Iniciante

[Retribuo com curtidas e corrijo de volta às redações de vocês] – Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 3

Na série americana “13 Reasons why”, é retratada a vida da personagem “Hanna Baker” que se suicida devido a vários fatores, tal como a estereotipização de seus problemas. Paralelamente, no Brasil contemporâneo, ocorre a estigmatização associados à saúde mental. Reflexos esses do preconceito devido à falta de informações.

Em primeira análise, cabe ressaltar que tal estigmatização está intrinsecamente ligada à cultura do preconceito. Pois, o que geralmente as pessoas sabem sobre saúde mental é o que veem nos filmes, séries ou novelas. Logo, tais veículos de informações transmitem na ficção ideias contrárias à realidade, fazendo com que a sociedade trate assim, pessoas que sofrem depressão, por exemplo, com indignidade, inferindo a declaração dos direitos humanos.

Ademais, a desinformação não é apenas por meio dos veículos de comunicação, como também é institucional, ou seja, educacional. Para Paulo Freire, grande pensador e pedagogo brasileiro, a educação muda as pessoas e essas por sua vez mudam a sociedade. Por isso, a escola tem um grande papel na sociedade, que é o de conscientizar, promovendo uma ação libertadora, assim como defendia Paulo Freire. Logo, é notório que a desinformação educacional é um grande agravante nesse sentido.

Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar o impasse. O Ministério da Saúde junto com as Escolas deve conscientizar os alunos desde o início da vida escolar, por meio de rodas de conversas e palestras com profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras. Assim, espera-se que o estigma associado às doenças mentais seja freado na sociedade brasileira.

Compartilhar

8 Correções

  1. Gostei muito da sua redação, você falou com propriedade do tema, demonstrando conhecimento, principalmente nas referências/repertório.

    No terceiro parágrafo, acho que você fugiu um pouco do tema, porque abordou sobre a questão educacional e a importância dela, mas não criou uma relação com “doenças mentais”, então acabou ficando meio jogado na redação.

    Na conclusão você não colocou o meio e o detalhamento, além de faltar desenvolvimento. Usar somente “conscientização” na proposta de intervenção acaba deixando a conclusão fraca.

    ~ boa sorte ^-^

    • 0
  2. O textos está ótimo, claro e objetivo.
    Apresenta alguns erros de português.
    A introdução foi bastante objetiva, mas acho que faltou desenvolvimento e da tese, e que você deveria citar ou dar exemplo de filmes ou séries no desenvolvimento.
    Sua redação é digna de 800 pontos ou mais! Parabéns

    • 0
  3. Oie ; ficou muito bom a sua introdução falando sobre um personagem que “vive” a realidade atual da sociedade !!

    Mas no decorrer do desemvolvimento vc fou muito nas deciformações das pessoas e se esqueceu em demonstrar mais ainda os estigmas que são o preconceito, beleza padrão, bullying, etc.

    A conclusão ficou muito boa..

    • 1
  4. Bom, a minha avaliação sobre a redação é a seguinte :

    1 parágrafo – O repertório da série é muito interessante para abordar em um tema como o proposto ,no entanto os parágrafos seguintes poderiam ter sido melhores trabalhados. As duas últimas frases desse paragrafo poderiam se conectar e você as deixou meio “soltas” . Além disso,a Tese poderia resumir os dois problemas que vc iría discutir mas não houve isso.

    2 parágrafo – Muito interessante refletir a estigmatização a esse grupo relacionando-o com as questões midiaticas,mas,para revelar mais credibilidade ainda à sua argumentação,um repertorio poderia ser usado. Ademais,o primeiro e o segundo parágrafo poderiam ser conectados com a conjunção “pois”. House uso inadequado das vírgulas.

    3 parágrafo – O repertório é interessante mas faltou problematizar o pensamento do educador e dizer se ele é posto em prática.

    Conclusão : Boa ideia mas poderia ser melhor detalhada.

    Nota : 780 para 800

    • 0
  5. Olá, Fernando!

    Gostei muito do parágrafo introdutório do seu texto. Achei que deixou claro o tema.

    Notei poucos desvios de português.

    Em relação a abordagem do tema, poderia aprofundar mais. O d2 apresentou uma discussão muito melhor do problema.

    Deve-se evitar propor intervenções de conscientização para minimizar o impasse. Percebi que faltou a finalidade da proposta.

    Nota por competência: 160/160/160/200/120 = 800.

    *Retribui.

    • 1
  6. Achei a sua intervenção um pouco limitada, o restante do texto está ótimo mas a conclusão poderia ter mais soluções. e como você disse no começo do parágrafo “medidas devem ser tomadas para solucionar o impasse”, fiquei esperando ver essas medidas. não é só colocar “algo tem que ser feito” e sim “isso,e isso, e isso tem que serem feitos e dessa forma…”.

    • 2
  7. Sua redação apresenta um linguagem de fácil compreensão, o que é um aspecto positivo.
    Você soube articular muito bem as citações com o que foi sendo discutido ao longo da redação.
    Apresenta uma excelente estratégia coesão.
    Acho que você utilizou um vírgula de maneira errada no segundo parágrafo.
    Penso que sua redação supera 700 pontos.

    • 1
  8. Na introdução você deveria ter sido mais específico tipo colocando as teses mais claras para que o leitor tenha uma compreensão melhor.

    Tipo na minha opinião eu acho que essa
    tese acaba sendo que a mesma coisa pois o preconceito é causado pela falta de informação…..
    Mas se você continuar treinando
    vai melhorar cada vez mais e com certeza alcançar todos os seus objetivos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.