Desde o estabelecimento da sociedade patrircal, ficou-se evidente a condição de gênero, onde o homem era o centro da família e o responsável pelo sustento e pelas decisões importantes relacionadas ao lar. Cabia à mulher, aceitar e respeitar cada decisão do chefe familiar, se restringindo apenas aos cuidados domésticos. Com isso surge a problemática da desigualdade de gênero implicando diretamente nos feminicídios e em seu aumento, que persiste interligadamente à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, ou pela lenta mudança de mentalidade social.
A Lei Maria da Penha de 2006 e a lei do feminicídio de 2015 foram grandes conquistas da luta das mulheres no século XXI, no entanto os níveis de violência contra as mulheres ainda são altíssimos. Segundo o IBGE quatro em cada dez brasileiras já foram vítimas de violência, seja ela física, verbal ou psicológica. O machismo esta impregnado na sociedade brasileira que traz a objetificação da mulher como algo normal e é exibido em rede nacional através de propagandas, novelas, etc. A violência contra as mulheres assume um patamar ainda mais crítico quando o ato parte de pessoas próximas à vítima.
O silencio da vitima ou das pessoas próximas contribuem para o aumento do sentimento de impunidade por parte do agressor. Frases como, “em briga de marido e mulher, não se mete a colher”, é um grande exemplo de como a sociedade brasileira fecha os olhos para a violência domestica e assume uma postura patriarcal, somado a isso, as vitimas geralmente preferem o silencio por medo, vergonha ou culpa de fazer a denúncia. Desse modo, o estigma da impunidade impulsionado pela falta de empatia com as vitimas colabora para o crescimento de casos de feminicídio e violência do Brasil.
Desse modo, o Ministério da Justiça e Segurança (MJSP), por meio de verbas governamentais deveria efetivar a criação de um órgão qualificado para a realização de visitas individuais semanais a residências de moças e mulheres que já sofreram agressões, ou não. Garantindo então a diminuição de tais acometimentos e o bem estar populacional. A mídia tem um importante papel de quebrar valores machistas estabelecidos na sociedade e informar a população sobre os canais de denúncia anônima e sua importância no combate da violência contra a mulher.
Neeh
Olá,tudo bem?
Sua redação ficou ótima,você escreve muito bem,tem coerência e jeito com as palavras.
Porém,notei que alguns parágrafos não possuíam nexo,e que esqueceu de alguns sinais de pontuação,alguns acentos….
São pequenos erros que você pode corrigir.
Continue assim,pois tens talento!
Parabéns!
mari loudes
olá, sua redação está boa, mas alguns conectivos poderiam ser utilizados como:
ALÉM DO QUE, PORTANTO, APESAR DISSO, TODAVIA , ENTRETANTO,procure variar e se possível não repetir, faltou alguns sinais como vírgulas.
No mais estava bem elaborada.
caso queira um complemento segue uma dica:
. Em relação a esse fato, a Assembleia
Geral das Nações Unidas, em 1993, aprovou a declaração
sobre a eliminação de atos violentos contra a mulher e
definiu a ação como: qualquer ato de violência baseado
no gênero que resulte, ou tenha probabilidade de resultar,
em dano físico, sexual ou psicológico ou sofrimento,
incluindo a ameaça de praticar tais atos; coerção ou
privação arbitrária da liberdade, tanto na vida pública ou
priva
espero ter te ajudado, continue praticando.
kassialeandra
Oi, tudo bem? corrigi a sua redação pelo Google docs, você pode acessar por esse link:
https://docs.google.com/document/d/1A_39TA6PCGR_KBePlqCfoInzkBHRmR2mfG5UDDGC0iQ/edit?usp=sharing
Comentários:
Você escreve muito bem, sem grandes desvios gramaticais, trouxe dados com fonte que acrescentaram muito no seu texto e confirmaram sua tese. Entretanto, fique atento a acentuação, o uso de conectivos adequados e uso de sentido figurado/ coloquialismos. (dá um google em relação a esses assuntos, que vários blogs explicam o que são e como melhorar!)
Eu também senti que algumas ideias do seu texto estavam desconexas com o assunto do parágrafo. Você já ouviu falar em tópico frasal? É muito importante para estruturar seu texto. Se não, vale a pena dar uma pesquisada sobre.
Ademais, sua conclusão com PI estava ótima, faltando somente descrever o efeito/ resultado que a ação trará para a sociedade.
Espero ter ajudado!
Nallanda Aghatta
Na segunda linha onde vc escreveu ficou-se, o se não precisa estar ali Ok, basta apenas o ficou e continua o período
Nota
1_ 120
2_ 200
3_ 200
4_ 120
5_ 200
Procura sempre começar os parágrafos com nexos de continuação, e a conclusão com o portanto.
E se atente um pouco mais aos acentos nas palavras pq isso tira muitas nota na competência 1