À medida que houve o crescimento intenso das cidades, a questão do saneamento básico começou a se agravar no Brasil. A desigualdade entre os centros urbanos e as regiões periféricas, no que diz respeito à concentração de investimentos estatais, acentuou esse problema. Por isso, o indivíduo que precisa sobreviver sem uma rede básica de saneamento e tratamento tem sua cidadania prejudicada.
Em primeiro plano,a conjuntura supracitada desacorda com o previsto na Constituição Federal de 1988 a qual assegura ao cidadão brasileiro uma boa qualidade de vida, visto que um sistema de tratamento hídrico precário – ou a falta dele – afeta o bem-estar de uma comunidade.Consequentemente, diversas áreas dessa sociedade são atingidas: a educação (menores aproveitamentos escolares), a saúde (aumento da mortalidade e do número de internações) e a economia (desvalorização de imóveis).
Outrossim, a negligência do Estado para com essa questão é algo que se soma à desinformação e/ou à falta de cobrança da população. Segundo o Instituto Trata Brasil (ITB), em 2012, cerca de 7 em cada 10 indivíduos entrevistados afirmaram que nunca cobraram providências à prefeitura sobre tal problema. Contudo, nos períodos eleitorais, o povo é constantemente requisitado.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse da precariedade do saneamento brasileiro. O Ministério da Infraestrutura e o Ministério do Desenvolvimento Regional devem efetuar parcerias com empresas do setor privado, oferecendo-lhes isenções fiscais por implantarem redes de tratamento eficientes nas áreas necessárias. Já o Ministério do Meio Ambiente ficará responsável pela fiscalização do destino do esgoto produzido. As ONGs, relacionadas ao bem-estar e aos Direitos Humanos, em conjunto com o Ministério da Saúde, acompanharão as consequências de tais intervenções nas pessoas beneficiadas para o registro do retorno da dignidade e cidadania a essa população.
pedro2530Iniciante
Saneamento básico e Cidadania
Compartilhar
Melissa Kaylanne
Parabéns!! Ficou realmente ”perfeita” sua redação. Vc mostrou que dominava tanto o tema abordado quanto a gramática. Achei linda sua introdução, e seu desenvolvimento ficou MUITO bem organizado.
Bom, eu já li as correções anteriores e concordo com quase tudo, pois na minha ( humilde e sincera) opinião a sua conclusão ficou muito clichê. Porque eu já vários livros e bastante redações e, na maioria das vezes as propostas de intervenções são como a sua. Apesar de ser bem difícil ( pra é muito) não é impossível achar um meio mais criativo e inovador para intervir… Sabe de onde veio o UBER? Eu sei. Uma jovem fez o ENEM e produziu uma redação sobre a poluição no trânsito, e lá ela interviu de forma simplória para muitos, pois disse que ”se todos oferecessem caronas,por meio de um aplicativo. Tudo melhoraria” E a partir disto, a simples ideia virou uma das melhores soluções para resolver problemas como o supracitado.
Bjo
Nota final: 970
Espero ter ajudado!
Gideão Tavares de Abreu
Excelente redação, você introduziu é concluiu muito bem o tema, gramática corretíssima, usou um enorme acervo de palavras com sentidos reais e objetivas. Explorou muito bem o assunto ,apresentando fatos e estatísticas.
Excelente proposta de solução no final , ficou excelente cara ,continue assim.
jessica51
sua redação está simplesmente perfeita, a colocação de palavras está ótima, a gramática está correta, os conectivos estão certinhos, os argumentos são fortíssimos, além da conclusão que ficou perfeita, ótima proposta de intervenção.
Seu texto está sem defeitos, continue assim.
parabéns
VíviaFernandes
Eu não tenho nem o que falar, sua redação ficou simplesmente ótima. Excelente vocabulário abordado e gramática perfeita, com bastante uso de conectivos de ligação e causa, além dos dados bem colocados e estruturados durante o decorrer do texto. Muito bem concluído e com ótima proposta de intervenção no final. Meus parabéns, continue assim, amei seu texto.