Na animação infantil “Wall-E” é retratado um país que se tornou inabitável, em razão da poluição e do esgotamento de recursos naturais, os quais foram ocasionados pelo homem. Não distante da ficção, percebe-se, hodiernamente, a semelhança entre o filme e a realidade ambiental, pois há uma pouca priorização do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, ausência de um ensino defensor da sustentabilidade e o insuficiente incentivo governamental são desafios para atenuar a problemática.
A princípio, deve se considerar o pensamento do estudioso Paulo Freire, o qual disserta sobre a atual educação agir como um banco por somente depositar fórmulas e conceitos, ao invés preparar seus alunos para problemas sociais. Sob essa análise, nota-se, na realidade brasileira, uma similaridade entre a premissa e o ensino do país, pois pouco se discute e leciona acerca da sustentabilidade. Isso ocorre porque os centros educacionais priorizam algumas matérias, como as cobradas em vestibulares e concursos, em detrimento da ministração de aulas com a temática da infraestrutura inteligente e das soluções sustentáveis. Consequentemente, danos surgem, por exemplo, a ineficiência na preservação da natureza e a perpetuação da poluição.
Ademais, vale destacar a Constituição Federal de 1988, a qual assegura a todos o direito ao meio ambiente equilibrado e preservado. Entretanto, percebe-se, na contemporaneidade brasileira, o descumprimento dessa diretriz constitucional, em razão dos expressivos dados de queimadas e desmatamento no território nacional. Isso acontece porque há uma insuficiente fiscalização das ações realizadas pelos órgãos públicos, o que permite a execução do pouco incentivo governamental para soluções e pautas sustentáveis, além de colaborar para o não cumprimento da legislação. Por consequência, outros problemas surgem, como a adulteração do meio natural sem haver punição e a diminuição da diversidade ambiental.
Portanto, é necessário que medidas resolutivas sejam tomadas, a fim combater os desafios para o desenvolvimento sustentável. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, responsável por qualificar o ensino brasileiro, adequar o currículo estudantil à sustentabilidade, por meio da ministração de aulas acerca da importância da natureza e da necessidade da instauração de uma infraestrutura inteligente, com intuito de tornar a educação do país defensora de ideais sustentáveis. Cabe, também, ao Poder Legislativo promover uma fiscalização mais rígida e punitiva das ações dos órgãos públicos, com a finalidade de atenuar o descumprimento das diretrizes constitucionais. Assim, com essas ações em prática, a contemporaneidade não se assemelharia às consequências drásticas do filme infantil.
Redação enem – tema: Desafios para o desenvolvimento sustentável
Compartilhar
Alixo
Opa, Ana. Vou tentar corrigir sua redação.
Introdução:
Contextualização – Ok
Opinião – OK
Tese – Ok
D1:
Em “[…] ao invés preparar seus alunos para problemas sociais”. retifique para “ao invés de preparar…”
Obs: Algo que percebo muito em suas redações é que vc foca muito na consequência, sendo que a sua introdução existe para essa função, que é colocar a consequência do problema nela e em seus parágrafos de argumentação mostrar a CAUSA do problema.
Além disso, vc deve FOCAR em concluir seus argumentos nos parágrafos de argumentação, coisa que vc nunca faz, e CONSEQUENTEMENTE vc perde pontos na C3. ;D
D2:
Assim como no D2, a autora não conclui sua argumentação e POR CONSEQUÊNCIA perde mais pontos na C3
Critérios dos desenvolvimentos:
Relacionar (repertório)
Detalhar
Comentar (concluir a argumentação)
Não esqueça deles ao escrever sua argumentação
Conclusão:
Aqui a autora incrivelmente conclui sua argumentação pela primeira vez em toda a redação.
Obs: Excelente proposta de intervenção, 200 pontos, parabéns.
anaclarama
oi. Agradeço a correção e a tamanha quantidade de críticas, algo que acontece com pouca frequência nas correções dos meus textos. Achei diferente e incomum a forma como você analisa minha redação, principalmente, no fato de afirmar, insistentemente, que não concluo meus argumentos nos parágrafos, por isso gostaria de saber o que é concluir argumentação para você, como você realizaria isso?! Felizmente, estou muito satisfeita com as minhas notas e, um tanto quanto ironicamente, nos últimos enem, os quais utilizo o mesmo estilo de texto, não perco nenhum ponto na C3 como você afirma que eu deveria perder nem tiro notas tão baixas como deu a entender que eu merecia. Aguardo sua resposta
Alixo
Oi! Boa tarde! Eu não queria que vc me levasse a mal e eu nem quis criticar a construção do seu texto, tampouco eu disse que vc tiraria notas baixas. Mas eu acho curioso a forma que vc foca nas consequências, também tenho um amigo de outro site que tem uma estrutura assim. Mas vc faz diferente, seus desenvolvimentos não tem uma uma conclusão (comentar), o que foi dissertado ao longo texto, entende?
Desculpa qualquer coisa, caso eu te ofendi, não foi minha intenção. Desculpa mesmo.
Andressa Rezende
Olá, não sou corretora profissional.
Achei sua redação muita boa, utilizou repertórios fantásticos e soube relaciona-los e organizar suas ideias, além de usar conectivos e descreveu muito bem a proposta de intervenção. Não vi nenhum erro gramatical
Minha nota pra você, Ana Clara, é 1000!
Espero ter ajudado!
anaclarama
oiii, muito obrigada pela correção :)