Mestre

Reflexões no período de confinamento social.

  • 2

Será esse mesmo o apocalipse?

Será que já estava escrito? Dizem que a vida é um caminho entre curvas e retas, subidas e descidas. Dizem também que para que a felicidade possa existir, devemos passar pelo luto. A COVID-19 surge em uma época que ninguém esperava, né? Como poderíamos imaginar tantas mortes em um só dia? Alias, pensando com muita calma, isto não é muita novidade para o planeta Terra. Será esse mesmo o apocalipse?

Bom, vamos lá. Não vou muito longe na história, pois nasci em 1993. Em 1988, Chico Mendes, ambientalista e defensor da Amazônia brasileira foi assassinado por fazendeiros ao defender a preservação do bioma. Bioma que até a década de 90 iniciar, já tinha perdido boa parte do seu habitat. Mortes. Sim, perda de habitat significa mortes (muitas) de animais e plantas. Plantas? Elas servem pra quê? Sim, são elas que produzem a substância básica para você conseguir ler este texto. Destes últimos anos, eu fui telespectador de 2 ”acidentes” de barragens de grandes mineradoras. Vi fazendeiros matarem onça-pardas a pauladas. Vi novamente a Amazônia pegar fogo. Será que esse apocalipse não teve início bem antes da COVID-19?

Essa resposta é difícil de achar. Acredito que a COVID-19 possa servir com um termômetro para nós, mostrando que a natureza pode parecer estática, controlável e pacífica, mas como diz uma velha lei da física: para toda ação, existe uma reação. Espero que daqui para frente o ser humano comece a enxergar a natureza como parte de si e não como recurso para satisfação do seu ego.

Proposta:

Se coloque no lugar de um estudante de ensino médio que recebe a tarefa de escrever um artigo de opinião para o site da escola, apresentando reflexões acerca desse momento atípico que estamos vivendo: o confinamento social. Nesse artigo de opinião, você deve:

  1. Apresentar as suas inquietações e angústias nesse momento de confinamento social;
  2. Relacionar as suas reflexões aos textos da proposta;
  3. Apresentar, pelo menos, um aspecto positivo que poderá surgir desse momento de confinamento social para a nossa sociedade.
Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Não sou nenhuma profissional na área, estou no mesmo barco. Kkkkkkklkk
    Bom, certo que podemos usar a primeira pessoa no texto mas, tentar evitar é bem melhor.
    Use mais repertórios, dados estatísticos, pois traz um valor maior para sua redação.
    Parabéns pela redação, gostei muito.

    • 0
  2. 1° parágrafo: levando – se em consideração que este é um artigo de opinião, a introdução em si foi bem escrita, apesar de um pouco excessivamente metafórica. Mas, novamente, como é um artigo de opinião, você tem liberdade para a utilização de metáforas e utilização da primeira pessoa do singular.
    2° parágrafo: é um parágrafo bem estruturado, coerente e com bons argumentos. O único ponto que eu substituiria os termos é em: […] são elas que produzem a substância básica para você ler este texto”. Ok, está implícita a idéia de que você se refere ao oxigênio, mas seria interessante especifica – lo.
    3° parágrafo: então, o termo termômetro ficou meio fora de contexto, talvez se tivesse sido utilizado “referencial” teria sido um pouco mais coerente.
    De maneira geral, o texto está bem organizado e com idéias claras e objetivas. Há algumas citações, o que expõe um bom repertório sociocultural e não identifiquei desvios da norma padrão da língua portuguesa. Mas fica uma dica: atente – se com relação à utilização de certos termos, pois, em alguns casos, utilizar termos mais simples pode ser melhor para que se produza um texto fluído e coerente.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.