Robôs: num mundo com eles, o emprego corre risco?

  • 2

A tecnologia é o estudo de técnicas e métodos que possuem o objetivo de executar tarefas e resolver problemas. Apesar de os recursos tecnológicos desempenharem papel importante em diversas áreas da sociedade, principalmente no âmbito industrial, o que se percebe é uma gradual substituição da força de trabalho do homem por máquinas que ele mesmo criou; por isso, os empregos atuais encontram-se ameaçados de extinção. Dentre tantos aspectos relevantes à questão, cabe a análise de pontos positivos e negativos dessa nova realidade social.

Inicialmente, podem ser observados aspectos favoráveis à implantação robótica. Sabe-se que o aumento da mecanização significa, quase que instantaneamente, melhora na produtividade e encurtamento de gastos, o que é considerado ótimo para os empresários capitalistas. Tal fato pode ser observado na 4ª Revolução Industrial vivenciada nos tempos de hoje, em que o aumento da inteligência artificial e da computação cognitiva são primordiais para uma empresa que busca uma colocação significativa frente à concorrência. De fato, a robotização em massa tem gerado grandes lucros às empresas, principalmente em países investidores em tecnologia de ponta, como Japão, EUA e Canadá. Isso pode ser apontado, a médio e longo prazos, como um impacto favorável no setor econômico dessas nações.

Em contrapartida, há obstáculos quanto à robotização. Dentre eles, destaca-se o óbvio aumento do desemprego, haja vista que a mão de obra humana torna-se dispensável, principalmente em categorias de trabalho cujos requisitos primários são emprego de esforço físico e repetição de atividades. Com efeito, isso gera a desvalorização profissional, financeira e emocional dos empregados, os quais investiram tempo e dinheiro em suas carreiras de outrora. Nesse contexto, cabe destacar que a Constituição Federal garante o direito de o trabalhador ser protegido em face da automação; portanto, a ineficiência do cumprimento da Lei, em relação aos direitos dos cidadãos, gera um sentimento de injustiça social. Além disso, como consequência direta do desemprego, pode-se acrescentar o aumento do comércio informal, que se caracteriza pelas atividades realizadas sem registros oficiais, como carteira de trabalho e emissão de notas fiscais. Dessa forma, nota-se que esses fatores são prejudiciais à economia do país, pois representam diminuição do poder de compra da população e do PIB nacional e, ainda, contribuem para um quadro de desequilíbrio socioeconômico.

Portanto, a contínua troca do indivíduo por máquinas afeta a produção empresarial de forma positiva, mas causa muitos efeitos negativos ao pessoal. Dessa forma, urge que o Governo Federal crie programas de proteção ao trabalhador e, ainda, faça a fiscalização periódica deles, a fim de que as empresas, focando somente no lucro, não venham a prejudicar a segurança e a estabilidade de seus empregados, principalmente em tempos tão incertos como os atuais.

Compartilhar

2 Correções

  1. Prezada colega,
    Diante do texto tenho as seguintes conclusões:
    1. Primeiramente, parabéns pela boa pontuação, principalmente com o uso da vírgula;
    2. O texto encontra-se coeso e muito bem desenvolvido. Entretanto, o texto ficou grande e provavelmente extrapolará o número máximo de linhas;
    3. Recomendo cuidado no emprego do vocábulo “que” e no uso da voz passiva. Além disso, aconselho que seja mais direta ao leitor, evite rebuscamentos; e
    4. Encontrei pouco erros de ortografia e concordância. Emprego incorreto da crase na sentença “significativa frente à concorrência” (linha 12). Observar incoerência na concordância da frase “a médio e longo prazos” (linha 14).
    Parabéns, encontra-se no caminho da aprovação! Logo conquistará seus objetivos.
    Coloco-me a disposição para mais esclarecimentos.

    • 0
  2. Olá!
    O seu texto está bem estruturado em 4 parágrafos, todavia você ultrapassou o limite de palavras que uma redação deve conter, uma dissertação de alto nível é de 280 p à 370 p.
    Você organizou as suas ideias, mas há pontos finais em lugares que daria para continuar a escrever.
    Acredito que tenha alcançado a marca de 15 conectivos ou mais. Bom.
    há 16 sentenças, mas mal colocadas. Porque acho que você abusou muito no 3° paragrafo, visto que realmente tem mais linhas do que os outros parágrafos.
    Agentes sociais em falta, talvez apenas o Governo Federal resolveria o problema, mas deve-se explorar todas possibilidades de uma solução concreta.
    Falando em *concreta*, seus argumento são bons, visa todos os pontos além dos robôs e também mostra as situações das pessoas empregadas, um tema muito bom. Seu tipo de argumentação é bem sedutor, porém tente citar filmes ou filósofos.
    Existem bastante filmes que mostram a substituição dos seres humanos por máquinas ou inteligencias artificiais.
    3°paragrafo-Dentre eles, destaca-se o óbvio aumento do desemprego, haja vista que a mão de obra humana torna-se (se torna) *um pequeno erro de concordância
    gramatical.*

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.