Respeito aos animais nos experimentos laboratoriais

  • 1

Para que a sociedade contemporânea tenha acesso a remédios, cosméticos, vacinas e até alimentos são necessárias pesquisas, as quais seguindo um modelo metodológico científico precisam ser testadas para a validação ou refutação de hipóteses. Tais testes muitas vezes são realizados em animais a fim de preservar a vida humana de possíveis efeitos negativos. Mas em uma visão ética, a vida animal também deve ser preservada? O respeito a vida animal deve estar acima do desenvolvimento científico?

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais declarada em 1978 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em seus artigos 2 e 3 afırma que cada animal tem direito ao respeito, sendo assim nenhum desses deve ser submetido a maus-tratos e atos cruéis. O respeito a tais direitos deve estar presente nos testes biológicos, que precisam ser realizados sem causar sofrimento algum a seus submetidos. Mas em muitos experimentos científicos tais direitos são violados, provocando sofrimento físico e corrompendo o que o próprio Homem propôs.

A manipulação de experimentos animais são permitidos e necessários para o desenvolvimento científico. Visto que de remédios para doenças graves a vacinas contra vírus letais, as Ciências Biológicas têm contribuído com o papel de salvar vidas e torna-las mais fáceis. Mas os maus-tratos e métodos cruéis de experimentação em animais são visíveis e devem ser abolidos, a fim de respeitar os animais como forma de vida, com direito a existência, ao crescimento e a liberdade.

Portanto como propósito de garantir os direitos dos animais nas pesquisas e testes científicos, são necessários a junção dos pesquisadores e do Estado com interesse de evitar preservar e respeitar a vida animal. Os pesquisadores atuando em seus testes de forma ética e respeitosa, com o propósito de evitar ao máximo o sofrimento dos experimentados, e se possível fazendo pesquisas alternativas. E o Estado, com consciência da violência nesses experimentos, deve propagar as leis já existentes com ajuda das mídias, com interesse em evitar que tais transtornos se proliferem.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, Talita. Em minha opinião vejo que você tem domínio sobre a norma culta, sua introdução foi muito bem elaborada assim como seus argumentos em relação ao tema. Você também mostrou conhecimento de mundo aplicando muito bem ao tema proposto. Em relação a proposta de intervenção achei um trecho confuso sendo ele a seguir:
    “são necessários a junção dos pesquisadores e do Estado com interesse de evitar preservar e respeitar a vida animal. Os pesquisadores atuando em seus testes de forma ética e respeitosa, com o propósito de evitar ao máximo o sofrimento dos experimentados…”
    Na frase é dito que é necessário a junção de pesquisadores e do Estado com o interesse de evitar preservar e respeitar a vida animal, creio que seria ao contrário o sentido.
    E o que sucede a frase citada acima não segue uma sequência de idéias.
    Bem, minha opinião foi dada, você tem bastante repertório e boa escrita, continue com essa dedicação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.