Olá, corrigir estilo Enem e pf deixa as notas de cada competência.
Segundo o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a família caracteriza-se como núcleo fundamental de cada indivíduo, uma vez que esta proporciona o primeiro contato do ser humano com a sociedade na qual será inserido. No entanto, ao observar a dinâmica do processo de adoção no Brasil, percebe-se que inúmeras crianças e adolescentes estão sendo impedidos de vivenciarem essa importante experiência social. Nessa perspectiva, tal fato é diretamente motivado por enormes questões de ordem burocrática e incompatibilidade dos perfis, que os interessados na adoção vivenciam.
Deve-se pontuar, de início, que o existente e duradouro tempo de espera para a admissão dos processos dificulta para a efetivação deste. Nessa perspectiva, observa-se que durante esse tempo as crianças crescem e, quanto mais velhas, mais difícil fica de serem escolhidas pelas famílias interessadas em adotar. Nesse âmbito, a sanção de uma lei pelo ex-presidente Michael Temer, inclusa no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), deu novos prazos para o processo adotivo, visando diminuir o tempo de espera. Contudo, o sistema de perfilhação ainda não se alterou, mesmo com a admissão da lei, já que o setor judiciário se mantém lento com os processos jurídicos.
Outrossim, vale ressaltar que apenas encurtar a espera não resolve plenamente o problema, já que a disparidade entre os perfis de crianças buscados e os existentes são outro grande empecilho. Nesse contexto, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, 80% dos pais que desejam adotar procuram crianças com menos de 3 anos, o que corresponde a menos de 7% dos órfãos. Nesse ínterim, observa-se que a medida que os anos se passam as crianças vão crescendo e fica mais difícil de serem adotadas, devido à preferência dos dispostos para adotar. Logo, com a diferença da predileção existente e a enorme burocracia as crianças ficam esquecidas nos lares de adoção e, consequentemente, não serão perfilhadas.
Fica clara, portanto, a necessidade da adesão de medidas que visem mitigar as contrariedades do tema. Destarte, as ONGs, amparadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente, devem promover a implementação de campanhas anuais de incentivo à adoção, com estímulo à perfilhação de perfis menos aceitos, com o fito de aumentar os índices de acolhimento no país e dar a mais crianças um lar familiar. Ademais, o Poder Legislativo, mediante novos projetos de lei, deve alterar as enormes exigências solicitadas para adoção, na intenção de possibilitar novos pedidos desta. Assim, o conceito de família, proposto por Pierre Bourdieu, tornar-se-á frequente na vida de mais crianças brasileiras.
Anaasousa
Oii TD bem?
Sou iniciante, então não sei dar nota ainda, mas percebi que a sua redação ficou muito boa, fácil entendimento e deu para perceber a tese facilmente no seu texto, o que é muito bom.
Parabéns, você tem muito talento e vai arrasar na redação.
Não consegui achar nenhum erro que no meu ponto de vista te prejudique, então me desculpe se eu não tiver ajudado muito.
VanessaSilvadaSilva
Boa noite!
Desde já Parabéns pelo seu texto pelo que eu pude ver ele esta bem estruturado,argumentado e com dominio da escrita formal da lingua portuguesa.
Consegui de imediato entender e encontrar a sua tese e a desenvolveu com informações e fatos que comprovam o seu ponto de vista.
Competencias:
1- 180
2- 200 (bem estruturado e organizado)
3- 180(usou areas do conhecimento diversos para a defesa do seu ponto de vista.
4- 180( poucas repeticoes de palavras, texto coesivo e bons conectivos.
5-Proposta de intervencao apresentou todos os criteros de agente, modo, detalhamento e finalidade.200
NOTA: 940
PARABENS !!
JacieliCosta
Olá, boa noite !!
Segue em anexo a correção segundo as competências do Enem.
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
5. Respeito aos direitos humanos: 160
Total: 840