De acordo com a Constituição Federal Brasileira, todos os brasileiros possuem o direito ao acesso à cultura. Além disso, o acesso ao cinema é certamente um desses direitos defendidos dentro da lei. Paralelamente a isso, nota-se que o que está escrito na constituição não está sendo validado, uma vez que, muitas pessoas ainda não possuem acesso ao cinema. Logo, a desigualdade de acesso a esses programas de lazer e a negligência estatal sobre os investimentos em estruturas de cinema, são empecilhos para a democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a desigualdade presente nos cinemas é evidente. Porque, observa-se que o ingresso para assistir a um filme é acima da média que as pessoas podem pagar, como também, o espectador precisa decidir em comprar algo que é necessário para ele ou o ingresso para o cinema. Exemplificando essa situação, é o fato de os ingressos para o cinema dependendo do dia ser maior que R$30,00 reais, fazendo com que o indivíduo gaste ainda mais. Dessa forma, os cinemas acabam negativamente “selecionando” quem poderá ter acesso às salas de cinema, sendo pessoas com alta renda e poder aquisitivo maior.
Ademais, a negligência estatal sobre a preservação deste meio de lazer corrobora para a falta de democratização. Pois, a carência de investimento sobre as salas de cinema é perceptível, haja vista que, há muitas cidades brasileiras em que os cinemas apresentam situações precárias. Um exemplo, são salas de cinema que possuem poltronas quebradas e até projetores que não funcionam, fazendo com que não possam ser utilizadas pelo público. Assim, medidas cabíveis devem ser tomadas para que as pessoas possam utilizar esse entretenimento.
Portanto, nota-se que caminhos devem ser tomados para democratizar o acesso de todos aos cinemas. Para isso, cabe ao Ministério da Cultura, melhorar as qualidades das salas de cinema, para que as pessoas possam utilizar de forma segura, por meio de parcerias com os governos estaduais, onde os mesmos iram investir em produtos de melhores qualidades para uma melhor experiência dos usuários. Além disso, a criação de projetos onde o preço de ingresso para os cinemas é mais acessível seria uma medida produtiva, já que muitas pessoas de baixa renda teriam condições de pagar para usufruir desse tipo de lazer. Para assim, termos um cinema mais democratizado e preservando o direito de todos a cultura como dito na Constituição Federal Brasileira.
Bruna727
Achei sua redação incrível, muito bem desenvolvida e organiza, tem um bom direcionamento e argumenta bem, também está totalmente dentro do tema e você organizou muito bem seus argumentos parabéns, eu só colocaria mais citações, já que só foi mencionada a constituição, sem qualquer outro dado ou exemplo. Algo interessante seria no seu exemplo do segundo parágrafo você citar algum filme ou série que se encaixe na situação, assim você completa ainda mais sua redação e não sai do modelo que você criou e também aumenta o repertório sociocultural da sua redação, aumentando ainda mais sua nota.
LeticiaBF
Bom texto!
No seus desenvolvimentos seria produtivo que usasse repertórios para dar credibilidade aos argumentos, como por exemplo se tivesse começado a introdução com outro repertório poderia usar a Constituição no D1 visto que, se têm a negligência estatal como tese.
Acho que faltou alguns conectivos entre frases.
Parabéns e continue treinando!
jessaurich
Intro –
*Cuidado, você citou a CF, ainda afirmou o que está escrito na lei (“acesso ao cinema é certamente um desses direitos defendidos dentro da lei”), porém não citou o artigo. No mais, o parágrafo está bem estruturado, tese e tema bem claros.
P1 –
* “Porque, observa-se” – posicionamento inadequado da vírgula.
* Novamente, afirma o valor do ingresso e a média do que o brasileiro pode pagar sem uma fonte para tais dados. Uma sugestão é utilizar os dados apresentados na coletânea para não cair em “achismos”.
P2 –
* “Pois, a carência” – posicionamento inadequado da vírgula.
* “haja vista que, há muitas cidades” – posicionamento inadequado da vírgula.
* “Um exemplo, são salas de cinema” – posicionamento inadequado da vírgula.
Conclusão:
* “iram” – Erro ortográfico
* Duas propostas de intervenção interessantes, porém faltou explicar como elas seriam aplicadas e o detalhamento de pelo menos uma delas. Como haveria essa redução de valor? Como haveria essa melhora das salas de cinema? De onde viria o financiamento?
No geral, achei sua redação interessante, com boas ideias, posicionamento, argumentos e ótimo uso dos conectivos. No entanto, é importante fundamentar melhor as informações apresentadas, com dados, citações e fontes. Além disso, importante fazer um estudo do uso da vírgula. Por fim, referências externas tornariam a redação ainda mais rica.
Espero ter ajudado de alguma forma e parabéns, você está no caminho certo.
Iara de Lima
Não sou boa em correção,mas sua redação ficou boa, parabéns pelas propostas argumentativas,deu para ler e entender com clareza sua proposta!
Adorei também a forma na qual você citou a constituição,porém faltou um pouco de repertório em seu desenvolvimento para deixar mais complexa sua redação.
camilaaaaaa
oiii, não sou especialista em correção de redação mas vou falar um pouquinho sobre o que achei da sua :)
-a citação da constituição foi muito boa e o primeiro parágrafo está muuuito bom
-bom uso dos conectivos
-as propostas argumentativas são boas mas acho que nos parágrafos de desenvolvimento faltou repertório cultural como citação de algum autor que cabe no tema, notícia de jornal etc.
-no que entendendo não teve erros de português, nem repetições de palavras o que fez o texto ficar bem claro de ler e entender
-o último parágrafo também está bem escrito
espero que tenha te ajudado de alguma forma <3