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SAÚDE GLOBAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

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No filme “Contágio”, é exposto o progresso de um vírus letal, transmitido pelo ar. Nesse sentido, a narrativa foca nas barreiras encontradas pela comunidade médica para encontrar a cura, diante de um sistema precário de saúde. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na obra cinematográfica pode ser relacionada ao problemas enfrentados atualmente, tornando-se fundamental a discussão desse aspecto, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

A princípio, é importante destacar que, a Globalização – processo de integração politica, econômica e cultural – impulsionou a transmigração de pessoas, buscando melhores condições de vida. De acordo com a ONU, o número de migrantes, em 2013, totalizava 232 milhões de pessoas, cerca de 3,2% da população mundial. No entanto, esse progressivo quadro, gera alta demanda de serviços básicos, contribuindo para a vulnerabilidade desse sistema.

Por conseguinte, o ausente investimento em medicamentos e infraestrutura, por exemplo, dificulta o atendimento de qualidade por completo. Segundo Rousseau, o estado tem o papel de garantir, de forma universal e igualitária, o benefício a direitos favoráveis ao coletivo. Diante de tal contexto, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Infere-se, portanto, medidas para a resolução desse impasse. Dessa maneira, como forma de aliar desenvolvimento a saúde, urge que as nações mais ricas economicamente proporcionem apoio aos países subdesenvolvidos, sob a fiscalização de instituições sociais, como a Organização Mundical da Saúde (OMS), com o intuito de abolir a problemática. Somente assim, será possível derrubar as barreiras que impedem o desenvolvimento e o acesso à saúde de qualidade da população mundial.

 

Obs: Não é uma proposta de redação “estilo” ENEM, mas, gostaria que avalia-se por competência. Obrigada.

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4 Correções

  1. Boa tarde, Gislaine, tudo bem?
    Vamos lá. Já que você quer notas pela competências do Enem, serei realista no que o INEP cobra. Desta forma, a sua redação está em desacordo com a estrutura dissertartivo-argumentativo uma vez que, em seu texto, aparece mais uma exposição do tema do que a sua argumentação, entende?
    Lembre-se que a introdução ela precisa ter, minimamente, 3 coisa como contextualização, problematização e tese. você coloca apenas uma exposição de algo, e na introdução precisa haver o “juízo de valor”, ou seja, a sua opinião do fato e claro, colocar o tema como um problema para você solucionar na conclusão.
    No seu D1 você coloca minimamente a sua opinião, porém prevalece apenas uma exposição do tema.
    O D2 está 100% expositivo e não tem uma ligação direta com a saúde global em tempos de globalização visto que você não apresenta nenhum profundamento e deixa solta a ideia de forma genérica.
    Por fim, a sua conclusão apresenta, também, uma forma muito genérica. o corretor não pode ficar na dúvida na hora de corrigir a sua redação. esse termo “as nações mais ricas” deixa muito abrangente, por mais que você queira passar a ideia de nações ricas em dinheiro o corretor pode pensar em riqueza na biodiversidade, na cultura e isso pode não ser tão legal.
    C1 200, a sua gramática é boa, notei um erro de crase no início do D1 “À princípio”, note que princípio é um substantivo masculino então jamais coloque crase diante de alguma palavra masculina, deixe, apenas, a preposição.
    C2 80, haja vista a recorrência de partes expositivas no texto.
    C3 80, visto que não tem uma base o seu segundo desenvolvimento, pois fica confuso para o corretor saber o que quis dizer com a citação, pois você não aprofunda ela.
    C4 120, pois faltam conectivos para a fluidez do texto e lembre-se que de “por conseguinte” é conclusivo e iniciar parágrafo de desenvolvimento com conclusão pode gerar erros coesivos.
    C5: 120, visto que faltam dois elementos consistentes na conclusão- Agente e meio/modo.
    NOTA: 600

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  2. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (180)
    (PODE SER RELACIONADA AOS PROBLEMAS)
    (BENEFÍCIO DE DIREITOS (…))
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (160)
    SEGUNDO ARGUMENTO – INTERVENÇÃO NA CONCLUSÃO
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (160)
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (180)
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (100)
    DICA: ESPECIFICAR DETALHADAMENTE O QUE, QUEM, COMO DA P.I.
    TOTAL (780)

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  3. Olá!
    O seu repertório de filme usado na introdução se encaixa bem com o tema, porém, para que essa relação fique ainda mais clara no seu texto, é interessante que você explicite o TEMA na sua introdução. Por exemplo: (…) Fora da ficção, é fato que a realidade da obra é também observada, tendo em vista os desafios enfrentados na saúde global em tempos de globalização. (…) Faltou também vocêdar indícios da sua opinião, começar a mostrar os argumentos que você usaria ao longo do texto e suas teses.
    No seu D1 a argumentação foi pobre. O conectivo “no entanto” expressa relação de oposição e não se encaixou bem na situação em que você usou.
    No D2 o conectivo usado pra iniciar o parágrafo também não foi o melhor, uma vez que a falta de investimento em saúde não é consequência daquilo que você citou no parágrafo anterior. Você usou uma citação de Rosseau e não deixou clara a relação que quis fazer dessa citação com o tema. Além disso, o uso da palavra “mister”, característica de um vocabulário muito rebuscado, é uma boa somente se todo o seu texto estiver escrito com uma linguagem bastante formal e rebuscada. Caso contrário, o corretor perceba que você apenas decorou palavras “chiques” e jogou no texto. O ENEM exige apenas que o participante faça uso da linguagem culta, ou seja, sem erros gramaticais e de pontuação e sem gírias. Você deve deixar claro quais teses estão sendo abordadas e desenvolver argumentos a favor delas. Isso não ficou claro no seu texto. Essas teses devem ser retomadas e solucionadas na conclusão.
    Na sua conclusão existe um certo excesso de conectivos. Você poderia dar uma “enxugada” escrevendo:
    (…) Infere-se, portanto, medidas para a resolução desse impasse. Como forma de aliar desenvolvimento à saúde (…). Sua proposta de intervenção é um tanto utópica. Os países ricos não apoiarão assim facilmente os menos desenvolvidos sem que tenham interesses por trás, não é tão simples. Se você tivesse citado a negligência dos países ricos no desenvolvimento e falado sobre o assunto faria mais sentido. O uso da expressão “somente assim será possível” não é muito adequado, pois existem outras soluções além da apresentada.
    Sugestão: utilize a presença de migrantes de países subdesenvolvidos em países desenvolvidos como tese, aprofunde nesse assunto, assim você pode citar isso como causa para a disseminação de doenças e também como motivo para que os países ricos tenham interesse em oferecer ajuda aos mais pobres.
    Uma segunda tese poderia ser a urbanização acelerada, que causa aglomerações urbanas e desordenadas, sem estrutura, saneamento básico, acesso á saúde.
    Você não apresentou erros gramaticais ou de pontuação graves.
    Estruturou o texto de forma satisfatória.

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  4. Bem, você escreve muito bem. ( claro que sempre tem um errinho ortografico, de pontuação etc.)
    Eu gostei muito do seu texto. porém, seria bom que colocar no texto o ano e a direção do filme.
    percebi que você não usou todos os 5 meios da proposta de intervenção (ação, agente, modo, efeito e detalhamento).
    Parabéns. você escreve muito bem. E, argumenta bem.

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