A novela “Órfãos da Terra”, exibida pela Rede Globo de Televisão, apresenta uma família vítima dos bombardeios de sua terra natal e os desafios enfrentados pelos mesmos ao imigrarem para o Brasil, em busca de uma vida mais tranquila e pacífica. Semelhante ao drama, a evasão populacional, é um proeminente desafio da atualidade, ocasionada tanto por perseguições religiosas, quanto em virtude do alto índice de fome e violência em determinados países.
Antes de tudo, faz-se necessário observar que grande parte dos refugiados abandonam seus lares devido à perseguição de suas crenças. No livro “O menino do pijama listrado”, exibe-se a austeridade nazista em detrimento de milhões de judeus que foram dizimados no holocausto. Evidentemente, a analogia da obra- e fato histórico – convergem ao mesmo ponto: atentados, torturas e mortes. Em geral suscitados pela intolerância de um determinado grupo para com a religião dos demais.
Outrossim, a constante manifestação da violência juntamente com a miséria, são mais dois pontos cruciais de debate. Segundo o pensamento do filósofo Voltaire: “a civilização não suprime a barbárie, aperfeiçoa-a”. Paralelo a isso, é indubitável que a humanidade permanece extenuando a incidência de atos violentos perante a sociedade. Em países onde há indicadores elevados de assassinato, estupro, ataques terroristas e tráfico de pessoas, a problemática torna-se inquestionavelmente corriqueira. Ademais, a rigorosa desigualdade social aliada à fome, faz com que os membros de um local específico se tornem ainda mais vulneráveis tendo em vista que a falta de oportunidades contribui para a discrepância econômica dos indivíduos.
Diante do exposto, torna-se imprescindível à previdência de medidas que visem intermediar o óbice. Prefeituras Estaduais deverão criar departamentos de apoio residencial aos recém-refugiados e lhes garantir o bem-estar necessário, por meio de refeições, doação de vestimentas e acesso à higiente, a fim de que eles possam garantir a sua estabilidade no país e desfrutem da dignidade negada outrora.
NinadeathIniciante
Refugiados no Brasil
Compartilhar
[email protected]
Gostei muito de você ter utilizado 3 repertórios, na introdução e nas suas argumentações. Sobre sua conclusão, achei muita boa porquê pegou todos os critérios que são comprados pelo Enem, mas eu diria pra você colocar algo que retorne o tema como uma solução depois de colocar a finalidade.
Ex: vc colocou a finalidade e botou o ponto, ok.
Agora vc iria colocar: Dessa forma, os refugiados no Brasil se sentiram mais seguros.
souza13
Um bom texto. Achei ele bem escrito, atendendo às competências exigidas pela banca do ENEM, apresentando uma mostra de seu repertório sociocultural ao citar a telenovela e fazer analogia do tema com um argumento de Voltaire. Para fins de enriquecimento de sua redação, teria sido interessante você trazer algum dado (com fonte).
A proposta de intervenção é bem estruturada, contendo meio, modo de ação e efeito esperado, Parabéns!!