Para a Organização das Nações Unidas (ONU), é necessário que uma série de direitos estejam assegurados para todos, e um deles é o saneamento básico. Em países subdesenvolvidos, como o Brasil, são evidentes as dificuldades para oferecer serviços básicos de qualidade aos cidadãos. A carência de ações que garantam direitos básicos -como o saneamento- pode afetar gravemente a população.
Em primeira análise, é inegável a importância dos recursos básicos para o desenvolvimento saudável e digno de uma família. Em linhas gerais, pode-se notar que nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento básico no Brasil conheceu profundos avanços. Porém, ainda existem muitos problemas, geralmente ligados a uma determinada parcela da sociedade: a falta de saneamento básico seguro, é uma realidade periférica. Exemplificando, na música “um homem na estrada” o rapper Mano Brown retrata o cotidiano de famílias que vivem nessa situação de descaso, e cita exemplos como: esgoto á céu aberto, falta de água, demora dos serviços essenciais para atender as demandas da população, entre outros.
Além do mais, dados demonstram que o Brasil é o país com a 5° maior população do mundo, e apresenta quase 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e quase 100 milhões sem coleta de esgoto. Além disso, apenas 46% dos esgotos gerados nos país são tratados. esse cenário não deveria ser considerado comum, e é extremamente necessário que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Portanto, cabe ao Estado tomar providências para melhorar o quadro atual, investindo em projetos e reformas simples, como a coleta de lixo, reformulação dos esgotos e compromisso com o fornecimento de água potável. Ademais, conscientizar a população sobre os cuidados higiênicos que devem ter com o ambiente em que vivem, evitando ao máximo jogar lixo nas ruas, e somente assim, o cenário atual de descaso no que se refere ao saneamento básico no Brasil, poderá ser solucionado.
IaraSS
Olá !
Parabéns sua redação ficou excelente !!
Posso dizer que foi a melhor que eu já li!
Ótima introdução, desenvolvimento,conclusão, ideias muito bem apresentadas e organizadas ,uma redação argumentada.
Escrita correta sem erros ,pontuação correta.
O tema bem discutido!
Não tenho palavras para descrever sua redação!
Parabéns você é demais!!
Amei sua redação!
Você tem talento!
Continue assim!
Kaylanedadalto
Gostei muito de sua redação. As fontes que você usou, como a da ONU, é da atualidade do nosso país e isso foi muito bom. Porém, no seu segundo desenvolvimento você não disse de onde tirou seus dados e isso pode melhorar! Faça pesquisas, procure saber de dados atuais. Fora isso sua redação foi muito boa, parabéns!
iacidara
Muito interessante sua redação, principalmente esse assunto que infelizmente não é tratado como principal, fazendo assim que muitas pessoas venham a falecer por doenças bem medievais. Seu comentário sobre a ONU, foi muito bom e sua citação também vai bem na realidade vivida no Brasil.
O segundo parágrafo poderia ser menor, mas entendo que você queria comunicar tudo nele, para melhor entendimento, e a intervenção também foi bem sensata, seria legal também se colocasse a fonte dos dados pra não ficar vago, mas tirando isso, de acordo com suas competências do Enem, sua nota seria 800, muito boa sua redação.
Parabéns continue assim, com essa determinação, a redação é uma das coisas mais importantes. Espero ter ajudado, gostei muito da sua redação.
Anny Caroline
ficou ótima sua redação te daria 840 á 900, poderia ser maior , porém trabalhe um pouco mais nas suas fontes na proposta de intervenção vc poderia direcionar melhor no tema, trabalha um pouco mais em questão de artigos e regrinhas básicas do português para melhorar um pouco mais seus parágrafos,dou a sugestão de explorar os conectivos e conjunções que corre menos risco de erras e ajuda muito na estrutura do texto , se continuar assim vai tirar uma ótima nota no vestibular,vc com essa redação já consegui mas pode conseguir muito mais. Sucesso para sua carreira!
SUA REDAÇÃO FOI TOP!
Cassuskesiah
A sua redação ficou ótima, mas farei umas observações.
Normalmente se escreve o nome da organização e a sigla vai entre parênteses. Faltou o artigo antes de “ONU”.
Quando você falou dos direitos que a ONU garante você poderia ter colocado alguns exemplos.
Para mim o seu D1 ficou um pouco desconexo, faltando certos esclarecimentos, como por exemplo: como o saneamento básico ajuda minha saúde?
Você não me esclareceu muito o que disse na última oração da introdução. Esclareça mais.
No seu D2 faltou a fonte.
Na Conclusão faltou a retomada da tese. Pense assim: “Se as pessoas não lerem os outros parágrafos vão entender onde eu quero chegar com a proposta ?” Se eu (leitora) não tivesse lido o texto iria te perguntar : que quadro atual?
Retome a tese.
No geral, a sua redação ficou ótima. Há falhas mas tiraria uma nota boa. Parabéns!