Cogita-se que, a saúde mental é de extrema importância para lidar com emoções positivas e negativas,entretanto, nos dias atuais a maioria das pessoas não estão conseguindo equilibrar suas emoções,o que leva muitas delas a desenvolverem problemas psicológicos, podendo levar até a morte.
Com o surgimento da pandemia os problemas mentais foram se agravando. A primeira fase da pesquisa do ministério da saúde que reuniu informações sobre a saúde mental do brasileiro durante a pandemia da Covid-19 revelou que a ansiedade é o transtorno mais presente no período. Após a primeira etapa, foi verificada a elevada proporção de ansiedade (86,5%); uma moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático (45,5%); e uma baixa proporção de depressão (16%) em sua forma mais grave. Os transtornos mentais surgem pela influência de múltiplos fatores sociais, genéticos, psicológicos e ambientais.
Os problemas de saúde mental mais frequentes são: ansiedade, depressão, dependência de álcool e outras drogas, pertubações psicóticas, atraso mental e demências. Entretanto um dos principais fatores que contribuem para a formação desses problemas é a internet, contudo esse problema precisa ser resolvido.
Portanto, é necessário que as pessoas conscientizem umas as outras, e que se houver a aparição de algum problema é preciso pedir ajuda,psicólogos, terapeutas e psiquiatras são alguns profissionais que podem ajudar com esses problemas. A família do indivíduo também precisa dar todo o apoio para que o próprio não se sinta sozinho.
Mariaec9
Aconselho você a estudar um pouco mais sobre uso de vírgulas e conectivos. Você deixou seu texto muito expositivo nos parágrafos de desenvolvimento, ou seja, não ficou claro o seu ponto de vista, apenas soltou dados. Procure fugir um pouco do senso comum também, percebi isso na conclusão, acho que faltou um pouco mais de formalidade.
Jandrine kelly Ferreira
Um direcionamento melhor, tópico frasal ausente mas teve uma boa tese! Uma dica é : contextualizar, fazer a alusão, problematizar e por último se posicionar sobre o assunto. Isso é tudo na introdução.
Já o seu desenvolvimento está bom , mostrou dados estatísticos, problemátisou, e mostrou sua opinião sobre o assunto, ou seja, mostrou a tese.
Nicoli
1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
5- Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
Estude e boa sorte
Gisele@mllr
Giovana, sua introdução está “fraca”. O uso da palavra “cogita-se” não foi bem empregado, e você não traz nenhum tipo de menção a livros ou artigos que falem sobre saúde mental. O desenvolvimento e conclusão tbm estão seguindo a mesma linha. Estude o pouco mais. Sua redação está boa