Iniciante

Resiliência e medidas diante dos desastres da natureza

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Os desastres naturais causam significativos impactos ambientais e humanos, dente eles: danos ao equilíbrio ecológico como aquecimento global, desaparecimento de espécies; prejuízos ao meio ambiente como o desmatamento e resiliência por parte da sociedade, esta, por sua vez significa resistência, enfrentamento e superação, possuindo aspectos positivos e negativos.

É de fundamental importância mencionar os aspectos positivos da resiliência perante os desastres naturais, quais sejam: defender-se e opor-se às forças da natureza, evitando de forma a tomar medidas de prevenção diante da previsibilidade de tragédias da natureza, como os vulcões, tsunamis, inundações, deslizamentos de terra e até pandemias e endemias.Outro aspectos positivo, confrontar e lutar contra tais fenômenos, estudando e se preparando, trabalhando para a resolução e minimização dos seus efeitos; e derrotar seus resultados devastadores com soluções adequadas e aplicação imediata de fórmulas e artifícios remediadores.

Para ser mais preciso, sobre os aspectos positivos, as medidas preventivas são: reforçar as medidas de proteção ambiental, monitoramento e identificação de zonas de riscos; em seguida, os estudos de impactos ambientais, elaboração de plano de ação para evitá-los e reduzí-los. Mister citar, reversão dos danos, intervenção em áreas vulneráveis, implementação de programas para mitigar situações críticas e outros.

Quanto às medidas de remediação temos a reparação de danos, impedir a continuação da degradação, assegurar a redução da poluição, etc.

Especificamente, as medidas a serem tomadas ainda podem ser: instalação de rede de esgoto, controle da poluição, preservação do patrimônio natural, manter zonas degradadas, promover o uso sustentável da água, integração com a sociedade, amparo às vítimas e necessitados.

No que tange aos aspectos negativos, a resiliência pode resultar em passividade, em termos práticos, por exemplo, tolerar a poluição do meio ambiente, a degradação ambiental, probabilidade de suportar a ponto de ficar inerte diante dos desastres, que podem provocar doenças e mortes em grandes proporções no âmbito da coletividade.

Em virtude do que fora supramencionado, ser resiliente é superar, suportar as adversidades, mas não contentar-se com seus efeitos , sendo necessário ser combativo e atuante diante dos desastres naturais no intuito de preservar a própria humanidade.

 

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1 Correção

  1. Primeiramente, parabéns por se desafiar na escrita sobre um tema tão relevante e que tem sido motivo de preocupação principalmente nesses últimos dias. Corrigirei a redação com base nos critérios do ENEM.

    Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/200
    (Você tem um bom vocabulário. No entanto, opte pela construção de frases mais curtas, isso tornará seu texto mais claro e organizado. Cuide com a escrita em primeira pessoa, busque sempre a impessoalidade no texto dissertativo-argumentativo)

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 20/200
    (É importante enriquecer sua argumentação com repertório sociocultural em todas as partes do texto. Filmes, livros, citações,
    músicas, pinturas e teorias são ótimas maneiras de demonstrar seu conhecimento de mundo. Uma dica já é iniciar introduzindo seu texto com uma referência externa)

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 60/200
    (Pode-se entender sua linha de raciocínio e sua posição pessoal, mas perceba que em seu texto há muitas exemplificações e pouco desenvolvimento de ideias. É imprescindível que você elabore uma tese no parágrafo de introdução, que guiará as suas ideias a serem desenvolvidas)

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 40/200
    (Para tornar seu texto mais coeso e para vincular melhor suas ideias, é importante o uso de conectivos ‘conjunções’)

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 0/200
    (Proposta de intervinção inexistente. Para pontuar nessa competência, é importante elaborar uma solução para o problema que vem sendo discutido ao longo do texto, contendo os elementos: agente, meio, modo, finalidade, efeito e detalhamento)

    Nota final: 240/1000

    Obs: Sugiro que estude a estrutura da redação do ENEM ou do vestibular que pretende fazer, revise estratégias de argumentação, e treine a construção da proposta de intervenção.
    Continue sempre se empenhando, bons estudos!

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