Redução da maioridade penal no Brasil

  • 0

Na obra ‘memórias do cárcere’, o autor Graciliano Ramos, preso durante o regime do estado, relata os maus tratos, as péssimas condições de higiene e a falta de humanidade vivenciada na rotina carcerária. A obra não destoa da realidade brasileira, com a maioridade penal reduzida muitos desses problemas tendem a se agravar, como, a superlotação e a alta demanda de produtos necessários que já não é suprida.

Em primeira análise, deve se pontuar que, no Brasil, a superlotação cresceria, uma vez que, há mais de 600 mil presos para 350 mil vagas, não havendo espaço para uma convivência plena entre os induvíduos. As diferença entre os gêneros se complicariam, dado que, há uma negligência á higiêne feminina, vide a falta de absorventes em algumas prisões, com o aumento do número de mulheres jovens o consumo de produtos como este aumentaria.

Uma parte expressiva da população vê a baixa da idade penal como solução da criminalidade, porém, de acordo com o CNJ (conselho nacional de justiça) e a Unesco, provam que o sistema prisional é ineficiente, prossui índice de reincidência de 70% e não reduz a violência, pois nenhum país teve queda depois de reduzir a maioridade. Visto isso, a frase do matemático Pitágoras, educar as crianças para que não precisemos punir os adultos, trata-se de uma possível solução ao impasse, não sendo necessária a melhoria das cadeias a esse fim, e sim investindo em educação.

Contudo, levando em consideração os aspectos mencionados. Punições menos severas podem ser adotadas, tais como prestação de serviços á comunidade e obrigação de reparar o dano, dentro da capacidade para exercer a punição. A educação é primordial, o Ministério da Educação e do estado deve destinar verbas públicas a fim de implementar aulas de ética e moral, a ciência prova que os jovens possuem mais facilidade de aprender, e este deve ser explorado.

(se possível colocar uma nota)

Compartilhar

3 Correções

  1. Após uma breve leitura eu diria:

    Pelo que vi, todos os elementos estão na introdução
    não achei o detalhamento na conclusão
    , e percebi alguns erros de gramatica
    há informações sem a ponte o que pode apresentar um certo receio sobre os dados ex: segundo o portal “nome do site” já daria uma bela ajuda

    Competência 1: 200
    Competência: 160
    Competência: 160
    Competência: 120
    Competência: 120
    a
    uns 760 por ai

    • 1
  2. Sua redação está ótima e bem argumentada.

    – A introdução está boa com um ótimo repertório sociocultural, bem relacionado ao assunto.

    – O 1º desenvolvimento e o segundo estão bons, porém vejo que você não conseguiu “conectá-los”, como se pulasse pro outro desenvolvimento.

    -Conclusão bem feita, com boa proposta de intervenção e bem detalhada.

    Somente identifiquei alguns erros gramaticais que devem ser melhorados.

    Nota: entre 750 – 800

    • 0
  3. Boa noite,

    Na sua introdução, você usou como repertório a obra ”Memórias do Cárcere” (sempre escreva com letras maiúsculas e, de preferência, entre duas aspas) do autor Graciliano Ramos, porém eu tive certa dificuldade em identificar o personagem principal. Eu escreveria desse jeito: ”Na obra bibliográfica ‘’Memórias do Cárcere’’, do autor Graciliano Ramos, o escritor relata, enquanto estava preso durante o regime do estado, os maus tratos, as péssimas condições de higiene e a falta de humanidade vivenciada na rotina carcerária.”
    Ainda no primeiro parágrafo te aconselho a organizar melhor as ideias, ex: ” A obra (troque por livro ou ”o universo apresentada pelo escritor”) não destoa da realidade brasileira (qual realidade?), com a maioridade penal reduzida muitos desses problemas tendem a se agravar, como, a superlotação e a alta demanda de produtos necessários que já não é suprida (é essa a tese? Use conectivos para deixar isso claro).

    No seu parágrafo de desenvolvimento 1, você trouxe algumas informações mas não trouxe a fonte (de acordo com quem há 600 mil detentos para 350 mil vagas?), tente desenvolver 7 linhas para esse parágrafo (por algum motivo isso faz parecer que você sabe desenvolver um argumento e o outro não)

    No seu parágrafo de desenvolvimento 2, você trouxe uma alusão à Pitágoras (não há nada de errado, eu só queria ressaltar que fiz uma redação com o mesmo tema, porém com a opinião contrária, e que também trouxe essa alusão no meu segundo parágrafo de desenvolvimento).

    Na sua conclusão, há o uso do ponto final aonde caberia uma vírgula. Também há o problema na organização das ideias, visto que você primeiro trouxe ações vagas para depois trazer o agente, além de não haver detalhamento.

    Portanto, C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 80/120
    Total: 600/640

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.