RELAÇÕES ENTRE MÍDIA E SEGURANÇA PÚBLICA

  • 1

Não é novidade para ninguém que a mídia desempenha um forte papel de controle social, pois, por mais que sua função primária seja retratar tudo aquilo que aconteça na sociedade, a depender do modo em que um mesmo fato seja exposto ao público, pode-se causar uma reação positiva ou negativa. Assim, é necessário ter muita cautela ao se analisar determinada notícia, pois existe a possibilidade de que a mídia esteja direcionando um certo posicionamento político aos seus espectadores.

Um tema bastante corriqueiro e controverso na mídia é a retratação da segurança pública e a violência policial no Brasil. Infelizmente, existem canais de comunicação que omitem os fatos para dar a entender que a polícia seja, em sua maioria, violenta e truculenta; e isso cria uma falsa percepção da realidade na sociedade. Em contrapartida, existem canais midiáticos que ignoram os erros e excessos cometidos pela polícia; novamente, isso cria uma falsa percepção da realidade nas pessoas, ocorrendo assim, um controle social.

Esse controle social desempenhado pela mídia pode ser bastante perigoso, pois ele valida políticas públicas e ações que, em muitas das vezes, não seriam benéficos à sociedade. A exemplo disso, tem-se o primordial papel da mídia e da propaganda na Alemanha nazista de Hitler. Naquela época, a mídia foi responsável por validar o pensamento antissemita, e, por consequência, a população alemã esteve mais inclinada a compactuar com os ideais nazistas.

Portanto, fica clara a relação entre a mídia e o sentimento da população quanto a segurança pública e a violência policial. Sendo assim, é de suma importância que seu funcionamento seja livre de viés político e ideológico, pois só assim será possível tratar de tais temas sem quaisquer interferências externas, favorecendo efetivamente a população.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Diogo!
    seu modo de escrever, é sem duvidas, claro e coerente ao tema que lhe é proposto.
    você expôs de maneira pontual e objetiva e se posicionou na problemática, algo realmente bom em um redator.
    Porém, se seu alvo foi produzir um texto dissertativo-argumentativo padrão ENEM, você deve seguir algumas recomendações da estrutura do paragrafo, tanto as simples como as mais complexas, para se tornar um redator de alto padrão!
    um exemplo, é a presença de referencias externas, como citações, filmes ou áreas do conhecimento para sustentar sua argumentação assim como comprovar que seu posicionamento é de fato verídico.
    Em suma, seu texto é bom e bem posicionado, pode melhorar em relação a uma dissertação padrão ENEM. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento :).

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.