Segundo o Poeta Cazuza, “Eu vejo o futuro repetir o passado”, a saúde pública brasileira não é só um problema atual. Desde 1904, durante a Revolta da Vacina, a população era exposta a doenças virais como a Febre Amarela e a Varíola. Mesmo após os avanços científicos, esse cenário permanece e reflete na sociedade, seja pelo saneamento básico precário ou pela falta de estruturação do Sistema Único de Saúde.
É axiomático que a falta de saneamento básico está entre as causas da permanência de tal panorama preocupante. Consoante, a PNAD ( Pesquisa Nacional de Amostra de domicilio) apenas 46% das casas nacionais possuem tratamento sanitário. Em virtude disso, grande parte das patologias e epidemias estão relacionadas ao contato em água contaminada ou pela proliferação de vetores, como o Aedes Agypti, na mesma.
De mesmo modo, a falta de infraestutura, profissionais qualificados, leitos e juntamente com a extensa lista de espera, o SUS (Sistema Único de Saúde) torna-se o principal agravante da crise de saúde nacional. Após a redemocratização do país e a consolidação da Constituição de 1988, a saúde fez-se um dever do estado e um direito de toda a nação. Entretanto, tais aspectos dificultam a veracidade do que se é expresso e da seguridade social.
Sendo assim, é necessário que o Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional das Águas e do Saneamento Básico, financie a reestruturação do SUS, estabelecendo a criação de mais leitos e a adesão de mais profissionais da saúde. Além da institucionalização de projetos governamentais para o alcance do saneamento básico para toda nação. Nesse sentido, o intuito de tais medidas deve ser a melhoria e, posteriormente, a erradicação dos problemas com a saúde pública, provando que Gandhi estava certo, pois a saúde não é só os resultados dos atos, como também dos pensamentos.
Sou nova aqui, vocês poderiam adicionar notas juntamente com a correção? Obrigada!
IsadoraBassani
– creio o repertório do Cazuza não faz sentido, pois ele não está ligado diretamente a saúde.
– acho que poderia colocar um encaminhamento argumentativo no final da introdução.
– faltou marca de autoria no d1, ficou muito expositivo.
– acho que poderia tirar aquele “Além da institucionalização de projetos governamentais para o alcance do saneamento básico para toda nação.” pois ficou solto no paragrafo e só fez ele ficar maior.
– além disso, você citou Ghandi do nada ???? creio que poderia te-lo colocado na introdução e depois cita-lo na conclusão, como você fez.
fabielle
Ola.
Olha Nicole o tema da sua redação é bem complexo e exige bons conhecimentos a respeito da situação atual do país, diante disso sua redação está um pouco sem entendimento próprio.
Você pode melhorar mais no desenvolvimento e prolongar mais sua conclusão, porque nela que estará explicitas suas ideias políticas, fazendo assim de sua redação compreendida.
Eu daria 450 em sua redação.
KelvinRocha
Olá, boa noite, Nic! Vamos à correção!!
Competências estabelecidas pelo Enem:
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita.
Competência 2 – compreender a proposta da redação.
Competência 3 – coerência do texto.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos para a argumentação.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado.
Suas notas e explicações:
Competência 1 – 180 ( faltou uma palavra que ligasse PNAD com o dado em % no segundo parágrafo, ficaria melhor: Consoante, a PNAD ( … ) mostra que apenas 46%…
Competência 2 – 200 ( não houve falha quanto ao tema que você determinou que fosse escrito )
Competência 3 – 200 ( fez um excelente uso de muitos conectivos, seja por meio de orações, seja por conjunções )
Competência 4 – 160
Competência 5 – 200
Nessa última competência você precisa ter:
Quem: Ministério da Saúde
O quê: financiar a reestruturação do SUS
Como: estabelecendo a criação de mais leitos e a adesão de mais profissionais da saúde e também a institucionalização de projetos governamentais para o alcance do saneamento básico para toda nação.
Para quê: a melhoria e, posteriormente, a erradicação dos problemas com a saúde pública
PARABÉNS! VOCÊ MANDOU MUITO BEM E FOI EXCELENTE!!!
MINHAS DICAS PARA UMA POSSÍVEL MELHORA EM UMA REDAÇÃO POSTERIOR:
Primeiro parágrafo:
1: ”esse cenário permanece e reflete na sociedade”, ficaria melhor: esse cenário permanece e é refletido atualmente na sociedade.
2: Introdução e conclusão vem do latim, que significa abrir e fechar a porta, respectivamente, logo, seria mais interessante você retomar na conclusão o poeta Cazuza, para “fechar a porta” e tornar o seu texto cíclico, do que introduzir um novo personagem como M. Gandhi.
3: Nessa parte: “De mesmo modo, a falta de infraestrutura, profissionais qualificados, leitos”, tome cuidado na ausência de paralelismo sintático, o correto seria: “De mesmo modo, a falta de infraestrutura, de profissionais qualificados, e de leitos”
No mais, é isso! Foi um prazer ler esse texto!! Continue praticando!
Nota final: 940