Atualmente, as doenças psicológicas vem pesando muito dentro da sociedade, principalmente dentre os jovens, entre 15 e 18 anos. O tão chamado novo mal do século, a temida depressão e ansiedade.
Várias pessoas dentre o mundo inteiro, vem tirando sua própria vida de forma inoportuna, isso provavelmente ocorre por conta das más condutas familiares, pessoais, e até mesmo profissionais. Entretanto, a pressão psicológica de pessoas alheias, ou próximas, o bullying e etc, tem uma grande influência no desenvolvimento dessas doenças.
Segundo a OMS, organização mundial da saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, 9,3% da população brasileira sofre desse transtorno. Esses problemas vem aumentando drasticamente entre os jovens, causando inúmeras mortes, e outras doenças derivadas da depressão, como: doenças cardiovasculares, obesidade e etc. O síndrome do pânico é mais um sintoma apresentado nos dias atuais, e também bastante preocupante.
Portanto, os pais que notarem seus filhos em algum estado desses problemas, deveriam leva-los a algum psicólogo local, não é uma cura, mas pode ajudar bastante. Escolas poderiam promover campanhas contra o bullying, e outras formas de exclusão social dentro do ambiente escolar, famílias deveriam estar sempre por perto para apoiar. E aos poucos todos estariam bem.
Heloise
Olá!
Primeiramente, eu sugeriria que você iniciasse a sua dissertação com uma retrospectiva histórica ou com uma citação indireta, essa que poderia ser de cunho literário, como por exemplo utilizando o livro ‘‘Os sofrimentos do jovem Werther’’. Não recomendo o uso de verbos e termos no sentido do subjetivo, como o ‘‘pesando’’. Você poderia desenvolver melhor as ideias da introdução, organizando-as em períodos e ligando-as com conectivos, assim como empregando a contextualização. Sinceramente, não vejo a necessidade de atribuir a idade, uma vez que o termo jovem já englobaria essa faixa etária.
No desenvolvimento, aconselho que você organize melhor as causas com uma breve explicação, de modo, a explicar rapidamente cada uma. Não utilize o termo ‘‘etc’’ em textos dissertativos, pois, não é muito valorizado. Evite a repetição de verbos, empregue sinônimos como observa-se ou nota-se.
Na conclusão, penso que você deveria incluir outro agente social como o Governo ou o Ministério da Saúde. E explicitar as alternativas que solucionariam a problemática. Atente-se ao uso dos conectivos, já que esses ligam a linha de raciocínio. Além disso, use palavras que resumiriam um longo período, como orientação e acompanhamento familiar.
Espero ter ajudado!
Igorgabrielgl
Um grave problema que a sociedade brasileira enfrenta nos dias atuais, são as doenças psicológicas, principalmente em jovens na faixa etária de 15 a 18 anos como mostra a mídia.
E preciso considerar os índices de adolescentes que tenta tira a vida todos os dias, seja por falta de compreensão ou conflitos familiares , abusos sexuais e até mesmo violência física ou verbais na escola ( como o bullying ). Segundo a OMS, organização mundial da saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, 9,3% da população brasileira sofre desse transtorno. Além disso outras doenças como depressão e síndrome do pânico. É o problema não termina por ai, muitas pessoas classificam como falta de Deus e até mesmo manha.
Em virtude do que foi apresentado, cabe pais, professores e amigos darem total apoio. A familia e amigos serão essências e ao perceberem, levarem a especialistas qualificados que poderão auxiliar melhor. E é de extrema importância escolas fazerem campanhas, para combater bullyings ou qualquer forma opressora seja, física ou verbal.
Obs: O desenvolvimento não pode ser mais de um parágrafo. Começo em um termina no mesmo, isso e um grande problema, pois pode perde pontos na redação.
Outra dica essencial, seja mais direto nós argumentos, e tente não repeti frases. Espero ter ajuda e um Bom Dia!
Marlonribeiro
*Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção:120. Redundância, informalidade, vícios de linguagem e gramática.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 120. Cite filmes, analogias, séries, filósofos e dados trabalhados.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 120. Cuidado com as frases longas, lembre-se que cada parágrafo deve ter no mínimo 3 frases.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 80. Estude conectivos e estrutura textual.
*PROPOSTA:*
Correção: 120. Proposta boa, melhore apenas a organização das ideias na conclusão e seja mais direto, apresente uma proposta coesa ao problema. Responda o quê, quem, como e para quê na sua conclusão.
[560]
Parabéns!!!
Espero ter ajudado.
Até a próxima.😁
Giocabral
Então Ingredy, vamos lá. Evite usar “atualmente” quando começar a redação, tente iniciar utilizando alusão histórica ou citação, uma citação que eu gosto de colocar nas minhas redações sobre saúde mental é “nunca despreze uma pessoa deprimida, a depressão é o último estágio da dor humana” de Augusto Cury, escritor brasileiro.
Na introdução você deve apresentar sua tese, o que você irá discorrer do seu D1 e D2, também explore bastante os conectivos, para seu texto não ficar solto, por exemplo, o seu D1 poderia ter sido iniciado da seguinte forma: “Em primeiro lugar, vale ressaltar que várias pessoas…”. Também não utilize palavras que apresentam dúvidas como “provavelmente”, use palavra de autoridade para mostrar ao corretor que você sabe o que está falando, “dentre as causas estão as más condutas familiares, pessoais e até mesmo profissionais” .
Pesquise mais sobre coesão e coerência na redação, para conseguir organizar melhor as suas ideias e explore bastante argumentos pois o seu texto está muito previsível. Quanto a conclusão, vá além quando for utilizar os agentes, de que forma o Governo Federal junto a algum Ministério pode ajudar nesse problema? Como? Pra quê? Você poderia ter colocado que as escolas poderiam contribuir nessa problemática implantando psicólogos para ajudar os alunos, entre outras coisas. Vá em frente, continue escrevendo e explorando cada vez mais até chegar a perfeição! Espero que eu tenha ajudado