Iniciante

Redação modelo ENEM; tema – Tecnologia: vilã ou amiga da saúde mental?

  • 1

          Steve Jobs, empresário criador da “Apple”, postulou que a tecnologia exerce grande influência sobre o mundo contemporâneo.  Contudo, tal influência, muitas vezes, pode ser considerada um fator negativo no que tange à saúde mental dos indivíduos, visto que os meios tecnológicos, em sua maioria, abrem margem para o acesso a diversos conteúdos mediante uma grande rede de telecomunicações chamada internet, a qual interfere, incisivamente, no cotidiano e na qualidade de vida dos usuários. Desse modo, a análise de fatores como dependência tecnológica e má influência midiática se faz essencial.

          Em primeira análise, convém ressaltar a dependência que os meios tecnológicos estabelecem com relação a seus usuários como um fator determinante para a permanência desse impasse. De acordo com Platão, filósofo grego, o viver bem se sobrepõe ao apenas viver. Diante disso, verifica-se a importância de equilibrar as relações entre o “mundo virtual” e o “mundo real”, uma vez que, frequentemente, as ferramentas digitais se tornam inimigas de uma boa qualidade de vida, incluindo a saúde mental. Dessa forma, é inadmissível que, em pleno século XXI, as pessoas prefiram dar mais importância às curtidas do “Facebook”, do que ao seu estado de saúde.

          Ademais, a má influência midiática também atua nessa problemática. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Entretanto, a mídia não atende ao pensamento desse autor, visto que a todo instante está estimulando pessoas a aderirem equipamentos tecnológicos e a acessarem todos os seus recursos, esquecendo, porém, de influenciar esses indivíduos a cuidarem, também, de sua saúde mental.  Dessa maneira, enquanto a mídia exercer esse papel manipulador no que tange a aspectos, algumas vezes, negativos, a emancipação humana em diversos âmbitos ficará, cada vez mais, na utopia.

          Logo, o Ministério da Tecnologia e Ciência – órgão responsável pela área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – deve, por meio de parcerias com responsáveis por instituições de ensino, promover projetos educacionais em escolas, a fim de conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos da dependência tecnológica, como também sobre a importância da preservação da saúde física e mental, principalmente no que diz respeito à interferência dos meios digitais nesses fatores. Ademais, a mídia, deve, por intermédio de propagandas televisivas, bem como anúncios em jornais e revistas, promover uma reeducação tecnológica, tratando, por exemplo, do tempo ideal para estar conectado aos meios digitais diariamente, com o fito de equilibrar uso da tecnologia – como ferramenta de lazer e trabalho – e saúde mental. Feito isso, a problemática dos efeitos positivos e negativos, em sua maioria, que a tecnologia pode causar sobre os indivíduos será, gradativamente, revertida, pois, conforme Gabriel, O Pensador: “Na mudança do presente, a gente molda o futuro”.

Compartilhar

5 Correções

  1. -Desnecessário o uso de aspas na palavra Apple, pois é nome de uma empresa e não uma citação de algum personagem.
    -A conclusão é boa, mas tenta dar uma olhada ao uso da vírgula e tenta que não fique muito grande o texto da conclusão para que não seja confusa. Evita o uso de pontos que tinham sido mencionados no desenvolvimento como a saúde física ou os efeitos positivos.
    Fora disso, sua redação é boa

    • 1
  2. – Desnecessário o uso de aspas no nome das empresas;
    – Evite gerúndios;
    – Cuidado com as orações gigantescas, porque isso pode dificultar a compreensão;
    – Conclusão extensa. Isso pode prejudicar um pouco na organização dos parágrafos;
    – Desnecessário tratar de saúde física;
    – O uso de “efeitos positivos” causou meio que um paradoxo, já que mais na frente você indica que essa problemática(???) vai ser revertida(???);
    – Tenta ser mais direto: deve promover…,por meio de…
    pra não correr o risco de errar tanto na colocação das vírgulas, além de facilitar a leitura do texto.
    ;)

    • 1
  3. INTRODUÇÃO
    Acho que os argumentos da internet foram desnecessários, pois os argumentos da tecnologia já foram suficientes para entender sua tese.
    Tira aspas do “Apple”.

    DESENVOLVIMENTO
    Citação direta se usa aspas.
    Tira aspas do “Facebook”.
    Mesma coisa com a outra citação: CITAÇÃO DIRETA USA-SE ASPAS.
    Terceiro parágrafo tem um uso exagerado e desnecessário de vírgulas.

    CONCLUSÃO
    Notei que você tem muito problemas com vírgulas kkkkk Você coloca vírgula tudo em qualquer quanto, em lugares totalmente desnecessários. Lembre-se: NUNCA se separa sujeito e verbo.
    A conclusão ficou boa com todos os recursos necessários, só achei meio grande

    C1: 80 (MUITO ERRO DE VÍRGULAS, MUITO MESMO)
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200

    Nota final: 820

    • 1
  4. …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
    Tira as (“) da palavra Apple.
    Sua redação está excelente!
    C1: 160
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    Bons estudos !
    ………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    • 1
  5. -Apple é o nome da empresa, e não título de uma obra artistica e nem uma citação. Portanto, não há necessidade de usar aspas (o mesmo para o Facebook).
    -Não há necessidade de citar a “saúde física” ou “pontos positivos” no último parágrafo, já que tal tópico não foi discutido no desenvolvimento.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.