Segundo Zygmunt “não são as crises que mudam o mundo, mas sim a nossa reação a elas”. Porém, não é visto nenhum tipo de intervenção no que diz respeito à decadência da saúde mental no Brasil, principalmente dos jovens, na atualidade. Portanto, deve-se traçar estratégias para o combate de suas causas:o descaso governamental e o silenciamento da sociedade brasileira.
Em primeira análise entende-se que o descaso governamental é a principal causa para a insegurança da saúde mental dos jovens na internet, pois Thomas Hobbes defende que cabe ao Estado deve garantir o bem estar dos cidadãos, porém percebe-se que essa ideia não se concretiza. Em redes sociais como Tik Tok e Instagram é visto como os jovens são afetados pelos padrões de beleza impostos somado aos famosos cancelamentos destroem a mente e o emocional, porém, aqueles que são afetados dificilmente conseguem ajuda já que não existe algum tipo de apoio por parte do Estado.
Ademais, o silenciamento sobre o que acontece no mundo virtual causa o agravamento, Aldous Huxley defende que “os fatos não deixam de existir só porque são ignorados”. A internet é um lugar sem lei, uma frase famosa dita por muitos diz muito a respeito do que rola nesse universo, não há pessoas falando sobre o assunto, cybers bullyings, ameaças, conteúdos impróprios são muitas das vezes ignorados pelo público, transformando aqueles que usufruem das redes sociais em pessoas alienadas que acham que está tudo bem em agir dessa forma.
Portanto, cabe ao governo aplicar medidas para amenizar os efeitos negativos das redes sociais como campanhas de conscientização , estas que devem alcançar todas as redes e em lugares de fácil acesso como escolas. Além disso, é de responsabilidade da mídia divulgar formas de combate a violência virtual com intuito de conscientizar e amenizar essa epidemia que as redes sociais causaram.
rafaselvati
Redação bem estruturada, porém com alguns erros que notei. Ao final do tópico frasal no desenvolvimento 1, você deve colocar ponto final e logo após iniciar seu desenvolvimento. No início do desenvolvimento é bom colocar qual área do citado, se é filósofo, pensador, sociólogo, etc. No trecho “defende que cabe ao Estado deve garantir o bem estar”, tem que tirar a palavra “deve”, e a palavra bem-estar deve colocar hífen. No trecho “respeito do que rola nesse universo”, não foi usada a norma culta da língua portuguesa. Deve trabalhar melhor os desenvolvimentos, tornando os repertórios produtivos. Estruturar melhor sua conclusão. Seu texto tem uma boa estrutura no geral, falta apenas corrigir alguns detalhes para ter uma excelente nota.
ANNA SUELY BARRETO DOS SANTOS
Ótima redação, porém sua argumentação ficou muito rasa , poderia ter explorado melhor os argumentos, a conclusão ficou boa só precisa melhorar a proposta de intervenção. Gostei muito do modelo aos poucos você vai encaixando da maneira correta.
A coesão é muito importante para o Enem e faltou um pouquinho na sua redação, porém isso é algo que com o treino vamos adquirindo.
Esse modelo é parecido com o da fada da redação, eu também estudo com ela para o Enem e com o tempo eu melhorei a coesão das minhas redações.
Parabéns 900+ esse ano
RAFAELvieirallll
Boa noite! Parabéns pela sua redação, tema importantíssimo para nossa sociedade! Porém, devem ser feitas algumas análises críticas de pontos em seu texto:
>>> Introdução: boa utilização do pensamento de Zygmunt Bauman, fazendo um contraste entre a necessidade de reagirmos aos problemas do mundo e a falta de ações interventivas. Só faltou uma vírgula logo após “Zygmunt” (por mais que não seja estritamente obrigatório, por ser um adjunto adverbial de curta extensão, fica mais adequado para leitura)
>>> No primeiro parágrafo argumentativo, faltou uma argumentação mais aprofundada sobre a ausência estatal, pois não há dados estatísticos, ou, mesmo se não houvessem, não está explicitado como o Estado não atua corretamente (ex.: falta de médicos que atendam a esse quesito). Isso prejudica a progressão textual, já que não obedece ao que foi oferecido de ser discutido nesse parágrafo: o descado governamental.
>>> No segundo parágrafo argumentativo, você disse que o silenciamento causa o agravamento, mas agravamento de que? Não houve uma estratégia coesiva adequada nesse segmento. Além disso, antes de iniciar a citação de Aldous Huxley, deveria haver um ponto de continuação, para separar corretamente o tópico frasal no início de sua argumentação. No segundo período, foi utilizado a expressão “diz respeito do que ROLA nesse universo”, essa expressão “rola”, no sentido de ocorrência, é coloquial e própria da linguagem falada, o que não é permitido em uma redação argumentativa, já que a regra é linguagem culta.
>>> Conclusão:
Portanto, cabe ao governo aplicar medidas para amenizar os efeitos negativos das redes sociais como campanhas de conscientização , estas que devem alcançar todas as redes e em lugares de fácil acesso como escolas. Não há uma pausa entre o dever do governo aplicar medidas e uma das ideias apresentadas, as campanhas de constientização, o que deve naturalmente ocorrer, veja uma sujestão:
“Portanto, cabe ao Governo Federal, em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos, aplicar medidas para amenizar os efeitos negativos das redes sociais. Desse modo, como exemplo, podem ser promovidas campanhas de conscientização, as quais devem alcançar todas as redes e em lugares de fácil acesso, como nas escolas.”
Essas são minhas observações que quis trazer em seu texto, continue assim, acredito na sua capacidade!!