Saúde mental do jovem em questão no Brasil.

  • 1

Seguindo as diretrizes da constituição federal tem-se que o artigo 196, preza o direito a saúde de todos como dever do estado. Neste contexto, destaca-se o que é enfrentado na atualidade onde encontram-se jovens com o psicológico deteriorado diante das circunstâncias, favorecendo o aumento da violência contra si e o outro, além da baixa estima pessoal e profissional gerando jovens insatisfeitos e infelizes.

Primeiramente, é valido perpetuar a quantidade de jovens e adolescentes que possuem algum dano psicológico, seja ansiedade ou depressão, e esses números alarmantes comprovam o quanto o grupo juvenil é suscetível a práticas violentas contra si, se automutilando, ou ao próximo fazendo ”bullying” ou até mesmo agredindo fisicamente outros indivíduos por vários motivos como o preconceito e a falta de estima própria. Tais atos têm por consequência  a insatisfação com a vida  tornando o suicídio a segunda maior causa de morte no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017.

Outrossim, a esta problemática tem se também a falta da valorização com a própria vida por causa da saúde mental já afetada, o que leva a inúmeras pessoas a se colocarem pra baixo por falta de amor e empatia consigo mesmo levando ao agravante de doenças psicológicas. Segundo o  jornal G1(globo), em 2017, cerca de 45% das 14,1 milhões de pessoas que sofrem com transtornos mentais são jovens, ou seja, quase a maioria do montante de indivíduos , mostrando a grande necessidade de se debater a saúde psíquica da juventude brasileira.

Mediante o exposto é necessário uma medida interventiva para tal problemática. Urge que o Ministério da Saúde entre com medidas legislativas que visem a democratização do acesso a terapias e consultas com psicólogos , por meio de reuniões em escolas e praças para atingir o maior número de pessoas possíveis , além de usar  recursos midiáticos para conscientizar e reeducar a população sobre o tabu da fala a respeito de depressão e suicídio, a fim de criar um elo com a juventude e reduzir os casos apresentados , fazendo jus a a diretriz proposta pela Constituição federativa.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 860

    • 1
  2. Olá
    Competência 1: contem alguns erros gramaticais e de pontuação, fique atenta a isso.
    160
    Competência 2: Argumente um pouco mais sobre suas ideias.
    160
    Competência 3: bom reportório sociocultural.
    160
    Competência 4: bom uso de conectivos.
    180
    Competência 5: proposta de intervenção completa de acordo com os critérios do Enem.
    200
    Total: 860

    • 1
  3. sua redação está bem coesa e informativa, você poderia ter argumentado mais no seu primeiro desenvolvimento porque tem muita informação e isso acabou deixando um pouco confuso . senti falta de conectivos e quando citar a Constituição Federal você deve usar letra maiúscula tirando isso sua redação esta excelente.

    • 1
  4. Oie, tudo bom? Vou tentar pontuar algumas coisinhas que observei.
    Introdução: “constituição federal”- letra maiúscula
    Seu parágrafo tá bem desorganizado, o que deixou tudo um pouco desconexo e sem coerência. Organiza tudo direitinho, começa com a citação, aborda o tem e depois coloca as teses, que inclusive, não observei de forma clara.
    Desenvolvimento 1: segue a mesma linha da introdução, tá muito desorganizado, com muitas informações e todas elas sem conexão.
    Desenvolvimento 2: não use o termo “Outrossim” pq ele é arcaico, opte por “Em primeiro plano” ou ” Em primeira análise”.
    Use fontes de informação mais sólidas, não é muito indicado usar o G1.
    Assim como na introdução e no d1 tá bagunçado.

    *uma dica pra organização dos desenvolvimentos*
    Comece retomando a tese(os assuntos abordados), depois argumente e tente fazer isso de forma clara, objetiva e organizada, ligando todos os períodos com conectivos. Depois você coloca um dado estatístico ou faz alguma analogia pra comprovar seus argumentos, e por fim, coloca o seu comentário final

    Conclusão: veja, você disse que o Ministério da Saúde devia democratizar o acesso ao atendimento psicológico por meio de escolas e praças????? Tipo, como assim? Não tem nexo nenhum nisso.
    Observei também, apenas uma proposta, a base redação- ENEM pede duas.
    Você fechou o texto com sua analogia inicial o que foi ótimo pois deixou a redação cíclica.
    Por fim, acho que te falta mais organização. Vocês têm argumentos bons, mas precisa colocá -los nos lugares certos e com as conexões devidas.

    Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

    • 1
  5. Competência 1: 160, porque têm alguns erros ortográficos.

    Competência 2: 160, argumentação boa, traz outras áreas do conhecimento, só poderia ter argumentado um pouco mais seu ponto de vista.

    Competência 3: 160, pelo mesmo motivo, poderia argumentar mais.

    Competência 4: 180, poderia ter utilizado mais conectivos.

    Competência 5: 200, responde todas as perguntas perfeitamente, parabéns!

    TOTAL: 860

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.