De acordo com a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o Japão é o país que possui um dos melhores serviços de tratamento de água e esgoto no mundo. Em contraposição a esse panorama, o Brasil pouco tem feito em relação ao saneamento básico no país, de forma a desenvolver riscos à saúde da população. Percebe-se, então, que o saneamento básico no Brasil é seletivo, o que acarreta o surgimento de doenças onde não possui o mesmo.
É válido pontuar, antes de tudo, que, segundo a Lei Federal 11.445/07, o acesso aos serviços de saneamento básico no Brasil é um direito de todos os cidadãos. Entretanto, a realidade é outra, pois de acordo com uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, o país ainda tem quase 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada e cerca de 100 milhões sem a coleta de esgotos. Logo, essa situação deplorável causa um grande impacto na população.
Além disso, o Artigo 196 da Constituição Federal determina que a saúde é direito de todos e dever do Estado, mas com a falta do serviço de tratamento básico, muitas doenças surgem, como a hepatite A, a esquistossomose e a leptospirose, entre outras que também podem ser fatais na sua forma mais severa. Desse modo, por mais que na teoria o direito à saúde seja assegurado pela CF, na prática, tal garantia é deturpada.
Portanto, é importante haver uma ação que promova a melhoria do cenário sanitário caótico no Brasil. Diante disso, o Ministério da Saúde deve se comprometer em atuar no tratamento de água e esgoto nas áreas necessitadas, com a distribuição de água potável e criação de galerias de esgoto, assim, consequentemente, as doenças oriundas da água contaminada irão diminuir consideravelmente. Feito isso, o Brasil pode chegar perto do serviço impecável do Japão.
edrick
Acho que você poderia ter explicitado mais no primeiro parágrafo que a contramão de outros países, o saneamento no Brasil é seletivo. A informação do Japão apenas jogada não influencia nas decisões do Brasil. Ou seja, fica em aberto: a maioria dos países segue o exemplo do Japão? Ou: se não fosse diferente no Japão, isso teria alguma influência no Brasil. Enfim, você poderia ter interligado mais os pontos de vista. No mais, a redação está boa. Continue praticando.
isabela.l
Oi, com base nos meus conhecimentos, irei fazer recomendações :)
No seu primeiro parágrafo, você trouxe um argumento de referência, e apresentou suas teses, que não ficaram tão claras, mas pelo o que pude perceber era: saneamento básico no Brasil é seletivo.
No segundo parágrafo, você trás outros argumentos bons, como a Lei Federal e a pesquisa, e aborda sua tese, a do saneamento ser seletivo, assim como ocorre no parágrafo seguinte.
Na conclusão, você apresentou os cinco elementos e “linkou” com o tópico frasal. Eu particularmente, gostei muito da sua redação. Quanto a ortografia e gramática, não posso opinar, pois não é meu forte. Mas no geral, achei sua redação muito boa :)