Segundo, o filósofo francês, Michel Foucault:”Prisão, pequena invenção desacreditada desde seu nascimento” com esta citação entende-se que a restrição à fundamentação básica do encarceramento, privação de liberdade, torna por muita das vezes o sistema prisional ineficaz, tal realidade observada no Brasil é motivada pelo descaso do poder público acrescentado a falta cumprimento do direito penal.
Nesse sentido, ao relacionar a displicência do poder público é importante ressaltar as condições desumanas encontradas dentro das unidades penitenciárias, em virtude principalmente da superlotação: falta de vagas, sem assistência médica adicionado ao déficit de profissionais no controle de presidiários. Conforme o DEPEN 40% dos presos são provisórios em função da lentidão no processo judicial, isso só confirma a incúria dos três poderes à questão carcerária.
Outrossim, o direito penal afirma que o encarcerado deve, de acordo com o grau de seu regime, ser preparado ao conceito de ressocialização e não reincidência criminal, o que na verdade acontece é a não realização deste regulamento, devido ás situações apresentadas anteriormente, causando mais um distúrbio nas agregações presidiárias: alta violência, organização de motins e rebeliões, além do fortalecimento das facções. Pode-se ligar estes comportamentos ao pensamento determinista, acreditando-se que essas decisões são instintivas e derivadas da natureza em que os detentos estão.
Portanto, em dimensão dos fatos apresentados, é necessário grande atuação colaborativa entres os três poderes, de forma a regularizar estes problemas de organização. O poder executivo poderia atuar principalmente na disposição da gestão dos presídios ajudando a alterar o mau suporte presente , o poder judiciário deveria fazer uma revisão do código penal de forma a esclarecer os direitos básicos de saúde,higiene e educação além de estabelecer normas para evitar o superávits do cárcere, impedindo o acúmulo desnecessário em relação aos presos provisoriamente.
onunespedro
O seu texto esta bem estruturado! Seu português é bastante rico e você soube muito bem como decorrer (montar/escrever) os parágrafos
Citou filosofos, dados estatísticos, que ajuda muito e mostra que conhece bem o assunto
Dica na proposta de intervenção: tente citar pelo menos duas intervenções, com agentes diferentes e ideias interligadas, desta maneira mostrando maior conhecimento!
Espero ter ajudado
Jouber
Sua redação está muito bem estruturada, porém você fez períodos muito longos, a falta de ponto faz com que o leitor se perda e tenha que voltar no texto. O uso de conectivos deixou sua redação coesa, mostrou domínio da norma culta portuguesa tornando o texto coerente. Só pecou na pontuação.
160 160 160 160 160
800
Lauraaaa
Oi, tudo bem?
Na minha opinião, sua redação está perfeita. Desenvolveu muito bem a introdução com uma tese nem definida. Os parágrafos de desenvolvimento estão muito bem estruturados, e tese bem argumentada ao longo da redação. A sua retomada da tese na conclusão foi muito boa, e o detalhamento na proposta de intervenção foram muito bem colocados. Notei mínimos erros da norma, mas acho que foi algum problema de digitação. Fora isso, arrasou muito!
thaisssss
Olá, tudo bem?
Não sei qual vestibular tu pretende fazer, pois normalmente eles exigem coisas distintas uns dos outros, mas, se no seu caso for o Enem, achei tua redação muito bem feita!
Espero ter ajudado! :)
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..