Redução da maioridade penal

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É um fato que a violência é um dos maiores problemas do Brasil atualmente. Sendo assim, a grande maioria do povo brasileiro é a favor de reduzir a Maioridade Penal para dezesseis anos, uma tentativa de diminuir os índices de crime.

Contudo, também é evidente o grupo social mais afetado por esta problemática: a população negra, de baixa renda e periférica do país. Esta mudança da lei atual apenas marginalizaria ainda mais este grupo social específico, boa parte composto por crianças e adolescentes. Não obstante, muitos destes menores se entregam à criminalidade por se verem, aparentemente, sem opção, devido a condição precária em que vivem.

Além disso, o sistema carcerário brasileiro não estaria preparado para lidar de forma justa com estes menores. Mesmo adultos são tratados de forma desumana em prisões nacionais. Outro fator importante é a superlotação destes locais.

Em virtude dos fatos mencionados, a punição não seria o jeito correto de lidar com a situação. Em vez disto, é mais benéfico educar os jovens e oferecer a eles oportunidades, conhecimento e melhores condições de vida. É como disse, certa vez, Nelson Mandela: “educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

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3 Correções

  1. Parabéns!! Vou corrigir por parágrafos e depois dou uma nota, pode ser ? Não sou especialista mas espero ajudar! :*

    INTRODUÇÃO
    -vc pode começar sua introdução citando um filme, um acontecimento histório, ou até mesmo uma citação de algum sociólo/filosófico, isso enriquece bastante e ajuda para afirmar sua ideia
    -não deixou com clareza as 2 problemas que seriam tratadas ao decorrer do texto, no caso, no 2° parágrafo seria a marginalização das minorias e no 3° parágrafo seria a despreparação do sistema carcerário brasileiro.
    -mas, fou muito bem objetiva na tese

    ARG 1
    -procure utilizar conectivos, isso enriquece bastante seu texto
    -utilize seu conhecimento de outras áreas para afirmar sua ideia, se vc está dizendo que é contra/a favor tal coisa, aproveite e utilize um fator histórico, ou cite algum livro/série/filme que reforce a sua ideia
    -acentuação e pontuação muito bem desenvolvidas

    ARG 2
    -ficou bastante vago justamente pela ausência de algo que comprove/reforce as suas ideias.
    -“outro fator importante é a superlotação destes locais.” por que vc acha isso? quais dados comprovam isso? faltou detalhadamento
    -poderia ter utilizado citações de filmes ate mesmo brasileiros, como Tropa de Elite, Operações Especiais e outros

    CONCLUSÃO
    -para se ter uma boa conclusão, vc deve se atentar as 4 perguntas: O QUE? COMO? QUEM? A FIM DE QUE?
    -a única pergunta que vc respondeu foi a primeira, não disse quem faria isso (agente; governo federal, esferas da União, mídia, sociedade, escolas, ongs), não disse como se educariam os jovens (por meio de propagandas? debates em escolas? influência da mídia?), não disse quem e nem pra quê
    -muito bom optar por terminar sua redação com uma citação, isso reforçou sua ideia, mas precisa trabalhar bastante no desenvolvimento

    C1: 180 (muito bem escrito e sem erros de acentuação e poucos de pontuação)
    C2: 80 (utilize áreas do conhecimento para reforçar suas ideias)
    C3: 120 (muito bem organizado, mas poucos fatos e argumentos)
    C4: 140 (utilize mais conectivos)
    C5: 80 (trabalhar mais no desenvolviemento e responder as 4 perguntas)

    NOTA: 600

    Continue treinando, você escreve muito bem, so precisa se atentar mais ao detalhadamento dos argumentos e principalmente a proposta de intervenção. Parabéns!!

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  2. Vamos por partes.
    Introdução – Siga o modelo: Contexto + tema + tese. Não há tese, ou seja, você não colocou a sua opinião, faltou o contexto, pode usar fato histórico, filme, série, tudo que tem haver com o tema.
    Desenvolvimento – Siga o modelo: Argumento de autoridade + Comentário. Não há argumento de autoridade, o que enpobrece o seu texto e dá a sensação dele não ser verídico. Tudo que for exposto deve ser explorado, citou a superlotação, mas faltou explorar sobre.
    Conclusão – Tente usar propostas de intervenção. Quem pode fazer, o que pode fazer, como vai fazer a também para que vai fazer. Não use citações na conclusão, apenas as propostas.

    Domínio da norma culta da língua escrita – 1,8
    Compreensão da proposta de redação – 1,3 (faltou explorar melhor o tema).
    Construção de argumentos consistentes – 0,5 (traga citações para o desenvolvimento).
    Domínio de concisão, clareza, coesão e coerência – 1,4 (tente ser mais objetivo).
    Proposta de intervenção – 0,5 (responde às perguntas).

    Nota = 5,5 (escala de 0 até 10).

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  3. Olá, gostei da sua redação, porém observei algumas coisas no decorrer dela que poderia ser mudado. Na introdução, poderia ter colocado as 2 teses que serão utilizadas no 2 e 3 parágrafo, pois além de aumentar sua nota, ajudaria na compreensão do texto.
    No 3 parágrafo, você poderia ter desenvolvido melhor sua ideia, como na última frase colocada: ‘Outro fator importante é a superlotação destes locais.’ , quando alguém ler isso, gostaria que fosse comentado o fato da superlotação, o que isso iria gerar…
    Na conclusão, a fim de aumentar sua nota, te aconselho a responder as perguntas que devem ser respondidas nesse parágrafo (quem fará, o que fará, como e onde).
    Você vai longe, é só questão de prática!

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