Doutor

Saúde mental e seus impactos na sociedade

  • 0

São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão da saúde mental debilitada contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, as pessoas que estão em tal situação são vítimas de discriminação constante. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causa a insuficiência de leis e a falta de debate.

Deve-se pontuar, de início, que a insuficiência de leis configura-se como um grave empecilho no que diz respeito à saúde mental. O filósofo John Locke defende que “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão do tratamento de pessoas com a saúde mental debilitada, a legislação não tem sido suficiente para a resolução do problema, visto que faltam-se instituições para auxiliar tais pessoas.

Além disso, outra dificuldade encontrada é a questão da falta de debate. Nesse sentido, o filósofo alemão Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como o alto índice de pessoas com a saúde mental fragilizada seja resolvido, faz-se necessário debater sobre visto que tal questão é muito silenciada.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução o Governo deve garantir apoio às pessoas com saúde mental debilitada através de instituições com profissionais especializados e ainda, dedicar parte dos recursos para compra de medicamentos que tais pessoas possam precisar. Juntamente, nas escolas, deve-se fornecer rodas de conversas e palestras que mostrem aos alunos que quando não se sentirem nem devem procurar ajuda. Sendo assim, a fim de que cada vez mais pessoas tenham consciência da importância de se ter uma boa saúde mental, e de que, podem ter auxílio se necessitarem.

Compartilhar

6 Correções

  1. oi aluna! tudo bem?
    ótima contextualização trazendo
    para sua redação um olhar critico. minha dica é
    continue fazendo o uso das alusões.
    tese bem definida com argumentos consistente. a dica é
    prossiga com essa linha argumentativa.
    ótima observação ao pontuar o silencio das leis.
    por ser um ponto muito importante e por ser último paragrafo
    é bom da uma atenção a mais a proposta de intervenção, mais num todo
    você estar de parabéns.

    • 1
  2. Parabéns, sua introdução está ótima, você conseguiu explica e detalha muito bem. Uma redação com início de uma citação filosófica ou revoluções que aconteceram sempre caem bem na redação, eles contextualizam e deixa o texto muito mais rico. Nos desenvolvimentos ficaram bem melhor se você colocasse dados estatísticos para dar uma ênfase melhor no texto dissertativo.

    • 1
  3. Olá, parabéns pela redação. Sua introdução ficou no modelo correto, não encontrei nenhum erro. No desenvolvimento o repertório ficou muito centralizado na filosofia, isso pode ser entendido como escassez de conhecimento em outras ciências, portanto tente ampliar seus repertórios para adquirir uma nota maior nesse quesito. Ademais, procure desenvolver melhor a sua conclusão, pois em determinada parte houve erros de coesão e pontuação. Sua conclusão ficou um pouco genérica demais, isso pode ser motivo para perca de pontos na quinta competência. Espero ter ajudado, abraço!

    • 2
  4. 1- sua introdução está bem completa com citação e uma proposta de intervenção super interessante e com uma boa quantidade de conectivos
    2-no seu desenvolvimento vc utiliza duas citações que enriquece muito sua redação reafirmando seus argumentos.
    3- recomendo que vc melhore mais a sua conclusão, tirando isso vc utilizou o meio,modo e a finalidade a fim de resolver o problema e ficou bom.

    • 1
  5. Oi, tudo bem?
    1- Suas citações são ótimas, elas valem muito na hora da correção. Sempre que puder, use uma.
    2- No terceiro parágrafo você poderia mostrar dados estatísticos, para convencer ainda mais o leitor de sua tese.
    3- Sua proposta de intervenção foi muito vasta. Necessitária mencionar um órgão que seria responsável pelo cumprimento das medidas.
    4- Gostei muito da linguagem usada em sua redação, sua estrutura também está ótima, parabéns.

    • 1
  6. Olá, tudo bem?
    iremos analizar a sua redação por paragrafos ok?
    1° Você inicia citando um filosofo isto é otimo e contextualiza… Porém não apresenta uma tese pois você escreve ”, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causa a insuficiência de leis e a falta de debate.” sendo considerada já uma proposta de intervenção… uma tese seria : a sociedade não debate assuntos atingindo a saude mental de todos…
    seu 2° e 3° paragrafo vc cita diferentes filosofos, em uma dissertação é importante explanar diferentes assuntos sobre o tema, quando você fica no campo apenas da filosofia, demonstra que vc possui apenas esse dominio. (poderia ter citado um fime, musica que falam de saude metal…)
    Voltando ao 2° paragrafo, vc apenas repete o que disse na 1° ”faltam-se instituições para auxiliar tais pessoas.”, não convencendo o leitor.
    4° paragrafo: não foi convincente, vc deveria ter citado algum orgão competente para realizar a proposta como o ministerio da cadadania…
    voce deve focar um uma proposta só, pois fala sobre palestras em escolas, governo deve realizar compras de remédio para as pessoas , (vc poderia ter falado do sus).
    No demais a sua redação está boa, continue treinando e pesquisando que conseguira chegar onde quer.
    abraços

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.