nenhum desvio gramatical. O seu parágrafo não tem tópico frasal.
D2: Também não tem tópico frasal, Boa proposta de argumentos, mas, novamente, falta contextualizar melhor. Período muito grande. Nenhum desvio gramatical. Falta de conectivo.
Proposta de intervenção: inicia a sua redação com algum conectivo conclusivo, pode ser o “portanto”. Depois retome a sua tese e assim comece a propor sua intervenção utilizando os agentes, modo, meio, finalidade e principalmente o detalhamento, que faltou nesse parágrafo.
Competência 1: 200
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 120
Total: 720
Gislâine Martins de Souza
Olá.boa tarde ! Vamos à análise!
C1= muitos erros com falta de utilização de vírgulas e coloquialismos.
N=120
C2= compreende a proposta ,mas as ideias apresentadas estão muito soltas.
N= 160
C3= apresenta repertório, porém estão muito soltas as ideias.
N = 170
C4= utiliza poucos conectivos e forma poucos períodos. Erro grave!
N= 120
C5= faltou explicitar os meios de execução da proposta de intervenção.
N=160
Total: 730