Iniciante

Saúde mental e física: buscando um equilíbrio

  • 1

Muito se especula sobre uma maior atenção de políticas públicas para promoção da saúde mental e física, principalmente nos dias atuais, tempos de pandemia do novo coronavírus, onde muitos reduziram seus já raros exercícios físicos por conta do isolamento social.

Atividades como caminhar 30 minutos ao dia ou fazer simples alongamentos em minutos de folga ajudam o corpo e a mente a manterem o ritmo incessante do dia-a-dia, segundo a Universidade Jonkoping, Suécia.

Aquém da importância da já chamada “doença do século”, a depressão, encontra-se, porém, a logística das políticas públicas, ainda não dando a devida importância a essa pandemia silenciosa. E não dar a dimensão necessária pode resultar em algo muito perigoso, como mostra a experiência de Liev Tolstói no livro Uma Confissão, onde, mesmo com o escritor e personagem tendo dinheiro, família, amigos e uma saúde física impecável, encontrou-se em uma profunda depressão que quase tirou-o a vida. Experiências como essa são deveras necessárias para mostrar-nos que requer ao Estado avisar seu povo.

Assim, cabe ao Ministério da Saúde políticas de marketing em televisão, internet e cartazes, mostrando aos cidadãos o que ocorre em suas mentes, buscando uma “quebra de tabu”. Não obstante, um foco ao tratamento também mostra-se necessário, onde políticas como promoção de encontros para práticas esportivas recorrentes e semanais, programas de TV e rádio destinados para prática de atividades físicas e consultas gratuitas com psicólogos principalmente para a população mais desabastada mostrariam-se de efetividade ímpar.

Compartilhar

3 Correções

  1. Adorei sua redação. Gostei como citou Liev Tolstói, conseguiu encaixar muito bem no seu tema. Talvez precise usar um pouco mais os conectivos. Achei um pouco confusa a seguinte frase, “mostrando aos cidadãos o que ocorre em suas mentes, buscando uma “quebra de tabu”.” Parabéns pela sua redação. Bons estudos :))

    • 1
  2. sua redação possui bons argumentos, porém seu primeiro argumento está muito vazo você poderia ter trabalhado mais esse problema, gostei do seu segundo desenvolvimento e como trabalhou a conclusão mas senti falta de conectivos e a retomada ao tema.

    • 2
  3. Olá, tudo bem?

    Então vamos lá, logo quando li seu texto percebi que o mesmo fugiu um pouco do tema previsto, deixando assim, uma quebra de raciocínio. Ele também apresenta um pouco de falhas em sua estrutura. Como por exemplo:
    Na introdução você já começou o seu texto apresentando o tema, sem nenhum contexto ou assunto antes do mesmo, para que se entrasse no tema. Depois também percebi que a suas teses/objetivos não foram tão claramente apresentadas a quem lê deixando assim um pouco confuso.
    No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, você não apresentou nenhuma afirmação sobre a tese, e também não trouxe nenhuma exemplificação ou explicação da mesma, trazendo assim apenas a informação da notícia.
    No seu segundo parágrafo de desenvolvimento, você deixou de fora de novo uma afirmação e uma exemplificação do assunto da sua tese.
    E por fim na sua conclusão você não apresentou uma retomada da sua tese do desenvolvimento, não usou nenhum elemento de ligação para se conectar com os outros parágrafos , e deu início direto na sua proposta de intervenção, e apresentou 2 soluções para o mesmo, más não apresentou quais seriam as causas e as consequências das mesmas.

    No mais, é isso, espero que tenha ajudado e que tenha servido de alguma coisa essa correção, são alguns erros bem comuns porém que fariam você perder alguns pontos pelo seu texto. Até mais xD

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.